A explosão de vendas dos notebooks é algo incontestável. Contudo, ainda é enorme o número de pessoas que compram dispositivos do tipo apenas por sua aparência, infelizmente. Vale a pena ressaltar a você, leitor, que o segredo está nos componentes de hardware da máquina, e não em seu aspecto visual externo.
Pensando justamente nisso, a equipe do Superdownloads resolveu “dar uma mãozinha” para quem está precisando de umas dicas úteis para fazer com que a bateria do notebook dure por mais tempo do que o normal. Vale a pena conferir:
1. A boa e velha geladeira
Se você pretende deixar o notebook desligado por mais de duas semanas, ou no caso de possuir uma bateria extra, certifique-se de deixá-la com um nível de carregamento inferior a 50% e de guardá-la num local seco, arejado e distante dos raios solares. Assim como outros componentes de computação, as baterias são sensíveis ao calor e têm sua vida útil reduzida à medida em que são expostas a temperaturas mais altas.
Além disso, preste atenção: jamais ligue o notebook com as suas saídas de ar obstruídas por objetos (os mais comuns são lençóis, cobertores e sofás).
2. Redução do brilho
Quanto mais claro estiver o brilho na tela de LCD do notebook, mais energia da bateria ele irá consumir. A configuração de alteração do nível de luminosidade das telas varia de computador para computador. Mas, em alguns casos, ela pode ser acessada através da combinação de teclas Fn+F9. Independente do caso, é bom você conferir o manual de instruções do equipamento para saber como proceder.
3. Interferência de periféricos
Remova tudo aquilo que não está sendo usado nas portas da máquina (como CDs, DVDs, conexões USB etc.). Pelo simples fato de estarem plugados, saiba que eles consomem energia mesmo assim.
Além disso, USB, mouses e até mesmo MP3 players conectados também são grandes ladrõezinhos de energia. Portanto, evite ligar muitos aparelhos em seu notebook, a não ser que seja extremamente necessário.
Também é importante não deixar discos dentro do seu drive de CD ou DVD se não for utilizá-los. Eles podem ser acionados por engano ou serem lidos pelo sistema operacional no momento em que o computador é iniciado, e isso gasta energia.
4. Limpeza
Se o seu laptop conta com uma bateria removível, também recomendamos uma limpeza periódica no componente. Após a remoção, limpe os contatos de metal em ambos os lados com um pano seco com um pouco de álcool isopropílico — esse método vai ajudar você a manter a transferência de energia para o seu notebook.
5. Wireless e bluetooth
Deixar o bluetooth ou a rede sem fio ativados, ao contrário do que muita gente imagina, também gasta bateria extra. Claro que, na maioria das vezes, você necessita da rede wireless para acessar outros computadores da rede ou internet. Mas, em momentos em que o uso da rede não for importante, vale a pena desabilitá-la.
6. Configurações de energia
Ajustar algumas configurações de energia em seu notebook pode ser algo que realmente faça a diferença na prática. Quanto menos a bateria trabalhar, mais tempo de vida ela terá — fato. No Windows, você pode acessar as configurações de economia de energia do seu laptop através do “Painel de controle”, “Hardware e Sons” e “Opções de Energia”.
7. Superaquecimento
O calor é algo realmente prejudicial para notebooks. A miniaturização de componentes, algo extremamente importante para a mobilidade deste tipo de aparelho, faz com que a dissipação de calor seja mais difícil. Neles, os coolers (ventoinhas) costumam ficar nas laterais e na parte de baixo, de modo a liberar o excesso de calor.
O grande problema é que, com exceção de mesas retas e de material frio (como mármore), qualquer superfície pode superaquecer o notebook. Trabalhar deitado na cama e deixar o aparelho sobre as cobertas é o mesmo que atear fogo nele.
Na verdade, qualquer superfície que impeça o escape do ar pelos coolers é altamente prejudicial, inclusive para a bateria. Ela é afetada porque os coolers, por não conseguirem diminuir o calor, acabam por acelerar suas atividades, gastando, assim, muito mais energia do que o habitual.