O quarteirão com queijo não parece tão velho assim, mas já tem idade para dirigir
Os conservantes são grandes amigos das comidas fast-food, que precisam de elementos químicos para evitar que os alimentos estraguem rapidamente. Mas ninguém imaginaria que, 20 anos depois, um hambúrguer mudaria tão pouco de aparência, como se tivesse sido comprado em uma lanchonete dias antes –para não dizer horas.
Dois australianos, Eduard Nitz e Casey Dean, tornaram esse experimento possível. Em 1995, quando eles tinham entre 13 e 14 anos, foram a uma loja de McDonald's na cidade de Adelaide e compraram lanches, incluindo um quarteirão com queijo para o amigo deles, Jono, que não apareceu. A história virou piada.
"Dissemos a ele que guardaríamos o hambúrguer e, de repente, seis meses tinham passado. Os meses viraram anos e agora, 20 anos depois, parece igual ao dia em que a gente comprou, preservado perfeitamente em sua embalagem original", disse Casey, entrevistado pela TV "Channel 10" na última semana.
Nesse ano, Casey e Eduard resolveram criar a campanha "Free the Burguer" e 'livraram' o quarteirão com queijo, que estava guardado em uma caixa no armário. Com cadeado, inclusive. "É sólido como um tijolo", disseram. Mas a aparência ainda é de um hambúrguer comum de fast-food que as pessoas consomem todo dia.
A campanha ganhou camisetas em prol (?) do sanduíche e até uma música, previsivelmente chamada "Free the Burguer", composta pela dupla, que acredita ter em mãos o hambúrguer mais antigo do mundo, mas não tem coragem de provar seu sabor depois de tanto tempo. (Com Mirror e Oddity Central)