Um dos problemas comuns do Microsoft Office 2013, compreendido por Word, Excel, PowerPoint entre outros, é travar e não permitir abrir nenhum documento do usuário. Normalmente, essa falha acusa a mensagem de erro “Parou de funcionar”. A boa notícia é que uma das soluções pode ser muito simples de realizar. Veja como proceder.
Office 13 trava ao abrir? Resolva esse problema (Foto: Divulgação)
Passo 1. Acesse o menu Iniciar e procure pelo “Executar” no campo de buscas. Ao encontrá-lo, clique para abrir;
Abra o Executar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Use um comando para abrir o programa defeituoso no Modo de Segurança. Em nosso exemplo, vamos usar o Microsoft Word, cujo comando é “winword /safe” (sem aspas). Para os outros programas, basta colocar o nome apropriado ao lado de “win”, seguindo com “/safe”;
Entre no modo de segurança de um dos programas do Office (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Com o programa aberto no Modo de Segurança, vá até as suas opções;
Acesse as opções do Office (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. No menu de Suplementos, clique nos itens ativos e, embaixo, clique em “Ir” para configurá-los;
Selecione cada complemento por vez e abra as opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Marque as caixas de seleção ao lado de cada suplemento e depois clique em “Remover”. Em seguida, dê “Ok” para sair dali;
Remova todos os suplementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Feche o Word ou outro programa do Office e abra-o novamente, dessa vez fora do Modo de Segurança. Se tudo deu certo, a aplicação irá voltar a funcionar normalmente.
Depois do procedimento, programas devem voltar a funcionar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pronto. O travamento dos apps do Office 2013 podo ocorrer por erro nos suplementos, por isso basta desativá-los em caso de erro. Portanto, mesmo que você ainda não tenha tido um problema parecido, mas não utilizar os suplementos, vale desativá-los como forma de prevenção.