Pular para o conteúdo principal

21 frases dos astros do Vale do Silício para você se inspirar

Todo mundo adora uma boa frase de efeito. Às vezes, elas podem ajudar em momentos de dúvida ou crise, servir de inspiração para quando você precisa tomar uma decisão importante ou até virar um lema para o resto da vida.
Na tecnologia, são muitos os discursos desenvolvidos por empresários, engenheiros e investidores que, depois de falhas ou dificuldades, deram a volta por cima e conquistaram uma posição de topo – e esse caminho calejado faz com que eles tenham muitos ensinamentos a passar em áreas como negócios e motivação. Abaixo, reunimos o que de melhor já foi dito por grandes nomes do Vale do Silício.
É verdade que muitos discursos ali são mais do que frases, mas foi necessário burlar essa regra para contextualizar melhor ou porque toda uma fala era significativa. Outra coisa: essa não é a lista das frases que só marcaram ou são engraçadas — ou seja, não espere um "Developers, developers, developers!",por mais incrível que ela seja.

Confiança e motivação

"Não se preocupe com o que todos os outros vão fazer, a melhor forma de prever o futuro é o inventando" – Alan Kay, analista da década de 1970 que criou o conceito do Dynabook, um computador pessoal para estudantes.
"Eu sempre fiz alguma coisa para a qual eu não estava muito pronta. Acho que é assim que você cresce. Quando há aquele momento de 'Uau, eu não tenho tanta certeza de que posso fazer isso', e aí você insiste nesses momentos; é aí que você tem um progresso" – Marissa Mayer, CEO do Yahoo!.
"Não se compare com ninguém neste mundo... Se você fizer isso, estará insultando a si mesmo" – Bill Gates.
"A vida é frágil. Nós não temos um amanhã garantido, então dê a ele tudo o que você tiver" – Tim Cook, CEO da Apple.
"Eu provavelmente falhei mais do que qualquer um no Vale do Silício. Isso não importa. Eu não me lembro das falhas. Você se lembra do grande sucesso" – Vinod Khosla, bilionário cofundador da Sun Microsystems.
"Falhar é uma opção aqui. Se as coisas não estão dando errado, você não está inovando o suficiente" – Elon Musk, o Tony Stark da vida real.
"Você não precisa ser um gênio ou visionário — nem mesmo graduado em uma faculdade sobre qualquer assunto — para ser bem-sucedido. Você precisa apenas de estrutura e um sonho" – Michael Dell, CEO da Dell.
"O maior risco é não assumir nenhum risco" – Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
"A última coisa pior do que começar alguma coisa e falhar é não começar alguma coisa" – Seth Godin, investidor criador do antigo site Yoyodine.

Negócios

"Um dos erros de contratação mais comuns: colocar muito peso no talento de alguém e não na personalidade. Eu acho que importa quando alguém tem um bom coração" – Elon Musk, o Tony Stark da vida real.
"Sucesso é um péssimo professor. Ele seduz pessoas inteligentes a pensarem que eles não podem perder" – Bill Gates.
"Sempre procure pelo tolo em uma negociação — se você não conseguir encontrá-lo, é porque ele é você" – Mark Cuban, investidor que começou no Vale do Silício e virou dono do time de basquete Dallas Mavericks.
"Como um empresário, você precisa se sentir como se pudesse pular de um avião porque está confiante o bastante para agarrar um pássaro em pleno voo. É um ato estúpido, e muitos empreendedores se esborracham porque o pássaro nunca aparece, mas às vezes sim" – Reed Hasting, CEO da Netflix.
"Sempre entregue mais do que o esperado" – Larry Page, cofundador da Google.
"A questão comum que é perguntada nos negócios é 'Por quê?'. Essa é uma boa pergunta, mas uma resposta igualmente válida é 'Por que não?'" – Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon.
"Eu notei que enquanto você for fundamentalmente bom, enquanto você não é mau com os outros, as pessoas darão muito espaço para você ser você mesmo, porque ser você mesmo é ser honesto. E é isso que as pessoas querem ver" – Andrew Mason, CEO do Groupon.

Steve Jobs

É bem verdade que Steve Jobs merecia um artigo à parte quando o assunto é inspiração por meio de palavras. Por isso, colocamos os mais importantes ensinamentos do cofundador e figura mais histórica da Apple em uma seção separada. Os maiores trechos pertencem ao clássico discurso do executivo em Stanford.
"Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim... ir para a cama à noite dizendo que nós fizemos algo maravilhoso... isso é que importa para mim".
"Se você fez alguma coisa e ela se revelou muito boa, então você deveria ir fazer outra coisa maravilhosa, não se preocupar com isso por muito tempo. Apenas entenda o que vem a seguir".
"Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida".
"Às vezes, a vida atinge você na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Eu estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que fazia. Você precisa achar o que ama. E isso é tão verdade para o trabalho quanto para quem você ama. Seu trabalho vai preencher uma boa parcela da sua vida e a única forma de estar totalmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. Se você ainda não encontrou isso, continue procurando. Não se acomode. Em tudo que diz respeito ao coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer grande relacionamento, ele só fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então, continue procurando até você encontrar. Não se acomode".
"O seu tempo é limitado, então não gaste ele vivendo a vida de outra pessoa. Não fique preso por dogmas — que é viver pelos resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o ruído da opinião de outros afogar a sua voz interior. E o mais importante: tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário (...). Continue faminto. Continue tolo."

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red