Os serviços Cloud são os nossos repositórios de ficheiros espalhados na Internet. Poucos são os utilizadores que se limitam a ter apenas um a configurado e em utilização, sendo a distribuição muitas vezes feita em função das características especiais de cada um.
O que não existe de forma fácil é uma interface onde possamos ter acesso pleno e unificado a esses ficheiros que temos guardados nos diferentes serviços.
Mas a ferramenta que agora surgiu para Mac, o odrive, consegue dar aos utilizadores um ponto central para gestão e acesso, integrado com o OSX de forma plena.
Com o odrive os utilizadores podem ter nas suas máquinas o acesso aos ficheiros que têm em cada um dos diferentes serviços Cloud suportados, sendo estes organizados de forma simples e lógica.
Neste momento, e porque o odrive está ainda em beta são suportados apenas o Dropbox, o Box, o Facebook, o Instagram, o Google Drive, o Gmail e o OneDrive, entre outros menos conhecidos.
Alguns desses serviços, como o Google Drive e o Dropbox, têm a capacidade de, através do odrive fazer uma sincronização bi-direccional directamente via odrive.
O odrive usa ainda algumas tecnologias que permitem não sobrecarregar o disco do utilizador, sendo os ficheiros com mais de 10MB apenas descarregados quando o utilizador clica no mesmo.
O acesso e a adição de novos serviços é feita no painel de controlo que o onedrive tem alojado na barra de menus do OSX. Ai podem rapidamente aceder a cada uma das pastas dos serviços configurados ou escolher da lista de serviços disponibilizados os que quiserem adicionar.
A parte mais interessante do odrive é que está perfeitamente integrado com o Finder do Mac e por isso a utilização será igual à de qualquer outra pasta ou zona do disco.
Basta navegar para a pasta que o odrive cria, e que está acessível na barra de atalhos do Finder, e vão encontrar aí o caminho para cada um dos serviços.
Ainda não existe forma de fazer partilha de links para os ficheiros ou pastas para todos os serviços, mas a equipa que desenvolve o odrive está a tratar desse ponto importante e em breve será disponibilizado.
Com o odrive deixa de ser necessário que os utilizadores tenham presentes os normais clientes de sincronização, que insistem em usar pastas específicas ou sem qualquer controlo do que é sincronizado e quando é sincronizado.
Por outro lado a integração com o Finder do OSX deixa ao utilizador a facilidade de usar uma interface que conhece bem.
Toda a segurança está garantida uma vez que os ficheiros não circulam pelos servidores do odrive, sendo a comunicação sempre feita entre o cliente local e o serviço a que pretende aceder.
O odrive vai, segundo os seus criadores, crescer e tornar-se numa ferramenta multi-plataforma. Para já está apenas disponível para o OSX, onde mostra que dá bem conta da tarefa a que se propõem.
Se precisam de uma solução para unificar o acesso aos vossos serviços Cloud e aos ficheiros que lá têm dentro então o odrive é uma ferramenta a ter em conta.