Que o Microsoft Office é uma excelente suíte de aplicativos de escritório ninguém questiona. Mas o pacote também é pago (e caro), o que torna necessário para muita gente buscar alternativas gratuitas quando o objetivo é apenas visualizar arquivos .doc, por exemplo. Porém, há outros pacotes que oferecem soluções semelhantes e podem ser muito úteis; confira a lista abaixo e use no seu PC.
Conheça opções gratuitas e eficientes ao Microsoft Office (Foto: Divulgação/Microsoft)
Felizmente, todos tem ótimo desempenho, muitas vezes até recursos que o Microsoft Office não possui. Abaixo, listamos as principais características de sete opções: LibreOffice, Zoho Docs, Polaris Office,Apache OpenOffice, Microsoft Office Online, Microsoft Office Starter 2010 e Google Drive. Veja qual se encaixa melhor ao seu perfil e crie documentos para uso profissional ou pessoal sem gastar nada.
Plataforma colaborativa LibreOffice reúne seis programas (Foto: Divulgação/LibreOffice)
O LibreOffice é gratuito, disponível para Windows, Mac e Linux, que reúne o processador de textos Writer (análogo ao Word), o editor de planilhas Calc (Excel), o de apresentações Impress (PowerPoint), a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base (Access) e o editor de equações Math.
Alguns dos diferenciais em relação à suíte da Microsoft são a presença de uma versão portátil que roda em USB e dispensa instalação; criação de Hybrid PDF (arquivos ODF embutidos no PDF); importação de formatos gráficos, tais SVG, SVGZ (vetor), PSD (Adobe Photoshop) e v1-X7 (Corel Draw); importação de formatos de vídeo, como OGG (áudio e vídeo), Quicktime Video e WebM Video. A plataforma colaborativa é financiada por doações de pessoas e instituições de todo o mundo.
Zoho Docs permite criar e editar planilhas, apresentações e documentos de texto online (Foto: Divulgação/Zoho Docs)
O Zoho Docs é uma plataforma online que permite criar documentos de texto, planilhas e apresentações, além de pastas para organização. Ele também consegue abrir arquivos em PDF, ZIP ou de imagem, que podem ser exportados de serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive. O programa oferece 5 GB de espaço na nuvem, permite compartilhar documentos com outras pessoas sincronização com dispositivos móveis, além de contar com aplicativos para Android e iOS.
Polaris Office tem app para Android, iOS e Windows Phone (Foto: Divulgação/Polaris Office)
Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o Polaris Office é uma aplicação online gratuita que permite vizualizar, criar e editar arquivos do Microsoft Office. Os formatos suportados são DOC, XLS e PPT, além de PDF (apenas visualização), documentos esses que podem ser compartilhados e editados por outras pessoas. O espaço na nuvem inicial é de 100 MB, que pode ser aumentado se você convidar amigos ou instalar o programa de sincronização entre arquivos do computador e também da nuvem.
Apache OpenOffice, pacote gratuito de programas de escritório (Foto: Divulgação/Apache OpenOffice)
O Apache OpenOffice é um pacote de produtividade de código aberto compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. Nele estão inclusos editores de texto, planilha, apresentação, desenho, banco de dados e fórmula. O editor de imagens trabalha com objetos em duas ou três dimensões, tem suporte a camadas e permite exportar arquivos BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF. Em português, o Apache conta com uma comunidade de mais de 50 milhões de usuários, que trocam informações sobre os produtos e trabalham como suporte 24 horas para tirar as suas dúvidas.
Como reparar o Microsoft Office 2013? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.
Microsoft Office Starter 2010, versão grátis e simplificada da suíte original (Foto: Divulgação/Microsoft)
O Microsoft Office Starter 2010 é uma versão gratuita e oficial do Microsoft Office 2010. Ele possui apenas o Word Starter e o Excel Starter, que por sua vez são as versões simplificadas dos editores originais. Ambos permitem criar, editar e salvar documentos, mas não contam com os recursos avançados dos softwares, como uso de macros ou hyperlinks. Outra diferença é que o Office Starter é financiado por anúncios, sendo fornecido pré-carregado para ser usado em computadores selecionados. Para executá-lo, basta ir ao menu “Iniciar”, “Todos os Programas” e clicar em “Microsoft Office 2010″.
Office Online oferece alguns dos aplicativos do Microsoft Office (Foto: Divulgação/Microsoft)
O Microsoft Office Online é um pacote na nuvem que reúne versões gratuitas e simplificadas do Word,Microsoft OneNote, PowerPoint e Excel. Os documentos criados podem ser compartilhados com amigos e e salvos no OneDrive, onde o usuário possui 15 GB de armazenamento. Entre os destaques da versão está o Modo de exibição interativo do Excel, que permite incluir tabelas em sites que podem ser alteradas em tempo real pelos leitores. Para usar o serviço, é preciso criar uma conta na Microsoft.
Google Drive com Docs, Sheets e Slides (Foto: Divulgação/Google)
O serviço de armazenamento na nuvem do Google possui editores de texto (Docs), planilhas (Google Sheets) e apresentações (Google Slides). Eles são capazes de visualizar e editar arquivos criados nos programas da Microsoft, oferecendo a possibilidade de compartilhar com terceiros. Além das aplicações análogas às do Office, o Google Drive abrange um editor de formulários (Google Forms) e outro de desenhos (Drawings).