Pular para o conteúdo principal

Lista tem várias alternativas gratuitas e eficientes ao Microsoft Office; veja

Que o Microsoft Office é uma excelente suíte de aplicativos de escritório ninguém questiona. Mas o pacote também é pago (e caro), o que torna necessário para muita gente buscar alternativas gratuitas quando o objetivo é apenas visualizar arquivos .doc, por exemplo. Porém, há outros pacotes que oferecem soluções semelhantes e podem ser muito úteis; confira a lista abaixo e use no seu PC.
Microsoft Office pode ganhar versão para iPad antes mesmo da chegada para o Windows 8 (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Microsoft Office pode ganhar versão para iPad antes mesmo da chegada para o Windows 8 (Foto: Divulgação/Microsoft))Conheça opções gratuitas e eficientes ao Microsoft Office (Foto: Divulgação/Microsoft)
Felizmente, todos tem ótimo desempenho, muitas vezes até recursos que o Microsoft Office não possui. Abaixo, listamos as principais características de sete opções: LibreOfficeZoho DocsPolaris Office,Apache OpenOfficeMicrosoft Office Online, Microsoft Office Starter 2010 e Google Drive. Veja qual se encaixa melhor ao seu perfil e crie documentos para uso profissional ou pessoal sem gastar nada.
Plataforma colaborativa Libre Office reúne seis programas (Foto: Divulgação/LibreOffice)Plataforma colaborativa LibreOffice reúne seis programas (Foto: Divulgação/LibreOffice)



LibreOffice é gratuito, disponível para WindowsMac e Linux, que reúne o processador de textos Writer (análogo ao Word), o editor de planilhas Calc (Excel), o de apresentações Impress (PowerPoint), a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base (Access) e o editor de equações Math. 
Alguns dos diferenciais em relação à suíte da Microsoft são a presença de uma versão portátil que roda em USB e dispensa instalação; criação de Hybrid PDF (arquivos ODF embutidos no PDF); importação de formatos gráficos, tais SVG, SVGZ (vetor), PSD (Adobe Photoshop) e v1-X7 (Corel Draw); importação de formatos de vídeo, como OGG (áudio e vídeo), Quicktime Video e WebM Video. A plataforma colaborativa é financiada por doações de pessoas e instituições de todo o mundo.
Zoho Docs permite criar e editar planilhas, apresentações e documentos de texto online (Foto: Divulgação/Zoho Docs)Zoho Docs permite criar e editar planilhas, apresentações e documentos de texto online (Foto: Divulgação/Zoho Docs)
Zoho Docs é uma plataforma online que permite criar documentos de texto, planilhas e apresentações, além de pastas para organização. Ele também consegue abrir arquivos em PDF, ZIP ou de imagem, que podem ser exportados de serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive. O programa oferece 5 GB de espaço na nuvem, permite compartilhar documentos com outras pessoas sincronização com dispositivos móveis, além de contar com aplicativos para Android e iOS.
Polaris Office tem app para Android, iOS e Windows Phone (Foto: Divulgação/Polaris Office)Polaris Office tem app para Android, iOS e Windows Phone (Foto: Divulgação/Polaris Office)
Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o Polaris Office é uma aplicação online gratuita que permite vizualizar, criar e editar arquivos do Microsoft Office. Os formatos suportados são DOC, XLS e PPT, além de PDF (apenas visualização), documentos esses que podem ser compartilhados e editados por outras pessoas. O espaço na nuvem inicial é de 100 MB, que pode ser aumentado se você convidar amigos ou instalar o programa de sincronização entre arquivos do computador e também da nuvem.
Apache OpenOffice, pacote gratuito de programas de escritório (Foto: Divulgação/Apache OpenOffice)Apache OpenOffice, pacote gratuito de programas de escritório (Foto: Divulgação/Apache OpenOffice)
Apache OpenOffice é um pacote de produtividade de código aberto compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. Nele estão inclusos editores de texto, planilha, apresentação, desenho, banco de dados e fórmula. O editor de imagens trabalha com objetos em duas ou três dimensões, tem suporte a camadas e permite exportar arquivos BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF. Em português, o Apache conta com uma comunidade de mais de 50 milhões de usuários, que trocam informações sobre os produtos e trabalham como suporte 24 horas para tirar as suas dúvidas.
Como reparar o Microsoft Office 2013? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.
Microsoft Office Starter 2010, versão grátis e simplificada da suíte original (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft Office Starter 2010, versão grátis e simplificada da suíte original (Foto: Divulgação/Microsoft)
O Microsoft Office Starter 2010 é uma versão gratuita e oficial do Microsoft Office 2010. Ele possui apenas o Word Starter e o Excel Starter, que por sua vez são as versões simplificadas dos editores originais. Ambos permitem criar, editar e salvar documentos, mas não contam com os recursos avançados dos softwares, como uso de macros ou hyperlinks. Outra diferença é que o Office Starter é financiado por anúncios, sendo fornecido pré-carregado para ser usado em computadores selecionados. Para executá-lo, basta ir ao menu “Iniciar”, “Todos os Programas” e clicar em “Microsoft Office 2010″.
Office Online oferece alguns dos aplicativos do Microsoft Office para download (Foto: Divulgação/Microsoft)Office Online oferece alguns dos aplicativos do Microsoft Office  (Foto: Divulgação/Microsoft)

Microsoft Office Online é um pacote na nuvem que reúne versões gratuitas e simplificadas do Word,Microsoft OneNote, PowerPoint e Excel. Os documentos criados podem ser compartilhados com amigos e e salvos no OneDrive, onde o usuário possui 15 GB de armazenamento. Entre os destaques da versão está o Modo de exibição interativo do Excel, que permite incluir tabelas em sites que podem ser alteradas em tempo real pelos leitores. Para usar o serviço, é preciso criar uma conta na Microsoft.
Google Drive com Docs, Sheets e Slides (Foto: Divulgação/Google)Google Drive com Docs, Sheets e Slides (Foto: Divulgação/Google)
O serviço de armazenamento na nuvem do Google possui editores de texto (Docs), planilhas (Google Sheets) e apresentações (Google Slides). Eles são capazes de visualizar e editar arquivos criados nos programas da Microsoft, oferecendo a possibilidade de compartilhar com terceiros. Além das aplicações análogas às do Office, o Google Drive abrange um editor de formulários (Google Forms) e outro de desenhos (Drawings).

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red