A privacidade na Internet é um assunto muito discutido, mas poucos se preocupam com a segurança dos dados no próprio computador. No Windows, por exemplo, as chamadas Shellbag Entries registram todo o histórico do PC e, embora os dados sirvam para melhorar a experiência geral com o sistema, há quem se preocupe que informações sigilosas sejam coletadas a todo momento na sua máquina.
As Shellbag Entries funcionam como os cookies dos sites na Internet. No computador, elas gravam logs dos programas e pastas abertos, incluindo data e hora de criação e modificação, e até o tamanho de janela que o usuário prefere, entre outras informações pessoais. Por sorte, quem se preocupa com a privacidade por usar um programa para limpar esses dados do Windows. Veja como fazer.
Passo 1. Baixe e instale ShellBag Analyzer para Windows;
Passo 2. Clique em “Analisar” para varrer o computador.
Passo 3. Selecione na lista à direita o tipo de registro que você deseja apagar, como os logs de buscas no PC.
Passo 4. Clique em Limpar.
Passo 5. Na janela que se abre, marque as quatro primeiras caixas de seleção para ter o melhor resultado – o programa irá eliminar os rastros deixados no computador nas pastas, pesquisas, dispositivos externos e até em pastas excluídas.
Passo 6. Em seguida, clique em “Opções avançadas”. Lá, se desejar pode também optar por embaralhar as datas de criação e última visita aos seus arquivos, além de backup das informações para referência futura (por padrão, o backup é salvo no desktop).
Ao terminar clique em “Ok”.
Passo 7. Aguarde o procedimento e confirme a otimização do HDD ao final, confirmando na janela popup. A limpeza dos dados pode demorar alguns minutos, dependendo do tempo de uso do PC. Depois, limpe outros tipos de registros repetindo os passos 3 a 7.
Pronto! Agora seu computador estará livre dos registros das suas atividades no PC. Dessa maneira, não será possível saber quando arquivos e pastas foram criados nem modificados pela última vez, contribuindo de forma importante para a privacidade das suas informações.
Via Ghacks