Quem adquiriu recentemente um Mac, pode encontrar algumas dificuldades iniciais para configurar ferramentas do sistema e aprender comandos e dicas importantes para utilização de seu novo computador. No entanto, utilizando as dicas a seguir, o período de adaptação pode ser reduzido. Confira:
1) Configurando uma Apple ID
Página de gerenciamento da Apple ID (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Para utilizar um produto da Apple, é necessário criar uma credencial de usuário de produtos da marca, a chamada Apple ID. É através dela que são realizadas compras no iTunes, na App Store e na Mac App Store, loja de aplicativos exclusiva para notebooks e desktops da companhia. A Apple ID permite sincronizar serviços de backup do iCloud, sendo também essencial para liberar e instalar aplicativos e gerenciar todo o sistema Mac OS.
2) Utilizando truques do Trackpad
O Trackpad é uma ferramenta muito útil que pode ser utilizada para comandar as funções de um Mac. Através de sua superfície de vidro, o usuário pode realizar gestos multitouch com um, dois e três dedos para comandar aplicativos e navegar na internet.
Alguns dos gestos que podem ser realizados para comandar um Mac com o Trackpad (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
O Trackpad permite rolar a tela para buscar a melhor visualização de páginas da Internet deslizando dois dedos juntos para qualquer direção da superfície de toque; alternar a exibição de arquivos de mídia deslizando três dedos para esquerda ou para direita; girar a imagens pressionando o polegar e indicador, girando-os no sentindo horário e anti-horário. Além disso, ele pode controlar função de zoom em fotos, deslizando dois dedos do meio para as pontas do Trackpad.
3) Dominando o Finder
Explore documentos, aplicativos, fotos e muito mais através do Finder (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Conhecer o básico do Finder é essencial para aproveitar o máximo do seu Mac. É através dele que temos acesso visual a praticamente tudo no sistema, incluindo a pastas, encontrar e iniciar aplicativos e navegar pelo conteúdo de discos rígidos, pen drives, CDs e DVDs.
Ele é a ferramenta nativa que pode criar e organizar pastas com arquivos pessoais que são facilmente encontrados da lupa. Esta ferramenta do sistema é capaz de encontrar qualquer arquivo salvo no computador e apresentá-los em uma janela do Finder.
Com a evolução do Mac OS X, este recurso foi se tornando mais intuitivo. Hoje, ele conta com diversas opções de visualização de sua barra de ferramentas com ícones que representam ações como etiquetar arquivos, compartilhar fotos nas redes sociais, gravar e ejetar discos, obter informações detalhadas sobre qualquer documento e até mesmo realizar compartilhamentos com as redes sociais.
5) Ative o iCloud
O iCloud é o serviço de compartilhamento na nuvem da Apple (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
O serviço de armazenamento na nuvem da Apple permite que o usuário possa acessar suas músicas, fotos e documentos em qualquer dispositivo da companhia. O sistema faz backup das informações pré definidas automaticamente e possibilita a utilização do aplicativo Find My iPhone, um serviço de rastreamento que pode ajudar a encontrar todos os seus dispositivos Apple, inclusive o computador, em caso de perda ou roubo.
10 coisas que voce precisa saber antes de comprar um Notebook. Confira no Fórum do TechTudo.
Com o iCloud ativado, os downloads de aplicativos da App Store podem ser sincronizados com oiPhone ou iPad de maneira simples, sem que eles estejam conectados ao computador.
Em sua versão web, o serviço de armazenamento da Apple fornece uma conta de e-mail para seus usuários e acesso gratuito as versões online dos aplicativos Pages, Numbers e Keynote.
6) Baixe suas músicas preferidas e crie listas de reprodução no iTunes
O iTunes permite comprar músicas e organizar toda sua biblioteca antes de sincronizá-la com um dispositivo iOS (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
O iTunes não é só um player de mídia. Através dele, é possível acessar as lojas de aplicativos para dispositivos móveis Apple, alugar filmes, comprar livros e, principalmente, baixar música. Ele possibilita a criação de listas de reprodução que podem ser sincronizadas com iPods e iPhones. O software também conta com um serviço que permite sintonizar estações de rádio de totó o mundo.
O iTunes também é o programa indicado pela Apple para gerenciar um dispositivo iOS. Com ele, os usuários podem realizar backups, sincronizar arquivos e salvar compras realizadas na App Store. Tudo isso pode ser feito plugando o cabo de alimentação do iPhone, iPad e iPod ou através da configuração da comunicação via Wi-Fi.
7) Baixe aplicativos na App Store e Mac App Store
Mac App Store do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
A App Store, acessível através do iTunes, permite baixar aplicativos pagos e gratuitos para dispositivosiOS. A loja traz diversas categorias de aplicações que, quando baixadas, ficam salvas em backup dentro do iTunes esperando que sejam sincronizadas com um iPhone ou iPad.
Em versões recentes do Mac OS X, os usuários contam com a Mac App Store, uma loja exclusiva e repleta de softwares para desktops. É através dessa loja que os usuários realizam updates de aplicativos instalados e baixam novas versões do Mac OS X. Explore as categorias e encontre diversos jogos, aplicativos de produtividade, edição de fotografia, ferramentas para desenvolvedores entre outras novidades.
8) Finalize programas travados corretamente
Ferramenta permite encerrar aplicativos que estão não estão respondendo aos comandos no Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Essas são apenas dicas básicas para você que esta entrando no mundo dos computadores da Apple ou quer se aprofundar no assunto e melhorar a experiência de utilização com seu computador. O Mac OS X é um sistema intuitivo, cheio de auxílios visuais e boas ferramentas nativas. Com uma boa dose de estudo e curiosidade, muitas de suas características principais podem ser desvendadas sem muita dificuldade.Assim como acontece em outros sistemas operacionais, o Mac OS X não está livre de problemas com softwares travados. Nestes casos, o comando normal para fechar o programa não irá funcionar e devemos finalizá-los de outra maneira. Você pode utilizar a combinação de teclas Command, Option e ESC, ou, ir até o ícone da maça e acessar a opção “Forçar encerrar…”. Estes dois caminhos levam ao mesmo utilitário, que permite fechar softwares que não estejam respondendo aos comandos.