…incluindo servidores
Ser administrador de sistemas informáticos (TI ) sempre foi, e sempre será, uma profissão de risco. Normalmente passam despercebidos, mas têm a grande responsabilidade de manter “vivas” todas as máquinas do seu parque informático. Mas se algo corre mal… a culpa será eternamente do informático!
O caso passou-se na Emory University onde acidentalmente foram formatados TODOS os computadores da instituição, depois de o Administrador ter dado ordem de formatação.
Longe vai o tempo em que as máquinas eram formatadas “manualmente” uma a uma. Hoje em dia, recorrendo a pequenos scripts, é possível formatar e instalar em massa, através da rede de dados, tudo aquilo que pretendemos de uma forma rápida e cómoda e sem a intervenção humana.
O pesadelo aconteceu na Emory University, quando acidentalmente uma imagem do Windows 7 foi enviada paratodas as máquinas da rede, incluindo servidores. O script, produzido para o efeito, levava instruções para formatar e particionar o disco dos sistemas… só que em vez de ser lançada para um conjunto de máquinas específicas, acabou por chegar a todos os PCs, portáteis e servidores. Depois do “desastre”, os responsáveis do IT iniciaram de imediato acções com o objectivo de restaurar o sistema nos servidores, tendo sido inclusive contratados consultores para ajudar em todo o processo.
This image started with a repartition / reformat set of tasks. As soon as the accident was discovered, the SCCM server was powered off – however, by that time, the SCCM server itself had been repartitioned and reformatted. Restoration of servers began immediately but the process took far longer than expected – we have been using consultants to help validate the health of the SCCM servers and that work only completed last night.
A Universidade referiu também que todos os processos de restauro têm sido realizados manualmente, recorrendo a dispositivos USB + Ghost + LANDesk + PXE, o que demora sempre o seu tempo.
“We were without our preferred methods for deploying images to desktops/laptops all yesterday and relied on older methods – USB + Ghost, LANDesk (we still had our old LANDesk server) + PXE. These methods required a lot of manual work plus our success was uneven with them”
Uma informação no próprio site da Instituição, refere ainda que estão a ser revolvidos vários problemas e que oWindows 7 ainda continua instalado em algumas máquinas.
A Universidade adiantou ainda que estão neste momento a ser instaladas várias aplicações criticas, como é o caso do Microsoft Office, Flash, Firefox, iTunes, Adobe Reader, and McAfee Anti-Virus, Visio, Project e vários produtos da Adobe.