Falta menos de um mês para a Copa do Mundo, que terá a primeira partida realizada no dia 12 de junho. Com a proximidade do início do torneio, os golpes envolvendo a Copa têm aumentado, de acordo com a empresa especializada em segurança digital Kaspersky Lab. No entanto, a isca para tentar roubar dados dos internautas segue a mesma: oferecer ingressos para jogos do mundial.
GOLPES ENVOLVENDO A COPA: E-MAILS EXIBEM DADOS PESSOAIS
As principais estratégias adotadas pelos criminosos digitais são a criação de sites e o envio de e-mails oferecendo ingressos para partidas. E os ataques não são poucos. “Detectamos entre 50 e 60 novos domínios de phishing por dia somente no Brasil e muitos deles são bastante sofisticados e habilmente projetados”, afirma o pesquisador sênior em segurança da Kaspersky Lab, Fábio Assolini.
Os golpes quase sempre utilizam nomes de empresas verdadeiras, como as bandeiras de cartão de crédito Visa e Mastercard e a companhia de transações financeiras Cielo. “Para um usuário comum, fica difícil distinguir um domínio fraudulento de um real”, acrescenta. O pesquisador ressalta que a URL “https” não é sinônimo de segurança, pois muitas páginas falsas conseguem os certificados SSL.
Os ataques por e-mail normalmente infectam através de cavalos de troia. Nos casos citados por Assolini, os hackers pedem para que o internauta baixe e imprima um voucher com o suposto ingresso ou o direciona para um link onde seria feito o cadastro para a retirada do bilhete. Geralmente eles exibem informações da pessoa, como nome completo, data de nascimento e endereço físico.