Ataques podem acontecer de duas maneiras:
Cavalos de Troia que infectam o Windows e roubam senhas, ou navegadores e
add-ons comprometidos.
Segundo os especialistas da empresa de segurança F-Secure, os ataques podem ser ocasionados por dois malwares: Cavalos de Troia que infectam o Windows e roubam as senhas, ou navegadores e add-ons comprometidos. Além desses, ataques de "phishing" também podem causar esse problema.
Para quem não sabe, phishing é um tipo de ataque que consiste no envio de mensagens, seja por e-mail, seja por SMS ou outras formas de contato, para o usuário com algum link ou anexo malicioso, com o intuito de roubar dados pessoais e sigilosos da vítima.
"O indicado é proteger o computador mantendo o software atualizado e com um antivírus em dia para detectar ameaças. É importante não confiar em navegadores e add-ons/plugins sem fazer uma pesquisa sobre sua reputação", alerta Sean Sullivan, consultor de segurança da F-Secure Labs.
Caso o usuário do Facebook seja exposto a um ataque por meio da conta de um amigo, a dica é não entrar em pânico. "Evite clicar em links suspeitos, mas mesmo se isso acontecer, é preciso que mais dois ou três passos sejam seguidos para o vírus efetivamente infectar a conta", destaca o especialista que pede para que o usuário, no primeiro sinal de problema, feche a aba do navegador.
Trocar a senha do Facebook e denunciar os posts dos amigos que parecem infectados também ajudam a amenizar o problema. Para este segundo caso, a própria rede social poderá verificar o que acontece na conta da vítima por meio das reclamações recebidas pelos demais membros que fazem parte da sua rede.