Pular para o conteúdo principal

Qual o melhor antivírus 2014 ?

A maior parte dos computadores fica conectado na internet o tempo todo em que está ligado. Isso porque dependemos da web para tudo hoje em dia. Mas você já parou para pensar que isso significa que você está 24h por dia vulnerável a ataques dos mais variados tipos?
Um antivírus sempre pode resolver o seu problema, mas qual utilizar? São muitas opções e raramente é possível saber quais deles tem bons bancos de dados sobre vírus e atualizações realmente eficientes. Por isso, nós do Superdownloads listamos os 10 programas de antivírus mais conhecidos e comparamos cada um deles, dando uma nota e escolhendo qual deles é o mais adequado para o seu PC. Confira!

AVG

Um dos antivírus mais famosos do mundo, o AVG é perfeito para quem gosta de uma boa proteção, mas é preciso tomar cuidado pois nem sempre ele trás consigo a maior lista possível de vírus, o que significa que alguns malwares podem passar despercebidos. Em contrapartida, ele costuma se atualizar sempre e acessa muitos sites pra buscar melhorias de seu sistema.
Só cuidado com as toolbars que ele oferece durante a instalação. E se houver um erro nesse momento, ele vai ter de baixar todos os arquivos na hora, o que pode ser um pouco chato. No geral, funciona bem e com velocidade. Suas ferramentas são fáceis de utilizar e permitem alterações profundas nas configurações.
Nota: 8


Avast!

Outro programa muito famoso, o Avast! tem potencial tão grande quanto o AVG tanto na hora de buscar por atualizações e melhorias para seu sistema quanto em performance. O problema, mais uma vez, é na tabela de vírus registrados, ainda pequena quando instalado. Então algumas coisas podem infectar o seu PC.
O lado bom é que, depois de instalado, ele permite que você selecione entre cinco tipos diferentes de scan do computador. E ainda limpa o seu navegador de qualquer toolbar. O lado ruim é que uma vez por ano você precisa refazer o registro gratuito ou ele pára de funcionar.
Nota: 8


Avira

Também conhecido, esse antivírus sofre certo preconceito com alguns clientes, que dizem não aceitar esse programa tão bem quanto o Avast! ou o AVG. Na verdade, o Avira tem um sistema de proteção impecável, muito melhor que esses dois antivírus. Sua performance é tão boa quanto esses outros dois e busca sempre se aprimorar.
A interface e facilidade de uso é tão importante para a empresa que a cada ano eles renovam o antivírus para que fique cada vez melhor, mesmo que tudo tenha que ser redesenhado. Fora que ele possui um detector de códigos que identifica programas maliciosos pelo código-fonte. Se você gostou, ainda da para aproveitar diversas ferramentas, como o Browser Tracking Blocker, Website Safety Advisor, Protection Cloud e o Escaneamento do Drive de Rede.
O maior problema dele é que de vez em quanto surgem pop-ups chatos que podem atrapalhar na hora de utilizar o programa.
Nota: 9,5


Panda

Esse é pouco conhecido do público em geral, mas faz um estrago gigantesco contra malwares e outros tipos de ameaças. Fácil de usar, prático para qualquer pessoa e eficiente, o Panda elimina qualquer ameaça com facilidade. Seu nível de proteção é altíssimo, mas sua performance na hora de se atualizar e buscar por melhorias não é das melhores. Por isso, conte com ele para acabar com problemas no PC, mas não se assuste caso um novo vírus passe por ele com certa facilidade.
Ele também conta com ferramentas diversas, como antispywares e antiadware (impede que alguém de espione), além de antipishing para fazer transações bancárias em segurança. Ele bloqueia páginas maliciosas e analisa o seu computador o tempo todo.
Nota: 8,5


Norton

Mais um programa para essa lista que é extremamente útil e voltado para a sua segurança pessoal, sempre pensando em te poupar de roubo de identidades ou trojans que descubram suas senhas. O Norton também se preocupou muito com a leveza no sistema, para que a varredura não deixe o computador tão pesado.
O lado bom é que tudo pode ser gerenciado pela nuvem com uma tecnologia nova que corrige e atualiza a versão do programa, além de instalar ele em todos os PCs de uma única rede. Você ainda pode usar diversas ferramenteas extras, como o Norton Protection System, Proteção de navegador, Proteção comportamental do SONAR, Camada de remoção de ameaças e o Insight.
O lado ruim? Nem sempre ele está tão atualizado quanto deveria e pode ficar pesado demais na hora de se iniciar com o sistema.
Nota: 8,5


Kaspersky

De toda a lista, é o único que em muitos testes se mostrou o com a melhor performance e com um banco de dados para vírus nota 10. O Kapersky tem uma interface inovadora e fácil de usar, sempre pensando em se aperfeiçoar ainda mais. Ele consegue inclusive identificar o uso do PC e adaptar o consumo dos recursos para não atrapalhar as outras tarefas. Isso significa que ele não vai ficar pesado, independente do seu computador ser bom ou não.
O maior problema é que alguns sites potencialmente perigosos costumam não ser bloqueados e outros que são livres de vírus podem ser acusados como maliciosos. Ele só perde pontos nisso.
Nota: 9,5


ESET NOD32

Se você quer facilidade, simplicidade e segurança, essa é a melhor escolha. O ESET é um antivírus feito para quem deseja um programa leve e não quer alterar muito as configurações, mas se preocupa em proteger ao máximo o seu computador. Ele só peca por não ter uma boa performance na hora de se atualizar com seu banco de dados de programas maliciosos, mas é ótimo para quem não deseja alterar configurações. Aliás, esse é outro problema dele: não é possível fazer grandes mudanças nas configurações e ainda possui poucas ferramentas.
Nota: 7


Microsoft Security Essentials

Se você quer proteção para o Windows, nada melhor que usar um programa feito pela própria Microsoft. Ele não possui um firewall porque utiliza o do sistema operacional e seu maior objetivo é oferecer uma proteção sempre atualizada contra as mais diversas ameaças.
Por isso, ele tem um alto nível de proteção e performance, além de uma simplicidade para que todos possam usar esse antivírus e não prejudicar o desempenho do PC. O lado ruim é que ele não possui ferramentas extras e nem possibilidade de grandes alterações, além de sincronizar somente com o Internet Explorer, mas ignora o Mozilla Firefox e o Google Chrome.
Nota: 7


McAfee

Conhecido por algumas pessoas, esse antivírus é extremamente poderoso, com uma grande capacidade de proteção do seu sistema, já que conta com muitos bancos de dados de vírus. O problema é que sua performance não é das melhores, já que ele foi feito para empresas e não para uso doméstico. Por isso ele acabou sendo muito criticado, já que sua interface não é fácil de entender.
Apesar de ter algumas ferramentas extras, o McAfee também tem um problema com memória. Enquanto alguns de seus concorrentes consomem cerca de 30MB da memória RAM, esse antivírus chega a utilizar mais de 100MB. Para a maioria dos computadores, isso significa algo entre 10% a 20% da memória e a certeza de que vai ficar tudo muito lerdo enquanto ele estiver rodando.
Nota: 6


Baidu

A empresa chinesa dona desse antivírus começou a investir recentemente no mercado brasileiro. O programa é totalmente gratuito, sem necessidade de renovar assinatura nem nada do tipo, funciona muito bem e é leve. Ainda por cima, possui diversas ferramentas dinâmicas e possibilidades de alteração de sistema.
Existem três tipos diferentes de varredura e outras opções de funcionamento do Baidu. Seu único ponto fraco é que, por ainda ser novidade, não tem um banco de dados para vírus tão grande quanto seus concorrentes, além de possuir uma performance inferior na hora de buscar atualizações e descobrir novas formas de proteção. A esperança é que isso em breve mude.
Nota: 8

Conclusão

Depois dessa análise, podemos perceber que não existe antivírus perfeito. Mesmo assim, o Kaspersky e o Avira se mostraram dois grandes potenciais de proteção para quem quer algo prático e eficiente. Já o AVG, Avast! e Norton mostraram que são sim grandes antivírus, por isso seus nomes merecem o destaque que tantos dizem.
Mas existem outras boas opções ainda desconhecidas, como é o caso do Panda, extremamente funcional e poderoso contra as mais diferentes ameaças. Caso você queira explorar novos recursos, o Baidu também é uma ótima opção.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red