Num relatório publicado recentemente pelo grupo de segurança para as comunicações electrónicas – CESG, que faz parte do governo do Reino Unido, pode ler-se que o Ubuntu é o sistema operativo mais seguro para o utilizador final.
A avaliação foi feita a 11 sistemas operativos (Desktop e Mobile), tendo sido avaliados 12 critérios previamente definidos. Vamos conhecer melhor os resultados.
De acordo com o documento divulgado, os critérios avaliados nos 11 sistemas operativos foram os seguintes:
- VPN
- Encriptação do disco
- Autenticação
- Secure boot
- Integridade da plataforma e Sandboxing ao nivel aplicacional
- Detecção e prevenção de código malicioso
- Politicas de segurança
- Interface de protecção externa
- Politica de actualização de dispositivos
- Registo de eventos para analise empresarial
- Resposta a incidentes
Na tabela seguinte podemos ver a avaliação feita para cada um dos 11 sistemas operativos. As zonas vermelhas significam “risco significativo”, as laranjas indicam que existem alguns risco e o verde significa que o sistema operativo passou a esse critério de avaliação.
Como podemos ver pelos dados da tabela anterior, o Ubuntu 12.04 LTS foi o único sistema operativo que passou em 9 dos 11 critérios, sendo assim considerado o melhor e sem “riscos significativos”. De referir que o sistema operativo da Canonical bateu mesmo o sistema operativo da Microsoft e o IOS da Apple.
Como conclusão, o relatório refere que o Ubuntu 12.04 LTS é o sistema operativo mais seguro entre os sistemas operativos móveis e desktop que actualmente conhecemos. O relatório disponibilizado pode ser consultado no link seguinte.