Pular para o conteúdo principal

Steam OS: veja como instalar e nossas primeiras impressões

O natal está chegando e a Valve resolveu adiantar parte do presente que prometeu para os fãs de games do mundo todo. O Steam OS, sistema operacional criado pela empresa, já está em fase de testes beta e pode ser baixado. No total, o arquivo tem 960 MB, é baseado no Linux Debian e mostra a primeira impressão do que deve ser a Steam Machine, híbrido entre um computador e console que deve chegar às lojas no ano que vem.
Ele ainda está com alguns problemas, mas nada que não seja esperado por enquanto, já que essa é uma versão feita para testes e não para o consumidor final. A única parte ruim é que ao instalar esse sistema você perde tudo o que está no seu computador.
O lado bom? O Steam OS promete ter mais de 400 títulos (e aumentar a cada dia) assim que ficar pronto. E tudo com a arquitetura rígida do Linux e uma experiência de jogar criada para todos os públicos. Confira a seguir a análise que nós do Superdownloads fizemos para você!

Requerimentos

A Valve explicou que a instalação desse sistema só deve ser feita por quem entende do assunto, pois vai apagar tudo o que você tem no PC. Além disso, o Steam OS só é compatível com computadores que possuam:
  • GPUs da NVIDIA (o trabalho com os drivers da Intel e AMD ainda estão em andamento);
  • Processador de 64 bits;
  • Placa mãe com suporte a UEFI.

Instalação

Assim que baixar o arquivo do Steam OS, extraia ele para um Pendrive formatado em Fat 32. Acesse a BIOS e a coloque em boot pelo USB em modo UEFI. Além de uma máquina que aceite essas especificações, você vai precisar de um processador 64 bits e placa de vídeo NVIDIA.
Depois fica mais fácil. Você só precisa aceitar as configurações indicadas, escolher o idioma e esperar a instalação. Lembre-se que tudo o que você tinha no computador será perdido, mesmo que você escolha o modo de instalação personalizada e tenha particionado o HD do PC. Alguns clientes dizem que conseguiram fazer isso e manter a memória do computador, criando uma partição para a Steam antes da instalação, mas a Valve não garante nada.
Quando o sistema abrir pela primeira vez, ele vai pedir um nome de usuário e senha. Para ambos, digite “desktop” e você poderá entrar nesse sistema ainda em testes beta.

Primeiras impressões

O Steam OS lembra muito um Linux mais simples. Alguns aplicativos já estão pré-instalados, outros vem desabilitados e você precisará fazer as suas instalações manualmente. Esse é o primeiro ponto negativo de muitos outros, mas não se preocupe, pois isso já era esperado. Essa versão ainda está em desenvolvimento e não foi considerada pronta para ser utilizada em casa.
Outro problema é que o navegador padrão não é o Firefox nem o Chrome, mas o IceWeasel, uma versão simplificada do browser da Mozilla.
E se você acha que a Steam, o centro de todo o sistema, já vem instalado, então é bom acabar com essa esperança. Assim que o executar, um processo de instalação vai se iniciar. Por isso, lembre-se de estar conectado a internet ou não vai poder fazer nada no sistema.
Mas o que está funcionando? Basicamente, o HDMI e o Bluetooth (para você ligar na televisão). Qualquer outra coisa é passível de erro ou defeito. Tanto que um dos ícones da área de trabalho é para você reportar bugs de sistema para a Valve.

Infelizmente o Steam OS ainda parece um sistema cheio de defeitos e pouco funcional. A instalação não é nem um pouco amigável e muitas pessoas vão enfrentar problemas para adicionar o sistema no hardware. Se você pensa em fazer uma partição de HD para acionar o Steam OS por boot, pense duas vezes. Isso porque o dual boot não é padrão no sistema, então você terá de baixar algum programa para resolver isso e adicionar o Grub.
A resolução inicial está fora dos padrões e algumas telas abrem com um tamanho exagerado, que passa dos limites do monitor. Para resolver isso, é preciso consertar tudo na mão, mas ainda assim algumas telas do sistema parecem continuar com uma resolução incorreta. Aliás, a configuração de todo o sistema é manual.
Quer pior que isso? Não é possível instalar quase nenhum aplicativo nele, mesmo que seja compatível com o Debian, pois a adição de repositórios no sistema é permitida, porém não é possível instalar os aplicativos que estão neles. Isso significa que você tem um sistema operacional completamente fechado e restrito
Mas vamos supor que você consiga finalmente deixar ele de um jeito razoável. Assim que você instalar a Steam, vai se deparar com uma grande quantidade de jogos. Mas acalme-se, pois a maioria não é para você, ao menos por enquanto. Isso porque a maioria dos games não rodam em Linux, então eles não funcionam no sistema mesmo aparecendo na sua tela.

Performance

Antes de iniciar o game, talvez você queira utilizar um joystick para se divertir. Mas isso será um grande problema para o Steam Os, ao menos nessa versão beta. Mesmo o controle criado pela Valve não é reconhecido como joystick pelo sistema. Ele é lido como uma espécie de emulador de teclado e mouse. Por isso, os jogos não mostram os comandos referentes a ele e sim aos botões existentes no computador.
Quanto a jogabilidade, está tudo ok. Mais que isso, todos os jogos compatíveis com o sistema rodaram com as configurações no máximo e sem travar (os famosos "lags"). Então você pode se divertir com tudo o que estiver disponível sem medo de ver algum erro ou lentidão.

Modo Big Picture

Uma das coisas mais legais da Steam é o modo "Big Picture", que deixa a sua tela preenchida com diversos botões, cada um representando um dos seus jogos da biblioteca. Assim, você pode selecionar o que preferir e começar a jogar. Muitas pessoas utilizam isso para simular uma máquina somente de games no PC.
Mas Steam OS se esqueceu que o Linux, plataforma na qual ele é base, não lê grande parte dos jogos da biblioteca. Por conta disso, você precisa utilizar um filtro para mostrar somente os games aceitos nessa plataforma. Qual o problema aí? É que o botão de filtros não possui essa opção. Ela fica escondida em um cantinho da tela.

O que a Steam quer

Apesar de todos os problemas, não podemos deixar de lembrar que essa versão ainda está em testes e os desenvolvedores vão aprimorá-la o máximo que puderem para lançar o sistema operacional.
A ideia da Valve é que esse se torne um sistema para pessoas que amam games e desejam transformar qualquer PC em um ambiente de jogos, com a possibilidade de ter acesso aos melhores títulos de games possíveis.
O maior obstáculo vai ser superar algumas características do Linux que impedem o funcionamento correto da maioria dos grandes jogos de computador, principalmente aqueles que possuem bons gráficos.
Por outro lado, o Steam OS pretende ser uma plataforma de entretenimento colaborativa. Ou seja, todos os clientes podem dividir experiências, jogos e criar melhorias para o sistema, além de unir forças para fazer toda essa ideia evoluir e ficar ainda mais potente.

As promessas que a Valve ainda fez e que devem aparecer em breve são:
  • Streaming em casa: jogue seus títulos preferidos e transmita suas partidas para qualquer pessoa a partir de sua rede de internet;
  • Música, TV e filmes: acesse tudo isso e mais pela própria Steam ou SteamOS, tanto no PC quanto na televisão;
  • Muitos jogadores: mais de 50 milhões de pessoas vão jogar as centenas de jogos disponíveis pela plataforma e poderão interagir entre si tanto por salas de bate-papo quanto em conversas por microfone;
  • Tudo na cloud: com conteúdo em harmonia, será possível armazenar seus games para não haver preocupações com perdas de dados. E tudo de forma automática. Assim, você pode também continuar uma partida do mesmo ponto, só que em outro PC;
  • Para todos: por enquanto, o Steam OS tem poucas línguas e você provavelmente vai precisar rodá-lo em inglês, mas a estimativa é que ele fique disponível para 185 países e seja traduzido para 25 idiomas.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red