Pular para o conteúdo principal

PCSX2 1.0 - Já é possível rodar jogos de PlayStation 2 no seu computador


PCSX2 é um emulador de PlayStation 2: com ele, é possível executar os games lançados originalmente para o console diretamente no seu computador!
Um emulador é um software que simula o hardware de outro aparelho. Ou seja, para os jogos de PlayStation 2, o computador é como se fosse um console. Graças a isso, é possível executar os games do aparelho diretamente no seu PC.
A nova versão traz diversas melhorias internas, como uma lista de games compatíveis maior, mais velocidade, um sistema de áudio mais eficiente, uma melhor resposta dos controles e mais configurações gráficas disponíveis. Além de tudo isso, essa versão é pelo menos 10% mais rápida que as anteriores.
PCSX2

Configurando o emulador

Logo após instalar o emulador, você vai ser direcionado à tela da primeira configuração do PCSX2. Nesse local, você deve definir todos os parâmetros do programa. O emulador trabalha com vários aplicativos plugins instalados separadamente; cada um deles possui uma função específica e isso permite que você modifique o programa da maneira que desejar e de acordo com as especificações do seu computador.
Veja quais são as configurações principais:
  • GS: aqui você escolhe o plugin gráfico que mais combina com as características da sua placa de vídeo. Depois de escolher o arquivo, é possível configurar as opções avançadas, como o formato da tela e os filtros da imagem. Graças a esse plugin, é possível ver os jogos de PlayStation 2 em resoluções muito maiores do que aquelas exibidas pelo aparelho originalmente;
  • PAD: nessa opção, você pode escolher o plugin que vai controlar os joysticks. É possível definir todos os detalhes dos controles, mapear os botões, regular a intensidade do force feedback, entre outros;
  • SPU2: as configurações de áudio do emulador podem ser feitas dentro dessa categoria. Entre as regulagens principais, estão o ajuste do volume, a sincronização do áudio e a quantidade de canais de som disponíveis durante a reprodução dos jogos. Vale lembrar que a qualidade do som tem impacto direto no desempenho do aplicativo, portanto, quanto maior a qualidade, maior é a queda de desempenho do emulador;
  • CDVD: aqui você deverá configurar o seu drive de CD/DVD para ser reconhecido pelo emulador. O painel de opções é simples, você precisa definir apenas a letra correspondente ao seu leitor. Também é possível executar os jogos a partir de imagens dos discos. Para fazer isso, selecione o plugin “Linuz Iso CDVD”.
PCSX2
As demais configurações do menu, USB, FW e DEV9 não devem ser alteradas, pois já se encontram nos padrões certos do sistema.
Logo abaixo dessas opções, você encontra o caminho-padrão para a pasta de plugins instalados no emulador. Caso você decida instalar algum acessório separadamente mais tarde, será preciso gravar o arquivo nessa pasta para que o PCSX2 reconheça o arquivo.
A segunda tela de configuração do emulador pede que você instale o arquivo de BIOS original do seu PlayStation 2. Sem esse arquivo, não é possível executar os games.
Após concluir a configuração inicial, o emulador está pronto para funcionar. Para iniciar os jogos, clique no botão “Sistema” e depois em “Carregar CDVD”. O game escolhido deverá rodar com as configurações estabelecidas no início da instalação.
PCSX2
Caso você encontre algum problema durante a execução de algum título, acesse a configuração do aplicativo. Lá é possível rever as escolhas de plugins e efetuar configurações avançadas de desempenho.

Melhorando o desempenho dos jogos

Se o jogo ficou lento durante a execução, pode ser necessário reconfigurar o emulador. Uma dica útil é diminuir a resolução de tela dentro do menu de seleção de plugins. Procure manter as opções-padrão para garantir que os jogos possam ser executados com mais velocidade. Faça testes com diferentes configurações de vídeo até encontrar a mais adequada para a sua máquina.
Dentro do menu de configurações do PCSX2, você encontrará uma opção chamada “Hacks de Velocidade”. Apesar de não ser recomendado mexer nesses itens, você pode acessá-los caso o desempenho dos games não tenha ficado satisfatório.
PCSX2
Como cada computador é único, não é possível escrever um guia completo de otimização para cada máquina. Portanto, caso o jogo executado não tenha funcionado da maneira adequada, você precisa mexer nas configurações de plugins até encontrar a combinação perfeita para o seu computador.

É possível rodar todos os games de PlayStation 2?

Um emulador nunca é a mesma coisa que um aparelho original, portanto é natural que não seja possível executar todos os títulos lançados para PlayStation 2. Apesar disso, a lista de títulos compatíveis é grande e já inclui a maioria dos games lançados até hoje.
Importante: você deve possuir um console e os jogos originais de PlayStation 2 para poder utilizar este emulador. Para elucidar questões mais complexas, você pode visitar o site oficial do PCSX2 (em inglês).

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...