Um novo vírus para Android foi descoberto pela empresa de segurança online russa Doctor Web. Identificado como “Android.Oldboot.1″, o malware é um “bootkit”, ou seja, um programa malicioso que se instala nos dispositivos infectados e roda na fase de carregamento do sistema operacional.
Vírus do Android foi descoberto por russos (Foto: Reprodução/The Next Web/Flavio Takemoto)
Mesmo que alguns elementos sejam eliminados com sucesso do aparelho, pelo menos um de seus componentes continua instalado na área de memória protegida daquele gadget e consegue reinstalar completamente o malware. Assim, a contaminação acaba nunca sendo encerrada de uma vez por todas.
Segundo os especialistas da empresa, o detalhe é que esse vírus não se espalha simplesmente por um usuário abrir arquivos maliciosos ou entrar em um site contaminado, por exemplo. Ele precisa sair de fábrica ou ser manualmente inserido por alguém com acesso físico ao telefone ou tablet.Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Opine no Fórum do TechTudo!
Porém, os usuários que possuem um aparelho de uma fabricante top de linha, não precisam se preocupar, é bem improvável que ele esteja contaminado com o vírus. De acordo com a Doctor Web, a maioria dos 350 mil aparelhos que têm o malware são os famosos “xing-lings”, ou seja, produzidos por alguma empresa chinesa “suspeita”.
Prova disso é que 92% dos aparelhos infectados são da China. Completam a lista 2,1% de gadgets da Espanha, além de 0,6% de Malásia e Itália, 0,4% de Vietnã e Rússia, 0,3% da Tailândia, 0,2% de Estados Unidos e Alemanha, e 0,1% do Brasil.