Com as questões da privacidade e da recolha indevida de dados dos utilizadores cada vez mais na ordem do dia, existe agora um espaço novo para produtos que potenciam a privacidade dos utilizadores.
Foi com esta ideia em mente que duas empresas se uniram para criar e comercializar o Blackphone, o primeiro smartphone que tem como premissa essencial a segurança dos dados e a privacidade dos utilizadores.
O Blackphone surge da união entre a Silent Circle, uma empresa especializada em comunicações cifradas, e a Geeksphone, uma empresa Espanhola que se dedica a construir smartphones, maioritariamente assentes em FirefoxOS.
A ideia base para a criação do Blackphone é que a privacidade e o controlo dos dados dos utilizadores são essenciais e devem ser preservados, evitando que estes sejam transmitidos para terceiros, de forma legal ou não.
Blackphone é o primeiro smartphone do mundo a colocar a privacidade e o controlo à frente de todas as outras coisas.
À frente das operadoras. À frente da publicidade.
O Blackphone está reformatar o cenário das comunicações pessoais.
O Blackphone não vai estar bloqueado a qualquer operadora ou a qualquer empresa que não a que o criou evitando desta forma que os dados possam ser transferidos para terceiros.
O sistema operativo base do Blackphone é o Android, mas numa versão muito particular, criada para o efeito. O PrivatOS, uma versão optimizada do Android garante que as ferramentas necessárias para se manter essa privacidade estão instaladas e podem ser usadas de forma simples e rápida.
Você pode realizar e receber chamadas seguras; trocar mensagens seguras; trocar e armazenar arquivos de forma segura; conversar por vídeo, de modo seguro; navegar em modo privado; e tornar anónimas suas actividades através de uma VPN.
O PrivatOS é uma versão de Android, onde vão ser mantidas todas as aplicações já conhecidas, mas à qual será adicionada uma camada adicional de segurança, destinada a proteger os utilizadores, permitindo comunicações de forma cifrada e realmente privada.
O Blackphone será apresentado no próximo Mobile World Congress (MWC), que terá início em Barcelona no próximo dia 24 de Fevereiro.
A partir desse dia poderá ser também feita a pré-reserva do Blackphone.
Este será com certeza um equipamento que terá um sucesso grande, pois garantirá a privacidade dos utilizadores, tema que hoje em dia está bem presente.