Pular para o conteúdo principal

Touchpad do notebook não funciona? Veja como resolver

Dispositivo padrão do laptop, os touchpads muitas vezes dispensam a utilização de mouses, garantindo maior portabilidade com a não utilização de mais um periférico. Se o seu dispositivo não estiver funcionando, existem algumas soluções, tanto no software ou hardware, que podem ser tomadas para resolver o problema. Então, antes de inserir seu disco para formatar o laptop, tente realizar as soluções abaixo.
Touchpad de um laptop possui a função do mouse e as vezes pode parar de funcionar (Foto: Touchpad de um laptop possui a função do mouse e as vezes pode parar de funcionar)"Se seu touchpad parar de funcionar não se desespera; na maioria dasvezes a solução é simples" (Foto: Reprodução/Notebookcheck)

Reativando o touchpad pelo teclado
Muitas vezes o touchpad não quebrou, mas apenas está desabilitado, seja por um toque acidental ou outro acaso. Afinal, as vezes o botão de mudo, ou outra função importante, está ao lado do designado para habilitar ou desabilitar o touchpad, e esbarrões são muito comuns. Para reativá-lo, é necessário utilizar o teclado do aparelho, pressionando a tecla função (Fn) e um numérico. Ele varia de máquina para máquina, mas em geral possui um touchpad desenhado nele. Abaixo, você confere uma lista com os atalhos referentes às principais marcas do mercado para habilitar ou desabilitar o touchpad.
Notebooks Mac Fn + F2 
Notebooks Acer Fn + F7 
Notebooks Toshiba Fn + F9 
Notebooks Asus Fn + F3 ou Fn + F7 
Notebooks Dell Fn + F3 ou Fn + F7 
Caso seu modelo não esteja listado acima e você não tenha achado o botão, procure por uma tecla com um touchpad desenhado. Lembrando que alguns aparelhos de certas marcas, como HP possuem um botão em cima do touchpad para desempenhar essa função e, para ativá-lo, dê dois clique nele.

Habilitando o touchpad pelo computador

Caso você não tenha conseguido ativar seu touchpad pelo teclado do notebook, hora de tentar pelo próprio computador. Se possuir um mouse em casa, ligue-o para facilitar a operação. Caso contrário, é possível navegar pelo computador utilizando apenas o teclado da máquina.
Vá até o Painel de Controle, até a opção "Hardware e som" e clique em "Gerenciador de dispositivos". Coloque as senhas de administrador, caso seja requisitado, e pressione "enter". Caso você esteja sem mouse ou com dificuldades, aperte a tecla "Windows" e digite "Gerenciador de Dispositivos", pressionando enter depois.
Acessando o "Gerenciador de dispositivos (Foto: Acessando o "Gerenciador de dispositivos)"Acessando o "Gerenciador de dispositivos" (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

Após a nova janela se abrir, aperte a tecla "Tab" e navegue até a parte "Mouse e outros dispositivos de apontamento" com o botão direcional, apertando para baixo até lá. Após isso, aperte o direcional para direita e selecione o modelo de seu Touchpad, apertando "enter" em seguida.
No "Gerenciador de dispositivos", vá até a parte "Mouse e outros apontadores" e selecione o Touchpad (Foto: No "Gerenciador de dispositivos", vá até a parte "Mouse e outros apontadores" e selecione o Touchpad)No Gerenciador de dispositivos", vá até a parte "Mouse e outros apontadores" e selecione o Touchpad" (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)


Na aba geral, confira se no campo "Status do dispositivo" aparece uma mensagem de erro ou está tudo ok. Se constar uma mensagem de erro, seu driver pode estar com problemas e será necessário atualizá-lo ou baixá-lo novamente. Para isso, pressione a tecla "Tab" até a aba "Driver" estar selecionada. Após isso, navegue usando a mesma tecla "Tab" até a parte "Atualizar Driver" e selecione a opção de buscá-lo automaticamente, clicando enter. Assim, você estará permitindo ao computador realizar uma busca online pela versão mais recente dele.
Selecione a opção "Buscar automaticamente software de driver atualizado" para acessar a internet e baixar a versão mais recente dele (Foto: Selecione a opção "Buscar automaticamente software de driver atualizado" para acessar a internet e baixar a versão mais recente dele) Selecione a opção "Buscar automaticamente software de driver atualizado" para acessar a internet e baixar a versão mais recente dele (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

Se por um acaso possuir o driver em seu computador, selecione a opção de baixo, "Procurar software de Driver no computador" e encontre o arquivo referente ao modelo do touchpad.
Siga as instruções e tudo deve ocorrer normalmente, ou não, caso o problema seja no hardware do touchpad. Poeira ou um cabo mal conectado à placa mãe podem ser a resposta, e, em certos casos, será preciso abrir o laptop. Hora de desligar o notebook da tomada e tentar primeiro de tudo limpar a máquina, removendo alguma poeira que esteja impedindo o funcionamento correto.
Hora de limpar o touchpad (Foto: Hora de limpar o touchpad)Hora de limpar o touchpad (Foto: Reprodução/Inovaclick)

Antes de tudo, desligue o laptop e remova a bateria do mesmo (novos modelos não permitem se tirar a bateria). Caso isso não seja feito, existe uma boa chance de danificar seu aparelho. Após remover a bateria de seu laptop, pegue um pano anti estático, geralmente encontrado em lojas de informática, umedeça-o e passe suavemente no touchpad, removendo poeiras e outros pequenos resíduos. O bom desses panos é que eles não soltam fiapos que podem se perder dentro da máquina e ocasionar problemas futuros, além de não provocar arranhões e outros danos.
Se isso não resolver, será preciso abrir o laptop e verificar se os cabos do touchpad estão conectados corretamente. Apesar de ser possível realizar isso em casa, é um procedimento pra lá de perigoso, e qualquer descuido pode danificar seriamente seu laptop.
Para não correr esse risco, leve seu laptop a uma autorizada ou uma loja de informática especializada e de confiança e peça para conferir se os cabos do touchpad estão ligados corretamente à placa mãe. Se tudo estiver conectado corretamente, será hora de trocar seu touchpad por outro, procurando um compatível com o modelo de seu laptop. A faixa de preço de um novo varia muito, sempre dependendo da marca do modelo.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red