Pular para o conteúdo principal

Expandir o sinal da TV com um Kit PowerLine

Há cerca de um ano mudei de serviços de comunicação e subscrevi um pacote de TV + telefone + Internet para casa. Na altura optei por duas boxes (uma DVR Full HD instalada no quarto e outra instalada no escritório – de referir que com MEO ADSL podemos ter no máximo 2 MEOBoxes).
Recentemente, com a alteração de algumas divisões, necessitava de passar o sinal ADSL para a  sala uma TV….mas o problema é que não tinha cablagem de dados até esse local. Solução simples e rápida…Powerline (PL)!
pl_04
Todos nós sabemos o quanto as vezes é complicado ter sinal/rede numa determinada divisão. Na altura da instalação do serviço MEO, apenas foi passada cablagem para dois locais para instalação das duas MEOBoxes adquiridas….e agora é quase impensável andar andar a “passar cabo” pela casa.
Na tentativa de arranjar uma solução barata e funcional, decidi adquirir um Kit Devolo 500 (que oferece 500 Mbps de largura de banda – ou seja, (teoricamente) 5 x mais largura de banda que uma ligação tradicional a 100 Mbps) para testar….e os resultados foram surpreendentes.
pl_05
Como muitos utilizadores, o meu receio era comprar um equipamento que não funcionasse correctamente. Como o objectivo era passar o sinal para uma TV (streaming) sempre coloquei em questão se a solução adquirida não iria causar algum tipo de latência/lag que influenciasse a qualidade de transmissão (levando até a que existissem falhas).
Após 3 meses com a solução instalada, partilho hoje alguns resultados e conclusões:
Resultados
Como testes, decidi usar a recente ferramenta da ANACOM NET.MEDE para avaliar um conjunto de parâmetros:
  • Taxa de Download/Upload
  • Delay
Como podemos ver pela imagem seguinte, num dos endpoints do PL obtive um delay de 21.14 ms, uma taxa média de download na ordem dos 3,16 Mbps e uma taxa de upload media na ordem dos 630 Kbps que, para o caso, não é muito importante.
pl_00
A seguinte imagem apresenta um relatório mais detalhado dos dados obtidos.
pl_01
Relativamente ao atraso, podemos verificar que a latência é na ordem dos 21,14 ms….um valor muito aceitável tendo em conta o tipo de ligação.
pl_03
Informações sobre a ligação
Nota: De referir que a minha habitação fica no limite relativamente à cobertura de ADSL e daí até nem dispor de largura de banda suficiente para a tecnologia HD.
pl_07
Conclusões
  • é impressionante como a tecnologia PL facilita a expansão do sinal!
  • Toda a solução é muito discreta e, como é sabido, tira partido da infra-estrutura eléctrica (ou seja, basta que hajam duas tomadas, ligamos os equipamentos PL e temos uma rede ponto a ponto a funcionar
clip_image001
  • O sinal chega nas melhores condições e em todo este tempo nunca notei qualquer tido de latência/lag
Sobre o Kit devolo 500
Estes adaptadores compactos permitem-lhe usar a rede eléctrica doméstica como se de um longo cabo de rede se tratasse, transformando qualquer tomada num ponto de acesso à Internet.
Os adaptadores dLAN 500 duo  estão equipados com duas interfaces Fast Ethernet, permitindo assim que múltiplos dispositivos terminais sejam ligados em paralelo – onde uma tomada esteja disponível. É possível, por exemplo, ligar um computador e impressora em rede, ou uma televisão e consola de jogos à Internet com apenas um adaptador. Ambos os adaptadores são dotados de tecnologia 500 Mbps.
Aproveitando este artigo, vamos reservar o espaço seguinte para algumas que questões que possam vir a surgir por parte de todos os leitores.
Alguns questões sobre PowerLine
Os PowerLine funcionam em casas com instalação eléctrica trifásica?
Habitualmente nas habitações a instalação eléctrica é monofásica, por ter mais vantagens para o cliente. No entanto quando falamos de escritórios é muito provável que as instalações sejam trifásicas. Neste caso, se os equipamentos dLan estiverem em fases diferentes não há uma ligação física entre eles – isto é, não há comunicação. Neste caso temos que “ligar” as três fases. Para isso devemos usar uns equipamentos que fazem o acoplamento de fases.
Os Adaptadores  PowerLine suportam canais de alta-definição/3D?
Sim. Em utilização prática, os adaptadores  oferecem larguras de banda média reais até superiores a uma rede Ethernet de 100 Mbps cablada, o que é mais do que suficiente para transmitir fluxos de vídeo HD entre set-top boxes de IPTV e o respectivo router.No caso da devolo, os adaptadores das séries dLAN 500 AV e dLAN 500 até têm capacidade suficiente para a transmissão 3D.
Posso usar o PL ligado a uma ficha tripla / bloco de tomadas?
Sim – com excepção dos blocos de tomadas com filtros, que impedem a passagem do sinal de dados.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red