Fifa 14 não prometeu tantas inovações quanto nas versões anteriores, mas o que foi apresentado agradou. O título chegou nesta terça-feira (24) às lojas dos EUA, incluindo as redes PSN e Xbox Live. No Brasil, o game começa a ser vendido em mídia física apenas no dia 3 de outubro, e nas lojas online, no dia 26 de setembro. Os preços dos jogos variam, sendo vendido por R$ 199,90 para o Xbox 360 e PlayStation 3, R$ 129,90 para o PlayStation 2 e R$ 69,90 para PC. O TechTudo testou a versão completa do jogo e traz as primeiras impressões. Confira:
Menos veloz e mais real
A primeira grande mudança em Fifa 14 diz respeito à velocidade do game. O jogo ficou mais lento que a versão anterior, porém, isso está longe de ser um problema. Muito pelo contrário, dessa forma, fica mais real comparar o tempo que um time leva para cruzar o campo adversário, com o que é visto nos gramados da vida real. Sendo assim, as partidas ficaram mais cadenciadas e com menos correria de um lado para o outro.
Outro fator bem visível é a física aplicada ao game. A "jogada de ombro" está mais real, e torna-se uma alternativa para tentar parar o adversário. O sistema de finalização também recebeu melhorias, impedindo que jogadores realizem chutes perfeitos em bolas rebatidas, por exemplo. Isso cria uma dinâmica que torna o game mais justo, passando ao jogador a responsabilidade de optar por dominar a bola, ou arriscar uma finalização imprecisa.
O controle da bola também mudou e os jogadores conduzem-na mais próxima do corpo, dificultando ainda mais a tentativa dos adversários de roubá-la. Já em jogadas mais rápidas, ela foge mais ao controle do jogador. Outros fatores também influenciam diretamente o controle total, como um campo mais prejudicado ou molhado.
Novas arenas e jogadores de visual novo
Visualmente, Fifa 14 também recebeu grandes melhorias. As expressões faciais dos jogadores estão mais nítidas, e é possível notar com mais clareza as reações após alguns lances como um chute para fora ou uma conclusão que resulta em gol. Os estádios também receberão mais detalhes, principalmente na arquitetura. As tomadas de câmeras mostram nitidamente como houve um cuidado maior por parte da Eletronic Arts em reproduzir fielmente as principais arenas do planeta.
Os menus também estão menos confusos. Com uma aparência similar ao que é adotado em sistemas operacinais Windows, o jogo traz telas interativas que mudam de acordo com a ocasião. Por exemplo, essa semana os destaques são os confrontos entre os clubes europeus na UEFA Champions League.
Ainda sobre os clubes, os brasileiros estão representados de forma fiel. Com exceção do Bahia - que é mostrado sem o símbolo e uniformes originais - todos estão presentes no jogo. O Palmeiras figura na opção Resto do Mundo, já que o clube paulista disputa a Taça Libertadores e não está na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Fifa 14, aparentemente, não ousou tanto quanto em outras versões. A sensação é que a EA deixou o cuidado maior para o game que será lançado na atual geração de consoles. Isso ficou bem claro desde a E3 2013, quando o TechTudo teve a oportunidade de testar as duas versões do game. A contraprova só descobriremos quando o game for lançado para Xbox One e PS4, em novembro deste ano.