Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
Depois de vários meses de trabalho, eis que chegou o Gnome 3.10 com muitas interessantes novidades.
Para Allan Day (Designer do Gnome), o Gnome 3.10 é uma actualização significante para todos os utilizadores e programadores, uma vez que oferece novas funcionalidades, das quais se destacam:
Suporte experimental para Wayland
Projecto idêntico ao Mir, desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat.
Control Center integrado
Com a versão 3.10, os utilizadores passam a ter uma área de controlo e gestão das funcionalidades mais importantes do sistema. Com este painel, o utilizador pode ver facilmente o estado de vários dispositivos e melhorias ao nível da privacidade, Modo avião, etc
Header Bars
O gnome 3.10 introduz também uma nova interface..o header bars. Com esta opção, o utilizador passa a ter um ambiente mais bem organizado o nível do conteúdo da janela.
Novas aplicações
A missão do Gnome foi criar um novo conjunto de aplicações para o Gnome 3.10. Nesta versão estão disponíveis o Music, Photos, Notes, Software e Maps. Saiba mais aqui
Software
O gnome 3.10 inclui também uma nova aplicação que permite localizar e instalar facilmente aplicações chamada software. Esta ferramenta permite centralizar tudo o que é downloads de software, actualizações, etc. No futuro, a Gnome já referiu que irá integrar um módulo para classificações, comentários, screenshots, etc.
Geolocalização
O Gnome 3,10 inclui também uma nova framework para geolocalização. A localização do dispositivo passa a ser determinada a partir de várias fontes, com base na nossa ligação à Internet e também com recurso a GPS.
Aqui fica um vídeo produzido pelo site webupd8, com todas as novidades: