Um bug no sistemas iOS 6 (iPhone e iPad) e Mac OS X 10.8 tem espalhado pânico entre os usuários Apple. A falha faz com que o dispositivo trave completamente quando um aplicativo exibir uma sequência especifica de caracteres em árabe. A falha foi descoberta por um site russo, e tem sua fraqueza no motor de renderização CoreText. Ou seja, sempre que um aplicativo tentar ler a sequência "do mal" ele vai fechar. Mas não há motivo para desespero; o bug é inofensivo, só muito irritante. O TechTudo ensina a como se livrar do problema.
O Facebook resolveu o bug bloqueando posts com o código na rede social. Os usuários de iOS 7 e o Mavericks (OS X 10.9) não foram afetados. Mas se você ainda não possuí os modelos de software mais avançados, acompanhe as dicas e apague todas as mensagens com o bug.
Dica 1. Use o Firefox. O navegador ainda não foi afetado pelo bug com código árabe. Assim, você não verá o seu navegador travar quando encontrar uma cópia do código num tuíte.
Dica 2. Use o chat do Facebook para conversar com seus contatos;
Como a sequência não faz efeito na rede, o melhor é migrar suas conversas para lá e ficar longo do Twitter e WhatsApp.
Dica 3. Se você usa o iMessage, exclua todas as mensagens sincronizadas com seu Mac. Assim, não haverá qualquer cópia do código nos seus aparelhos.
Dica 4. Use outro e-mail. Mas, calma! Não é preciso trocar de conta, mas se você recebeu algum e-mail com a sequência isso pode travar o aparelho. Se precisar enviar um e-mail, acesse uma conta alternativa. Enquanto isso, vá em outra máquina, acesse a conta, apague as mensagens com o código e volte a usá-la. O bug também age em aplicativos de e-mail.