Pular para o conteúdo principal

Xbox One: confira a evolução dos consoles da Microsoft

O Xbox One marca a terceira geração de consoles com um salto significativo após 12 anos desde o lançamento do primeiro modelo. Depois de chegar às lojas em 2001 para competir diretamente com o PlayStation 2, a Microsoft lançou um revolucionário Xbox 360 em 2005, turbinado por inúmeros acessórios que tornaram o game diferenciado. Em 2013 os usuários de todo o mundo poderão acessar o Xbox One, a aposta da empresa para a nova geração de consoles.
Veja o que rolou no anúncio do Xbox One, da Microsoft.
Confira a evolução do Xbox, o console da Microsoft (Foto: TechTudo)Confira a evolução do Xbox, o console da Microsoft (Foto: TechTudo)
Lançamento
O primeiro console produzido de forma direta pela Microsoft utilizava como mídia um leitor de CD e DVD, além de trazer uma CPU baseada no Pentium III. Já seu sucessor chegou às lojas oferecendo suporte para HD DVD, com memória RAM de 512 MB DDR3 e com suporte para capacidade de armazenamento variável.
O Xbox lançado em 2001 (Foto: Wikimedia Commons) (Foto: O Xbox lançado em 2001 (Foto: Wikimedia Commons))O Xbox lançado em 2001 (Foto: Divulgação)
O Xbox One chegará ao mercado consideravelmente mais robusto. Com um drive Blu-ray, USB 3.0, HDMI in/out e suporte para o controle de movimentos Kinect. O console ficou aparentemente maior, porém com um poder de processamento significativo. As informações sobre o processador ainda não foram confirmadas oficialmente pela empresa.
Gráficos
A mudança gráfica entre as gerações é visível. Enquanto o primeiro Xbox já trazia gráficos considerados surpreendentes para o início do século XXI, o Xbox 360 alcançou seu auge na metade de sua história, apostando em franquias como Halo e Gears of War, para demonstrar todo seu poder de processamento e conquistar inúmeros jogadores.
Forza 5 (Foto: Divulgação)Forza 5 será um dos games que promete revolucionar com gráficos incríveis (Foto: Divulgação)
Surpreender graficamente é uma das apostas do Xbox One. Com um nível de detalhes bem acima do convencional a empresa já demonstrou a capacidade de processamento do novo console através do gameplay de alguns jogos. O processo de produção de Fifa 14 ganhou um pequeno vídeo, com a modelagem de alguns jogadores e dos estádios. A ascensão visual dos consoles da Microsoft vem em uma crescente considerável, alcançando seu ápice em títulos lançados recentemente.
Kinect
Decisivo para o projeto de tornar o Xbox cada vez mais próximo dos usuários casuais, a Microsoft lançou o Kinect em 2010. Modificando a maneira como o usuário se relaciona com o console, a empresa ofereceu total liberdade aos jogadores tanto in game, quanto na interação com os menus.
Foto do novo console, junto ao novo joystick e o novo Kinect (Foto: Reprodução)Foto do novo console, junto ao novo joystick e o novo Kinect (Foto: Reprodução)
O Xbox One trará uma nova versão do Kinect. Com a capacidade de capturar imagens em 1080p, o dispositivo será oferecido em todas as versões do vídeo game. Suas funcionalidades ficaram consideravelmente mais apuradas, principalmente através do controle de voz, que identifica palavras-chave dentro de frases aleatórias para executar os comandos.
Xbox Live
Decisiva na conquista de mercado por parte da Microsoft, o primeiro Xbox ofereceu aos jogadores a versão inicial da Xbox Live, com intuito de tornar os jogos cada vez mais sociais. Apesar de paga a opção fez um sucesso grandioso ao redor do mundo, porém não era oferecida oficialmente no Brasil.
Aprenda a comprar na Xbox Live (Foto: Reprodução)A atual Xbox Live (Foto: Reprodução)
Já a Xbox Live do Xbox 360 evoluiu muito com passar do tempo, tornando-se hoje uma central de mídia quase completa. Atualmente, os usuários podem assistir filmes, interagir com amigos e baixar conteúdos para jogos, além de acessar inúmeros aplicativos diferenciados que acrescentam o suporte do console.
Embora já possa ser considerada robusta, a Xbox Live vai receber melhorias consideráveis no Xbox One. Os usuários poderão salvar progressos de jogos, games e filmes na nuvem, além de efetuar chamadas de áudio e vídeo através do Skype. Para o público que vive em território norte-americano, as inovações não param por aí. Foram anunciadas parcerias mais próximas tanto da NFL, quanto do canal ESPN, com transmissão de conteúdo exclusivo através do console.
Preço
O preço de lançamento do Xbox para o Xbox 360 variou timidamente. Lançado em 2001 por U$299 o primeiro console viu seu sucessor ser lançado em duas versões: U$299 e U$399. As opções variavam entre o tamanho do armazenamento interno e os acessórios oferecidos, aumentando a diferença entre os produtos de maneira considerável. O preço do Xbox One ainda não foi confirmado oficialmente.
Jogos anunciados
O primeiro Xbox chegou às lojas com cerca de 20 jogos confirmados e alcançou o maior número de vendas justamente com a franquia Halo. Já em 2005, o Xbox 360 foi anunciado em parceria com franquias grandiosas. O console chegou ao mercado já sabendo que iria receber jogos como Resident Evil 5, Fifa 06 e Call of Duty 2 em um futuro próximo.
Jogadores da defesa também marcarão de forma mais inteligente em Fifa 14 (Foto: Divulgação) (Foto: Jogadores da defesa também marcarão de forma mais inteligente em Fifa 14 (Foto: Divulgação))Fifa 14 (Foto: Divulgação)
Por falar em Call Of Duty, a franquia continua extremamente próxima da Microsoft. Call of Duty: Ghosts é um dos principais lançamentos para o Xbox One, que contará ainda com títulos como Fifa 14, NBA Live 14 e Forza Motorsport 5. A empresa já informou em sua conferência que serão lançados 15 títulos exclusivos em um período de 12 meses após o lançamento do console, sendo que entre eles oito serão novas franquias.
Conforme ficou claro nos anos subsequentes ao lançamentos de novos consoles, a Microsoft não parou de inovar. Assim como aconteceu com os outros vídeo games da empresa, novas informações serão divulgadas no seu evento na E3 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red