Assim como sistemas operacionais, serviços de armazenamento em nuvem também contam com o recurso da pasta lixeira. Mas é preciso estar atento porque há serviços que apagam os arquivos permanentemente depois de certo período. Aprenda no tutorial do TechTudo como restaurar arquivos deletados do Google Drive, Skydrive e Dropbox.
Google Drive
Passo 1. No menu à esquerda, clique em Lixeira/Trash e visualize tudo o que você já excluiu. Se você não encontrar esta opção, clique em More para abrir os demais botões.
Passo 2. É possível abrir os documentos apagados para conferir se é isso mesmo o que se precisa. Para a recuperação, selecione um os mais documentos na primeira opção à esquerda do arquivo.
Passo 3. Note que um novo menu surge acima dos arquivos. Clique em Restaurar/Restore para a restauração. Depois é só clicar em Todos os itens/All items e encontrar seu documento.
Skydrive
Passo 1. No menu à esquerda, clique em Lixeira para visualizar todos os arquivos excluídos.
Passo 2. Observe que no menu da lixeira, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft disponibiliza a opção de se restaurar todos os arquivos deletados. Caso não seja este o seu desejo, selecione um ou mais documentos na caixa ao lado de cada arquivo.
Passo 3. Por fim, clique em Restaurar e voilá! Em seguida, vá até Arquivos e encontre o item que precisa.
Dropbox
Passo 1. Ao abrir o Dropbox, observe o menu com quatro botões que fica ao lado na caixa de busca. Em cinza, está o botão da lixeira. Ao passar o mouse sobre ele, note a mensagem “mostrar todos os itens excluídos”.
Passo 2. Clique na lixeira para visualizar os arquivos apagados. Eles aparecem em cinza abaixo dos itens salvos.
Passo 3. Para efetuar a restauração, clique com o botão direito sobre o item excluído e confirme o procedimento na caixa de diálogo que surgir. Para selecionar mais de um item, clique em cada um pressionando a tecla Shift.
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