Pular para o conteúdo principal

Preço baixo, Mario e jogos exclusivos; veja motivos para ainda comprar um Wii


Nintendo Wii foi uma inegável revolução no mercado de games. Ele aproximou as pessoas na sala, quebrou paradigmas de jogabilidade, fez muita gente se exercitar e atraiu quem normalmente não joga videogames. Muitos diriam que o Wii foi traído pela própria Nintendo, na sua decisão de não incluir suporte a gráficos em alta definição. Mesmo assim, o console foi um sucesso, e ainda é uma excelente e acessível compra para qualquer jogador. Saiba porque:
Sucesso de vendas, o Wii estabeleceu padrões de jogabilidade (Foto: Divulgação)Sucesso de vendas, o Wii estabeleceu padrões de jogabilidade (Foto: Divulgação)
- Preço baixo
O Wii é o console atual mais barato do mercado. Há inúmeras lojas virtuais brasileiras com promoções que incluem console, jogos e controles adicionais. Também não há dificuldade em encontrar jogos a preços justos, principalmente de coleções como ‘Nintendo Selects’. Além disso, o Wii U já começa a ser vendido no Brasil em breve, o que vai baixar ainda mais os preços dos jogos do Wii.
Alguns dos jogos da linha Nintendo Selects, para o Wii (Foto: Divulgação)Alguns dos jogos da linha Nintendo Selects, para o Wii (Foto: Divulgação)
- Precisão
Para jogos que envolvem mira, como os de tiro, o Wii Remote é o controle mais preciso que existe para consoles – só perde, é claro, para o conjunto teclado + mouse nos PCs. Se jogos como Call of Duty tiveram vendas baixas no Wii pelos gráficos mais simples, títulos como Metroid Prime e Resident Evil 4 ficaram perfeitos no console, que também promoveu o retorno do gênero de tiroon-rails em Resident Evil Chronicles, House of the Dead Overkill, Dead Space Extraction e Sin and Punishment: Star Successor.
Leon e Claire cercados de zumbis em Resident Evil: Darkside Chronicles (Foto: Divulgação) (Foto: Leon e Claire cercados de zumbis em Resident Evil: Darkside Chronicles (Foto: Divulgação))Leon e Claire cercados de zumbis em Resident Evil: Darkside Chronicles (Foto: Divulgação)
- A maior biblioteca de exclusivos da geração
Quantidade é muito diferente de qualidade, mas o carinho que a Nintendo tem com seus jogos é o que a mantêm no mercado há décadas. Super Smash Bros. Brawl, Mario Kart Wii, Kirby’s Epic Yarn, Donkey Kong Country Returns, Tatsunoko vs. Capcom, Metroid Prime 3, The Legend of Zelda: Twilight Princess e Skyward Sword (este considerado por muitos o melhor do console) possuem, cada um, uma jogabilidade única e de muito estilo, e estão entre os melhores jogos desta geração.
O belíssimo mundo de Skyward Sword, o último grande jogo do Wii (Foto: Divulgação)O belíssimo mundo de Skyward Sword, o último grande jogo do Wii (Foto: Divulgação)
- Fazer papel de bobo sem culpa
A maioria dos jogos do Wii exigem movimentos do jogador, em maior ou menor grau. Entre os mais vendidos, até os dias atuais, estão jogos de dança como Just Dance e The Michael Jackson Experience. Os jogadores mais desinibidos podem se divertir na frente da TV com os mais famosos e malucos passos de dança. Quem não tem muito ritmo, por outro lado, pode curtir WarioWare: Smooth Moves, coletânea de minigames que também exigem que o jogador se movimento diante da tela.
Just Dance é até hoje uma febre no Wii (Foto: Divulgação)Just Dance é até hoje uma febre no Wii (Foto: Divulgação)
- Suar a camisa
Mais do que movimentos de dança, o Wii ficou famoso por suas fantásticas simulações de esportes. Wii Sports estabeleceu o padrão, e hoje é o jogo mais vendido de todos os tempos. Wii Sports Resort elevou a escala, com sua frenética versão de tênis de mesa. Ambos os jogos podem fazer você cansar, mas o Wii Fit (e sua expansão, Wii Fit Plus) criaram verdadeiras academias dentro da casa dos jogadores. É possível montar programas de exercícios e acompanhar sua perda de peso.
A Balance Board do Wii Fit dá muitas opções para entrar em forma (Foto: Divulgação)A Balance Board do Wii Fit dá muitas opções para entrar em forma (Foto: Divulgação)
- Interatividade e imersão
O Wii Remote não funciona apenas para dançar, se exercitar ou atirar. Jogos completos usaram a versatilidade do controle para interagir com diferentes objetos e elementos dos seus cenários, como o emocionante Silent Hill: Shattered Memories. Da mesma forma, títulos como Red Steel 2 mostraram impressionantes combates com espada em primeira pessoa, e Boom Blox (e sua sequência, Bash Party, ambos criados pelo diretor Steven Spielberg) mostrou alguns dos melhores puzzles tridimensionais baseados em física já feitos.
Red Steel 2 mostrou que duelos de espada em primeira pessoa são possíveis (Foto: Divulgação)Red Steel 2 mostrou que duelos de espada em primeira pessoa são possíveis (Foto: Divulgação)
- RPGs Japoneses
Os chamados JRPGs são um gênero muito particular de jogo, com tramas elaboradas de fantasia, muitas linhas de diálogo e combate técnico. O Wii ganhou alguns dos melhores dos últimos anos, como Xenoblade Chronicles, The Last Story, Pandora’s Tower e Dragon Quest X. Isto sem falar no relançamento de clássicos como Super Mario RPG, Chrono Trigger, Breath of Fire II e de várias edições de Final Fantasy e Phantasy Star, através do serviço Virtual Console.
As belas e vastas paisagens de Xenoblade Chronicles (Foto: Divulgação)As belas e vastas paisagens de Xenoblade Chronicles (Foto: Divulgação)
- Uma aula de história
O Virtual Console, na verdade, se tornou o motivo pelo qual muitos compraram um Wii. Sua biblioteca inclui jogos do NES, SNES, Nintendo 64, Master System, Mega Drive, TurboGrafx-16, Neo Geo, Commodore 64 e MSX. Seus jogos foram perfeitamente emulados no console, intocados de suas versões originais. Diferentes gerações de jogos do Sonic, Street Fighter, Mega Man, Legend of Zelda, Kirby e muitos outros estão disponíveis a preços bem camaradas.
Mega Man 2 retornou em toda sua glória no Wii (Foto: Divulgação)Mega Man 2 retornou em toda sua glória no Wii (Foto: Divulgação)
- Super Mario
O que nos leva, obviamente, ao mascote da Nintendo. O encanador de vermelho é sinônimo de videogames, e o Wii possui todos os seus melhores jogos. Super Mario World e os quatro Super Mario Bros. originais (também reunidos na coletânea Super Mario All-Stars), Super Mario 64 e Paper Mario no Virtual Console, além dos exclusivos Super Paper Mario, Super Mario Galaxy 1 e 2 e New Super Mario Bros. Wii são jogáveis. É o console mais completo para os fãs de plataforma.
Super Mario Galaxy e sua sequência estão entre os destaques do WiiMega Man 2 retornou em toda sua glória no Wii (Foto: Divulgação)Super Mario Galaxy e sua sequência estão entre os destaques do WiiMega Man 2 retornou em toda sua glória no Wii (Foto: Divulgação)
- Incluir toda a família
Para quem não joga, ou não reconhece grandes títulos de games, este é sem dúvida o melhor motivo para ter um Wii. Os jogos são acessíveis o suficiente para crianças pequenas e idosos, e possuem muitas opções multiplayer para integrar todos, com controles simples e poucos botões. Recursos online não são o forte do console, mas ele compensa com muitos títulos para até quatro jogadores simultâneos. Quem busca comandos complexos e uma jogabilidade hardcore, há também o controle Classic Pro, barato e com o layout de botões similar ao Dualshock do PlayStation.
O tênis de Wii Sports foi uma febre mundial (Foto: Divulgação) (Foto: O tênis de Wii Sports foi uma febre mundial (Foto: Divulgação))O tênis de Wii Sports foi uma febre mundial (Foto: Divulgação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red