Pular para o conteúdo principal

Projecto Colibri 7.1.0 – Mais para a gestão do seu negócio


Actualmente são muitos os profissionais liberais e as pequenas e médias empresas que querem soluções de gestão que sejam úteis, práticas e a preços justos. Se possível terem mesmo uma vertente gratuita, para impulsionar o sector. O Projecto Colibri oferece isso ao mercado nacional.
Agora com uma nova versão, onde foram actualizados alguns reports e muitas novidades sugeridas pelos muitos utilizadores que têm adoptado esta suite como o seu parceiro de negócio.

O software está cada vez mais simplista e simplificado. As pessoas já não toleram novelos de funcionalidades que obrigam cada pessoas a imensas horas de treino. É nesta perspectiva que o Projecto Colibri tem desenvolvido a sua suite: simples, útil e abrangente… tudo com o lema de bem servir desde a suite versão gratuita até à versão paga. Ahhh e é portuguesa a empresa!
Esta nova versão traz alguma boas novidades, entre elas os processamentos automáticos, onde foi criada uma nova opção na barra de ícones chamada “Processamento”. Também existem novidades nas opções de alteração de “Taxas de Iva” e processamento do ficheiro SAF-T que passam a estar integradas nos processamentos.
Mais novidades:
Controle de séries de Integração.
Os ofícios circulados relativos à certificação introduzem excepções na exportação do campo HashControl doSAFT, nomeadamente no que toca a documentos registados na aplicação cuja origem é um sistema manual (em caso de impossibilidade de utilização do sistema electrónico) ou importados automaticamente de outro sistema. O Colibri passa a estar conforme as recomendações técnicas no que toca à integração de documentos manuais.
NOTA: Esta funcionalidade apenas está disponível na versão profissional.
  • Foi criado um novo campo em séries de documentos, a ser editado na grelha, que define o Tipo de Série. Apenas a integração manual está a ser tratada internamente, no entanto a integração automática está visível, pois pode ser implementada através da API, por exemplo.
  • A lógica do processamento da Mensagem apresentada nos documentos foi actualizada para ter este cenário em conta
  • A exportação do SAFT foi actualizada para ter este cenário em conta.
Controle de fórmulas por unidade de medida.
  • Os campos de variáveis e formula passam a ser validados nas unidades de medida. A formula pode ser qualquer equação matemática, incluindo ou não as variáveis definidas, e será sempre validada na sua introdução.
  • Na vista de documentos será sempre necessário colocar no layout o campo “peças” e pelo menos 1 dos campos variáveis. O resultado da fórmula será calculado de acordo com os valores introduzidos nos campos variáveis, e por sua vez multiplicado pelo numero de peças vendidas.
  • Caso a unidade de medida base contenha variáveis, o nome das colunas nas vistas de documentos serão substituídos pelo conteúdo dos campos variáveis.
Controle de impressora por documento.
  • Criado novo campo em Gestão de Documentos, que será sempre inicializado com as impressoras definidas no sistema. A impressão directa do documento passa a ser possível na versão profissional.
Actualização de preços na emissão de documentos com moeda estrangeira.
  • A actualização de preços passa a ter em conta o valor do cambio da moeda, por forma a não adulterar os preços quando é emitido um documento em moeda estrangeira.
Correcções:
  • A validação do NIF não estava a ter em conta a possibilidade de existência de números começados em 7 (ex: heranças).
  • Correcção na lógica de gravação de ENTIDADES por forma a evitar a criação de elementos a NULL na tabelaENTIDADES ARTIGOS.
  • O ficheiro SAF-T passa a ser gravado mesmo que seja gerado com erros.
  • O ficheiro SAF-T era gerado com erro caso o código postal da empresa não estivesse no formato xxx-yyyy.
  • O ficheiro SAF-T não estava a ter em conta a possibilidade de existir MAIS de uma entidade do tipo CLIENTE com ligação SAFT.
  • Os avisos de facturação estavam a ser incorrectamente aplicados a alguns documentos.
  • Diversas correcções e melhorias relativas ao INTERFACE em todas as plataformas.
  • Diversas correcções relativas ao comportamento da aplicação na plataforma MAC OSX.
Em resumo…
Muitas novidades estão lançadas mas muitas mais estão na forja. Esta suite está constantemente em evolução e com o lançamento de novas plataformas, mais concretamente os dispositivos tablets, aparecerão novidades já na versão 8.
Para saberem todas as alterações nesta versão, visitem este link.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X
Download [win]: Projecto Colibri RCP 7.1.0 32bits | 64 bits
Download [linux]: Projecto Colibri RCP 7.1.0 32bits | 64 bits
Download [mac]: Projecto Colibri RCP 7.1.0 32bits | 64 bits
Homepage: Projecto Colibri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...