Pular para o conteúdo principal

Puran Utilities, chega a revolução da manutenção no PC?

Hoje em dia muitos dos nossos leitores já se deram conta que existe um alargado leque de ferramentas dedicadas à manutenção do Windows, alguns gratuitos e outros pagos. O Puran Utilities, que na minha opinião não é apenas mais um, é uma útil e completa ferramenta gratuita que oferece aos seus utilizadores um conjunto de mais de 20 utilitários agrupados e com funções bem distintas no que toca à manutenção correcta do nosso sistema operativo Windows e que promete surpreender tudo e todos. Com todas as opções disponibilizadas poderemos obter um melhor desempenho do nosso computador com a grande mais valia do «modo automático», que com apenas um clique no rato mantém o computador limpo e livre de erros.




Resumidamente, o Puran Utilities permite-nos de forma objectiva manter o nosso sistema limpo, optimizado, desfragmentado, entre outras vantagens. Existe, por exemplo, um assistente de manutenção disponível que é bastante útil pois ajuda na obtenção de um melhor desempenho do seu computador.
Tal como mencionado, no Puran Utilities existe uma vasta gama de utilidades que se tornam preciosas ao longo do tempo e que servem para dar uma manutenção contínua a nosso PC. Aqueles e aquelas que se preocupam em manter o sistema a funcionar sem problemas, têm uma panóplia de utilitários de manutenção que são mais do que suficientes para conseguir esse objectivo eficazmente. Entre eles podemos encontrar ferramentas para:
  • Verificação do disco rígico (Disk Check);
  • Desinstalador (Uninstaller);
  • Gestor de programas de arranque (Startup Manager);
  • Gestor de Serviços (Service Manager);
  • Limpeza do disco rígido (Disk Cleaner);
  • Limpeza de pastas vazias (Delete Empty Folders);
  • Correcção de atalhos (Fix Shortcuts);
  • Limpeza do Registo do Windows (Registry Cleaner);
  • Desfragmentação do Registo do Windows (Registry Defrag);
  • Desfragmentação do disco rígido (Puran Defrag);
  • Pesquisa de ficheiros duplicados (Duplicate File Finder);
  • Recuperação de informação (Data Recovery);
  • Análise aos ficheiros mais acedidos do disco (Disk Files);
  • Optimização para jogos (Gaming PC);
  • Eliminar ficheiros de forma permanente (Permanente Delete);
  • Limpeza geral do Disco, parcialmente ou na totalidade (Disk Wipe);
  • Temporizador para encerramento (Shutdown Timer);
  • Dividir ficheiros de pequena ou grande dimensão (Splitter);
  • Apagar histórico dos nossos passos, seja na Internet seja em diversos programas (Delete History);
  • Optimização por processos programados (Batch Fix)
  • Guia de manutenção passo-a-passo (Maintenance Wizard);
  • Converter o nosso PC aos serviços mínimos de funcionamento poupando recursos (Minimal PC);
  • Informações sobre o nosso PC (System Information).
Podemos partir de vários principios como por exemplo o facto de o disco rígido ser um dos principais motores do nosso computador e ser colocada à nossa disposição uma ferramenta de verificação de disco e que ainda pode corrigir eventuais erros encontrados. Por outro lado temos também um desinstalador que ajuda a libertar espaço em disco e uma ferramenta de desfragmentação, do disco e do registo, que permitem optimizar o layout e desempenho.

Para aqueles que se preocupam mais com a privacidade, existe um utilitário completo de limpeza que vai limpar o histórico tanto da cache dos exploradores de Internet mais conhecidos (Internet Explorer, Firefox, Chrome)  como também da utilização de programas populares (Explorador do Windows, Winzip, Winamp, Office, a Área de Transferência, Filezilla, 7-Zip, etc).

Quando precisarmos de maximizar os recursos do sistema, como por exemplo quando pretendemos jogar ou executar software de uso intensivo do hardware e queremos garantir que não há nada de supérfluo no funcionamento do sistema em geral, temos à disposição uma ferramenta para tal, cortar as gorduras de tudo aquilo que na verdade não faz falta ao funcionamento essencial no nosso PC. O componente coloca o PC nos «serviços mínimos» e permite facilmente alternar entre perfis de serviços.

De forma quase indiscutível, uma das características que melhor se apresenta é o Assistente de Manutenção (Maintenance Wizard), pois enquanto o programa de forma separada torna bastante simples a melhoria do desempenho com a sua variedade de ferramentas de limpeza e manutenção, com este assistente podemos executar vários componentes, um após o outro, de forma automática – tenham em conta que pode levar algum tempo na execução de várias ferramentas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...