Pular para o conteúdo principal

Conheça programas gratuitos que substituem os pagos à altura


Mudou de sistema operacional ou teve que formatar a sua máquina e precisa readquirir programas fundamentais? O TechTudo preparou uma lista com versões gratuitas de softwares pagos que rodam nos sistemas WindowsMac OS X e Linux. São aplicativos de edição de imagem, pacotes de serviços, descompactadores e antivírus que substituem à altura os concorrentes, sem que você tenha que gastar um centavo.
Uma alternativa gratuita ao Microsoft Office e pacotes afins, o LibreOffice é uma suíte de aplicativos de escritório com código aberto. O aplicativo traz editores de textos, planilhas, gráficos e ferramentas de apresentações e desenho. Os arquivos gerados nele podem ser lidos e editados por outros softwares. O pacote apresenta versões para WindowsMac eLinux.
LibreOffice (Foto: Reprodução)LibreOffice (Foto: Reprodução)
Outra opção é a versão web dos serviços da Microsoft, acessada através do serviçoSkyDrive. Para usar os recursos online, é necessário que a pessoa tenha uma conta no Windows Live. Depois realizar o login, basta entrar no site, clicar em “Criar", presente no menu superior, e decidir qual dos quatro editores deseja usar: Word, Excel, PowerPoint ou OneNote. Uma vantagem desta sobre a edição desktop é o poder de compartilhar arquivos: mais de um usuário, em computadores diferentes, podem editar o mesmo documento.
Photoshop Express Editor,  Paint.NET Pinta

No que diz respeito à edição de imagens, o Adobe Photoshop é imbatível na preferência dos profissionais do ramo. O programa, no entanto, é pago e apresenta apenas uma prova gratuita por 30 dias. Se este período já houver expirado e você quiser continuar fazendo alterações em suas imagens preferidas sem gastar um centavo, deve conhecer então o Photoshop Express Editor e o Paint.Net
Photoshop Express Editor (Foto: Reprodução)Photoshop Express Editor (Foto: Reprodução)
Photoshop Express Editor é a versão online oficial do software. Ele apresenta boa parte dos recursos da suíte, como recorte, redimensionamento, mudança na inclinação, redução de olhos vermelhos, efeitos de imagem, entre outros. Por ser uma edição disponível na web, o serviço é válido para todos os sistemas operacionais.
Paint.NET (Foto: Re)Paint.NET (Foto: Re)
Já o Paint.NET é um programa gratuito de edição de fotos e imagens para Windows. O editor é capaz de produzir bons resultados com suas ferramentas e apresenta suporte para camadas, função "desfazer" ilimitada, efeitos especiais e muitas outras opções. Além disso, existe uma comunidade online ativa, na qual é possível compartilhar tutoriais, dicas, plugins e ajudas em geral com as ferramentas. Vale lembrar que para que o programa funcione corretamente é necessário ter o Microsoft’s .NET Framework 3.5 instalado.
Aos que preferem os sistemas operacionais Mac OS X ou Linux, uma opção é o Pinta, programa gratuito e aberto à colaboração de desenvolvedores. Ele tem alguns recursos interessantes, boa parte deles referentes aos ajustes e controles de brilho, contraste, curvas e saturação das cores na imagem. Vale ressaltar que se faz necessário instalar previamente aplicações específicas para cada SO antes de realizar o download do software.
Se você faz muitos downloads na Internet sabe que descompactadores de arquivos são fundamentais. Os mais conhecidos - Winzip e Winrar - são pagos, mas existem versões gratuitas que não deixam nada a desejar. O 7-Zip, por exemplo, promete um nível de compressão e descompressão mais ágil do que a dos concorrentes.
7-zip (Foto: Reprodução)7-zip (Foto: Reprodução)
A interface da ferramenta é idêntica aos seus similares, não gerando problemas para o usuário se adaptar ao layout e aos recursos. A integração com o Windows é tão completa que, quando um arquivo é selecionado com o botão direito do mouse, o programa aparece dentre as opções de ação. Você fica a apenas um clique de comprimir o que desejar em uma das extensões suportadas.
Para os usuário de Mac, uma ótima alternativa é o The Unarchiver, um aplicativo gratuito e simples de usar, capaz de compactar e descompactar os principais tipos de arquivos de seu sistema. Ele traz ferramentas comumente oferecidas por outros apps do gênero e tem, como diferencial, a capacidade de suportar documentos com caracteres não ocidentais.
Uma opção democrática, que pode ser aproveitada por quem usa todos os sistemas operacionais é o Zipshare, versão online e gratuita do Winzip para compactar, carregar e fazer upload para o Facebook. O programa é útil para quem precisa subir arquivos muito pesados na rede social. É possível carregar itens individuais de até 20MB e compartilhar, no total, 100MB de fotos, vídeos etc.
Quando se fala em segurança, há diversas opções de antivírus pagos que prometem deixar os computadores livres de ataques de pragas virtuais, como vírus, cavalos de troia e worms. Mas e se você não puder renovar a licença do programa, vai deixar seus arquivos em risco? Claro que não! Boa parte das desenvolvedoras destes softwares de segurança dispõem versões gratuitas para que os usuários não se sujeitem às ameaças.
AVG Free Anti-Virus (Foto: Reprodução)AVG Free Anti-Virus (Foto: Reprodução)
A versão mais recente do AVG Free Anti-Virus foi formulada pensando na integração com oWindows 8, sistema operacional voltado principalmente para os dispositivos com telas sensíveis ao toque. O programa apresenta funções como o “AVG Protective Cloud Tecnology”, que realiza atualizações automáticas para identificar e prevenir possíveis ameaças na nuvem; “Do Not Track”, que permite o controle do acesso e uso de informações na Internet; e um sistema de escaneamento inteligente, que opera em modo de alta prioridade quando o computador não está em uso e passa, automaticamente, para o perfil de baixa prioridade assim que alguém toca no computador.
Avast! Free Antivírus (Foto: Reprodução)Avast! Free Antivírus (Foto: Reprodução)
Há também o Avast!Free Antivírus, outra opção gratuita e muito boa para a proteção de seu Mac, Linux ou Windows. Ele é capaz de realizar escaneamentos periódicos e de monitorar constantemente a sua máquina, alertando sobre as ameaças assim que o arquivo infectado entra no sistema. O aplicativo apresenta recursos como o controle remoto do computador e o serviço “Sandbox”, útil para quem desejar executar qualquer programa supostamente infectado sem correr qualquer risco ou sofrer algum dano.
Agora não há mais desculpas para não fazer um trabalho da faculdade, proteger seu computador ou enviar arquivos extremamente pesados para os seus amigos. Basta escolher o aplicativo que mais o agrada e colocar as mãos a obra (e não no bolso).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red