Pular para o conteúdo principal

10 utilitários gratuitos para ter no Mac

Depois do lançamento do novo MacBook Pro Retina nesse ano a febre por Macs só aumentou. E para ajudar os usuários que adquiriram um novo Mac, selecionamos 10 ótimos utilitários gratuitos para começar a usar o melhor do sistema operacional da Apple. Confira:

1. Found

Uma das primeiras coisas que aprendemos a fazer quando começamos a utilizar um PC com Mac é a navegar pelas pastas e arquivos. Quem utiliza muito o computador e diversos serviços na nuvem pode acabar confundindo, muitas vezes, os locais de seus documentos, levando um tempo desnecessário para encontrá-los.
O Found é um utilitário para Mac capaz de facilitar esse trabalho. Com suporte a serviços como Dropbox, Gmail e Google Drive, ele é capaz de procurar no computador e na nuvem qualquer tipo de documento pesquisado. Caso o Dropbox já esteja instalado e configurado na máquina do usuário, ele automaticamente irá buscar no serviço. Ainda há como adicionar as contas do Gmail e Google Drive para buscar também.

2. AppFresh

Outra coisa muito importante é manter sempre os aplicativos atualizados. O AppFresh ajuda a manter tudo rodando em sua última versão e com segurança.
O aplicativo detecta a versão e atualiza todos os softwares instalados no Mac. O freeware apresenta uma interface interessante, semelhante à de programas de gerenciamento torrent e leitores de RSS. Uma coluna à esquerda separa guias separando aplicativos em dia dos desatualizados, categorizando por tipo, fabricante e outros.
É impressionante o número de software desatualizados encontrados num Mac. Em teste, 106 atualizações disponíveis na web foram detectadas.
Segundo o desenvolvedor, Metaquark, o programa funciona checando as novas versões no serviço “i use this”, comunidade de usuários Mac voltada para software. No site, há um aviso sobre possíveis travas dada a versão beta.

3. AppyDays

O AppyDays para Mac é capaz de mostrar diversos aplicativos que entram em promoção e têm seus preços reduzidos ou se tornam gratuitos para download na App Store.
Aplicativos que mostram promoções e outros apps gratuitos do dia já são bem comuns no iOS. Contudo, quando se trata de programas para Mac as opções são bem limitadas.
O AppyDays mostra uma lista bem diversificada com aplicativos disponibilizados por um valor mais barato ou até de graça na App Store. Ele ainda mostra quanto por cento o usuário estará economizando caso compre algum aplicativo na promoção.

4. Dropbox

O Dropbox é perfeito para quem usa várias máquinas e quer manter documentos e arquivos sincronizados entre elas.
O programa fica na área de notificação e apenas avisa (com uma animação em seu ícone) quando está enviando ou baixando arquivos. Os itens que serão sincronizados entre os micros devem ficar em uma pasta criada pelo Dropbox, dentro do diretório Meus Documentos. Basta gravar ou copiar um documento para lá e ele é transferido automaticamente para os PCs que usam a mesma conta do Dropbox.
Ao modificar um arquivo, ele é novamente enviado para todas as máquinas. Se um documento for modificado em dois PCs diferentes antes da sincronia, ele mantém as duas cópias, cabendo ao usuário verificar as diferenças entre eles.

5. Prey

Prey é um dispositivo anti-furto gratuito e de código aberto compatível com Windows, Mac, Linux e Android. Ele envia relatórios imagens e dados de uso do computador roubado.
O aplicativo é muito leve, tem pouco mais de 2 MB e, depois de ser instalado, roda escondido no computador. Caso ele seja roubado ou perdido, o usuário pode acessar um painel de controle no site do Prey e marcar o dispositivo como perdido.
O programa passa, então, a enviar relatórios periódicos com as informações que o usuário solicita. Entre os dados disponíveis estão a localização do aparelho (rastreado por GPS ou Wi-Fi), screenshot, foto da câmera, informações sobre a rede e programas executados.
Ainda dá para bloquear o uso do dispositivo com senha e fazer soar um alarme no melhor estilo Car System.

6. OpenOffice

Desenvolvida por uma comunidade de programadores e construído com código aberto, a suíte OpenOffice integra editores de texto, planilha, apresentação e imagens. Inclui ainda um aplicativo de banco de dados e outro de fórmulas matemáticas. E o melhor: não custa nada.
O OpenOffice, é bom dizer, é compatível com os formatos mais comuns de arquivos do mercado, como os produzidos pelos Word, PowerPoint e Excel. Isso significa que se uma pessoa escrever um documento no Word, ele será aberto no OpenOffice. E vice-versa. No entanto, ele já é preparado para funcionar com os formatos padronizados da ODF e do OpenXML.

7. Mountain Tweaks

O Mountain Tweaks permite realizar ajustes e corrigir inconvenientes no sistema Mountain Lion, para Mac.
A ideia é que o usuário tenha em mãos uma ferramenta simples e poderosa para ajustar suas preferências e deixar o PC rodando com qualidade.
Apesar do nome, o app pode ser utilizado tanto no Mountain Lion, quanto no Lion – versão anterior.
Alguns dos itens que podem ser personalizados são a possibilidade de mostrar arquivos ocultos, desabilitar o Gatekeeper – presente no Mountain Lion, ou até alteração do plano de fundo da área de notificações.
Caso o usuário queira voltar às configurações originais do sistema, basta acessar a aba “Restore”.

8. Lion Designer

Lion Designer é uma aplicação capaz de personalizar toda a interface do Mac OS X. Com ele é possível alterar diversas imagens do sistema a seu gosto.
A interface do aplicativo é bem simples e mostra todas as opções que podem ser alteradas. Há como mudar o fundo do Mission Control, o plano de fundo da área de notificações (caso o usuário esteja utilizando o Mountain Lion), e diversos outros atributos com um simples clique.
O usuário pode escolher qualquer imagem de fundo para personalizar o Mac, ainda há opções para ocultar ícones da Mesa, colorir ou descolorir os ícones do Finder e até para alterar a velocidade das animações do Launchpad e Mission Control.
Caso o usuário queira voltar para a interface original do Lion, basta clicar no botão “Reset All to Lion Default”.

9. Collections

Collections é um utilitário para Mac capaz de acessar múltiplas contas do Google Docs e Instagram direto do desktop.
A utilidade mais interessante do aplicativo está em sua capacidade para conectar diversas contas em uma só interface, facilitando o manuseio de arquivos e fotos na nuvem. Além disso, o Collections também permite visualizar os arquivos armazenados mesmo que o usuário esteja offline.
Outro recurso que se destaca é o acesso ao Instagram. A partir do aplicativo o usuário consegue acessar, comentar e curtir as fotos de seus seguidores.

10. CheatSheet

O CheatSheet ajuda quem quer aprender e utilizar ainda mais os atalhos de teclado no Mac. Com ele, é possível visualizar os atalhos de cada diferente programa em apenas segundos.
O app é gratuito, leve, e bem simples de usar. Após ser instalado, ele roda em segundo plano e não possui nenhuma interface. Tudo que o usuário precisa fazer é apertar a tecla Command por aproximadamente 2 segundos e visualizar a tela com os atalhos. Ao soltar a tecla, a pequena tela desaparece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red