- ReproduçãoO pplicativo Proteste Postos está disponível para Android e iOS
Carro com tanque vazio, em uma região da cidade que você não conhece muito bem. Como saber onde encontrar o melhor preço para abastecer? Seu smartphone pode ajudar nessa tarefa com o aplicativo gratuito Proteste Postos, disponível para celulares com Android ou iOS (iPhone). A ferramenta usa o sistema de localização do aparelho para mostrar alguns postos com melhores preços na região.
A Proteste, organização que busca defender os direitos do consumidor, realiza estudos e comparativos para avaliar a qualidade de produtos e apontar preços mais baixos, seja em publicações ou mesmo via aplicativo.
DIRETO AO PONTO
Nome: Proteste Postos |
Categoria: Navegação/Transportes |
Preço: Grátis |
Sistema operacional: iOS 3.1 ou superior; Android 2.1 ou superior |
Pontos positivos: Gratuito; comparação entre preços dos postos na região |
Ponto negativo: Exibiu distâncias erradas nos testes; busca de postos limitada; faltam informações sobre gasolina aditivada |
Identificada a localização do aparelho, o aplicativo exibe uma lista com os endereços mais próximos. As informações que exibidas pelo app são: a distância em quilômetros e os preços cobrados no álcool, gasolina, diesel e GNV, mas fica devendo informações sobre gasolina aditivada. No ícone Ver mapa é possível conferir a localização do posto mais próximo.
Ao selecionar o estabelecimento, também é possível fazer rapidamente o cálculo dos gastos. Basta tocar no ícone Simular, escolher o tipo de combustível (a calculadora já importa os preços) e quantos litros pretende colocar, para ter o valor na tela, inclusive com uma estimativa de autonomia do veículo, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário ao app. Os valores são fornecidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A iniciativa é interessante, mas o programa precisa melhorar em alguns aspectos. Durante nossos testes, por exemplo, os dez postos exibidos na lista apresentavam como distância 2,7 km, informação no mínimo estranha. Bastou fazer uma busca no Google Maps para confirmar que esse dado estava errado. Além disso, a lista de estabelecimentos não inclui vários postos na região pesquisada.
Comentários