Pular para o conteúdo principal

7 dicas para melhorar o desempenho do PC em jogos


  • Siga estas dicas e deixe seu PC rodando jogos como novo
    Siga estas dicas e deixe seu PC rodando jogos como novo
Quem joga no computador sabe que o ato de instalar e desinstalar jogos e programas são tarefas corriqueiras e podem acabar deixando a máquina lenta. Não é só isso, até mesmo atividades comuns do dia-a-dia podem influenciar no desempenho do PC para jogos.
“Os jogos são a Formula 1 da computação e, como tal, há espaço para fazer melhorias”, diz Richard Cameron, Country Manager da Nvidia no Brasil. Estes espaços vão desde rotinas simples como desligar o computador de forma correta, até criar perfis para jogos nas ferramentas de gerenciamento da sua placa de vídeo.
Acompanhe logo abaixo essas e outras dicas que vão melhorar a forma que os jogos rodam em seu computador.
Muitos jogadores escolhem usar o Windows XP no lugar do Windows 7 por ser um sistema mais leve e sem frescuras visuais. O problema é que o XP é um sistema antigo que nem mesmo a Microsoft atualiza e não tem acesso às últimas tecnologias como DirectX 10 e 11.
Se seu PC tem Windows Vista atualizar pode virar uma obrigação, pois este sistema consome muitos recursos e é altamente instável. Ou seja, é melhor migrar para o Windows 7 para minimizar a dor de cabeça na hora da jogatina.

Ao instalar uma placa de vídeo, seja da AMD, seja da Nvidia, seu computador terá um menu que leva para o programa de configuração da placa. Nesse menu é possível fazer configurações específicas para cada jogo. Veja como fazer estes ajustes em cada plataforma:
Nvidia Control Panel
   1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione “Painel de Controle da Nvidia”;
   2. Na coluna da esquerda, clique em “Ajustes 3D” e depois em “Gerenciar Configurações 3D”;
   3.Na janela à direita escolha a aba “Configurações de Programas”;
   4. Você verá um menu de cortina que listam as configurações de programas que estão instalados em sua máquina. Caso o game que você vai jogar não esteja listado, use as “configurações automáticas” ou crie uma nova configuração partindo das dicas que são listadas no site oficial da Nvidia.
Catalyst Control Panel
   1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione “AMD Catalyst Control Panel”;
   2. Na coluna da esquerda, clique em “Gaming”;
   3. Na janela da direita existe um menu de cortina onde diversos games estão listados. Carregue a configuração antes de iniciar o game. Se seu jogo não está listado você pode procurar perfis de jogos no site oficial da AMD;
No dia-a-dia o trabalho de leitura e gravação do disco rígido tende a mover o local onde os dados são gravados – ou seja, fragmentando os arquivos.
O Windows 7 já faz este processo automaticamente uma vez por semana, porém você pode alterar o agendamento para um período em que não está usando a máquina, como no período da madrugada, por exemplo.
Para encontrar a ferramenta de desfragmentação de disco siga estes passos
   1. Clique no botão Windows e selecione Computador;
   2. Clique com o botão direito do mouse no drive que você quer fazer a limpeza de disco e depois selecione Propriedades;
   3. Escolha a aba Ferramentas e em Desfragmentação, clique no botão “Desfragmentar agora”. Surgirá uma tela com as seguintes opções:
       • Configurar o agendamento: exibe uma regra no qual você decide quando o desfragmentador de disco vai funcionar;
       • Analisar o disco: verifica se o disco precisa passar pela desfragmentação
       • Desfragmentar o disco: faz a desfragmentação de disco;
Toda vez que você desinstala programas de seu computador sobram fragmentos de informação no registro do Windows. Conforme vai se passando o tempo, essas informações desnecessárias vão pesando em seu sistema e deixando a máquina mais lenta.
O problema é que essa é uma tarefa arriscada, pois alguns programas podem apagar registros importantes para o sistema. Para fazer este trabalho, além CCleaner, o Wise Registry Cleaner Free,  é uma ótima opção pois em todos os testes de UOL Jogos foram excluídos apenas entradas desnecessárias.
Mesmo que estes programas sejam  confiáveis, é inteligente fazer um back-up do registro do Windows e criar um ponto de restauração, afinal sempre é bom ser precavido contra um imprevisto.
Sempre que um programa trava, ou quando a máquina é desligada incorretamente (seja por falta de energia, seja por forçar o reinício), seu computador pode criar erros em seu disco rígido. Com o passar do tempo isso pode interferir no desempenho em sua máquina.
Por isso, Chris Tull, especialista em software e hardware da Microsoft recomenda: “ao menos uma vez por mês o usuário deve utilizar ferramentas de diagnóstico”.
Existem programas que fazem esta rotina como o TuneUP e o CCleaner. Caso você não queria desembolsar uma grana com estes aplicativos, você pode utilizar o bom e velho Check Disck do Windows. Para isso siga estes passos:
   1. Clique no botão Windows e selecione Computador;
   2. Clique com o botão direito do mouse no drive que você quer fazer a limpeza de disco e depois selecione Propriedades;
   3. Escolha a aba Ferramentas e em Correção de Erros, clique no botão “Verificar agora”. Surgirá uma tela com as seguintes opções:
       • Reparar Automaticamente: corrige os erros sem consultar usuário;
       • Busque e tente recuperar setores defeituosos: faz uma varredura completa do sistema em busca de erros que ficam escondidos nos confins do disco rígido;
   4. Clique em Iniciar.
Dependendo do tamanho de seu disco o processo poderá de poucos minutos a algumas horas. Para obter melhores resultados, não utilize o computador e feche todos os programas durante a varredura.
Vale lembrar que para fazer essa rotina é necessário ter privilégios de Administrador do Windows.
Esse é o be-a-bá do jogador de videogame. As atualizações de drivers sempre trazem melhorias para sua máquina que melhoram o desempenho do computador. “Em alguns casos a atualização de drivers de vídeo aumentam a performance de jogos em até 30%”, diz Richard Cameron.
Para isso você pode usar o Windows Update para procurar os drivers mais recentes ou procurar no site do fabricante da sua placa de vídeo.
Pode parecer bobagem, mas a poeira que fica dentro do gabinete de seu computador pode prejudicar o desempenho da máquina. Porém tirar aquele pó lá de dentro é mais difícil do que parece, afinal, você não vai passar um paninho pra limpar – e nem adianta pensar em assoprar, isso só vai piorar as coisas.
Com a ajuda de uma lata de ar comprimido (que você encontra em lojas de material para construção) você pode disparar pequenos jatos onde se concentra a poeira em sua máquina. Isso geralmente se resume em ventoinhas, componentes de memória RAM e discos rígidos.
Não dispare jatos muito constantes em um único local, pois isso pode prejudicar os componentes da sua máquina. Faça disparos rápidos e com movimentos circulares para que a poeira saia da máquina.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red