Pular para o conteúdo principal

Guia de compras para a linha de MacBooks lançada em 2012


TechTudo preparou um especial para auxiliar os leitores a escolherem qual MacBook é o mais adequado para suas necessidades. A seguir, faremos um pequeno resumo dos prós e contras de cada um dos modelos disponíveis para venda no site da Apple. Atualmente, existem duas linhas, o MacBook Pro e o MacBook Air. O MacBook tradicional, conhecido pela cor branca, foi descontinuado.

A linha portátil de computadores da Apple é uma das linhas mais famosas da grande Maçã. Os aparelhos, por contarem com design bonito, limpo e com uma grande capacidade e oferta de recursos, colocam os usuários em dúvidas na hora de escolher qual é o MacBook mais adequado para as suas necessidades.
MacBook Pro com tela Retina

O MacBook Pro com tela Retina é o portátil com a tela mais incrível já instalada em um dispositivo do gênero. Com uma densidade de 220 pixels por polegada, a tela fornece uma resolução de 2880×1800 pixels em 15,4 polegadas. A tela permite que você veja nos máximos detalhes fotos em alta resolução e vídeos. Nem é necessário dizer que este modelo de MacBook é o mais adequado para entusiastas na edição de conteúdo multimídia, designers, arquitetos, editores de vídeo e fotógrafos.
Novo MacBook Pro com tela Retina (Foto: Reprodução)Novo MacBook Pro com tela Retina (Foto: Reprodução)
Além disso, a configuração do MacBook Pro com Retina é fantástica. Ele possui 8GB de memória DDR3, portas USB 3.0, processador da linha core i7 e armazenamento em SSD, o que garante excelentes tempos de resposta e um boot muito rápido. Sobretudo, para aguentar a grande resolução, ele conta com um sistema híbrido de aceleração gráfica.

O aparelho ainda possui uma Intel HD 4000, ótima para os momentos em que se preza pela economia de energia, e uma GeForce GT 650M com 1GB de memória, ideal para as ocasiões que exigem máximo desempenho. Dessa forma, você pode ter em um MacBook tanto uma autonomia normal, para desempenhar tarefas cotidianas, como um altíssimo desempenho, para jogar algum jogo, editar e renderizar vídeos e imagens, etc.
Prós:

* Excelente configuração, desempenho e autonomia da bateria;
* Tela de qualidade fantástica;
* Corpo fino (mais fino que as versões anteriores do MacBook Pro);
* Saída HDMI nativa.

Contras:
* Preço muito elevado;
* Ausência de leitor/escritor de DVD e CD;
* Ausência de porta Firewire;
* Ausência de porta ethernet, exigindo a compra de um adaptador.

MacBook Pro
O MacBook Pro sem Retina Display possui uma configuração muito semelhante a versão com a tela Retina. Ele possui HDs normais nas versões padrão, o que reduz significativamente o desempenho do sistema em comparação aos MacBooks com SSD, mas o SSD pode ser instalado com a customização da compra.
MacBook Pro 2012 (Foto: Divulgação)MacBook Pro 2012 (Foto: Divulgação)
Além disso, ele mantém a tradição dos modelos anteriores ao oferecer portas FireWire, porta ethernet e gravador de DVD. Desta forma, ele é adequado para profissionais da área de multimídia, que não podem abrir mão dos seus dispositivos FireWire, tais como câmeras e filmadoras e do gravador de DVD para gravar sua produção multimídia. O MacBook Pro é oferecido também na versão 13,3 polegadas, para os usuários que consideram que um MacBook com a tela de 15 polegadas pode ser exageradamente grande.

Prós:


* Excelente desempenho;
* Tela de excelente qualidade.

Contras:


*Ausência de grandes inovações em relação a versões anteriores, o que desmotiva uma atualização pra quem tem um Mac Pro de geração anterior;
* Ausência de SSD nas versões padrão;
* Mais grosso do que a versão Retina;
* O modelo de 15 polegadas é bem pesado e pode incomodar muito ao carregá-lo na mochila.
MacBook Air
O MacBook Air apresenta um equilíbrio perfeito entre desempenho, portabilidade, beleza e duração da bateria. Ele é oferecido na versão de 11 polegadas e na de 13 polegadas. O MacBook Air é extremamente fino, leve (1,08 kg ou 1,35 kg), e permite a escolha de processadores Core i5 ou i7. Em questão de processamento, o desempenho é muito próximo aos seus irmão maiores. Além disso, todas suas versões vem com SSD, o que aumenta em muito o desempenho do sistema e permite que você abra aplicativos instantaneamente.
MacBook Air 2012 (Foto: Divulgação)MacBook Air 2012 (Foto: Divulgação)
Um dos maiores pontos fracos é a placa de vídeo Intel HD 4000. Apesar de ser mais do que suficiente para operações do dia a dia e até para editar vídeos, músicas e fotos, se você for um usuário que joga muitos jogos pesados e lida com muito conteúdo multimídia de alta resolução, talvez valha a pena comprar um irmão mais poderoso do Mac Air.

Sendo assim, o Mac Air é adequado para profissionais que precisam carregar o Mac para todos os lados e se sentem incomodados com o excesso de peso nas mochilas. Ele possui um excelente desempenho e é muito versátil, além de chamar muito a atenção pela espessura muito pequena. Portanto, para pessoas que gostam de mobilidade como autônomos, vendedores e empresários, o MacBook Air é uma excelente opção.

Prós:

* Excelente desempenho;
* Excelente custo benefício;
* Bateria muito boa.

Contras:

* Ausência de porta ethernet;
* Ausência de gravador de DVD;
* Poucas portas USB;
* Ele pode esquentar muito em atividades intensas de processamento, o que pode incomodar, caso você o utilize no colo.
Infográfico com os atuais MacBooks (Foto: TechTudo/Lis Vidal)Infográfico com os atuais MacBooks (Foto: TechTudo/Lis Vidal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red