Se até pouco tempo atrás as TVs de plasma eram sonho de consumo de muitos consumidores, hoje já podem ser consideradas parte de um passado recente. Vieram os aparelhos de LCD, LED e 3D, com mais brilho, menos peso e menor consumo de energia e isso mudou o mercado de televisores.
TV de Plasma se tornou um produto de pouco sucesso (Foto: Reprodução)
A TV de plasma leva vantagem em alguns aspectos interessantes contra a de LCD. Ela não precisa de uma luz de fundo em seu display, por exemplo. A Pioneer chegou até a criar aparelhos com contraste infinito e designs ultrafinos, antes de anunciar que não fabricaria mais este tipo de televisor. Mas isso não foi o bastante.“O Plasma é uma grande tecnologia, que está sofrendo. Têm vantagens contra o LCD, mas também muitas desvantagens”, analisou Raymond Soneira, presidente do Display Mate, empresa especializada em análise de telas.
O público também se impressiona com o brilho maior, o peso menor e o consumo de energia mais saudável. Todos estes fatores combinados explicam a razão de o LCD não só ter ultrapassado o Plasma nas vendas como praticamente dado fim a um ciclo que parecia promissor. Prova disso é a Panasonic, uma empresa que investiu muito no Plasma e recentemente teve US$ 10 bilhões (R$ 20 milhões) de prejuízo em seu balanço financeiro – boa parte por causa desses televisores, que venderam apenas 59% do que a companhia esperava.
Você têm uma TV de Plasma ou já comprou uma de LCD ou LED? Se ainda possui uma, conte para nós o que acha dela!
Comentários