Pular para o conteúdo principal

Sete antivírus gratuitos para seu PC


Você quer que seu software de segurança seja o mais perfeito possível. Afinal de contas, um único pedaço de malware que passe pelas defesas de seu PC pode ser o suficiente para causar danos inimagináveis. Mas você também não quer, ou não pode, gastar muito com medidas de segurança. E aí vem a pergunta: o quão bons são os antivírus gratuitos?
De acordo com nossos testes, alguns destes programas fazem um ótimo trabalho na hora de detectar, bloquear e remover malware. Mas outros não tem o que é necessário para realmente proteger sua máquina.
Neste comparativo buscamos a ajuda da AV-Test, um respeitado laboratório especializado no teste de software antivírus, para colocar vários produtos sob um microscópio. Em uma rigorosa bateria de testes a AV-Test analisou cada um deles para ver como se saem contra ameaças recentes e “criminosos conhecidos”, e o quão bons eles são na hora de eliminar uma infecção. Além disso o laboratório analisou o desempenho do sistema, para ver o quanto cada programa irá “pesar” no funcionamento de seu PC. Por fim, analisamos também se eles são fáceis de usar.
Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus pagos do mercado em 2012

O que vem no pacote?
A maioria dos softwares antivirus gratuitos é básica: são capazes de vasculhar o PC em busca de malware quando você quiser bem como de funcionar em segundo plano monitorando constantemente o sistema. Mas a maioria não inclui recursos comuns nos pacotes pagos, como firewall e opções para que os pais controlem o acesso dos filhos à internet. Uma exceção é o Comodo Internet Security Premium, que inclui um firewall.
O maior problema em adotar uma solução gratuita é que suas opções de suporte são limitadas. A maioria dos programas oferece aos usuários um fórum de discussão onde podem comentar eventuais problemas, mas não há suporte profissional. Mas há exceções: o Comodo Internet Security Premium inclui uma cópia do software GeekBuddy, que permite que você peça auxílio a um técnico da empresa para corrigir eventuais problemas que encontrar.
Qual software escolher?
O campeão foi um velho conhecido, o AVG Anti-Virus Free Edition 2012. Ele é rápido, eficaz ao bloquear ameaças desconhecidas e eficiente na hora de limpar uma máquina infectada. O Avast Free Antivirus 7 e o Panda Cloud Antivirus 1.5 ficaram em segundo e terceiro lugar. Saiba mais sobre cada um deles a seguir. Clique nas imagens para ampliá-las, e no nome de cada programa para ir direto ao site do fabricante.
1) AVG Anti-Virus Free 2012
O AVG Anti-Virus Free 2012 foi o vencedor em nosso comparativo de antivírus gratuitos, com um desempenho perfeito na hora de desabilitar malware. E ele também se saiu muito bem em praticamente todos os testes que executamos.
Nos testes de detecção de ameaças no mundo real, que avaliam o quão bem um antivírus consegue bloquear ameaças novas e desconhecidas, o AVG conseguiu bloquear 85.7% das amostras, empatando com o software da Panda. E ele detectou 98.7% das amostras de malware conhecido coletadas ao longo dos últimos quatro meses. É um bom resultado, mas um pouco aquém dos melhores que já vimos.
Mas o AVG foi insuperável na hora de desativar infecções por malware. Em nosso PC de testes ele detectou e desativou todo o software malicioso instalado, e em dois terços dos casos conseguiu remover da máquina todos os traços do malware.
freeav_avg-360px.jpg
AVG Anti-Virus Free 2012: o melhor entre os programas testados
O programa também é relativamente rápido na hora de varrer um PC em busca de ameaças. Quando pedimos para analisar um conjunto de 4.5 GB de dados (uma varredura “sob demanda”) ele completou a tarefa em 1 minuto e 35 segundos. É o terceiro melhor resultado neste comparativo, mas apenas 4 segundos atrás do primeiro colocado. A varredura “no acesso”, executada automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou salvo, levou 4 minutos e 55 segundos para analisar o mesmo conjunto de dados, na média dos programas analisados.
Gosto da interface do AVG, embora as opções avançadas possam intimidar alguns usuários. Fora isto, se você procura proteção gratuita, sólida e rápida, pode contar com o AVG Anti-Virus Free Edition.
2) Avast Free Antivirus 7
O Avast Free Antivirus 7 ficou em segundo lugar em nosso comparativo. Ele se saiu bem na hora de proteger contra malware, tem uma interface versátil e completou rapidamente nossa bateria de testes.
Mas o programa foi o mais fraco na hora de bloquear ameaças desconhecidas no mundo real: ele pegou apenas 78.6% delas, um pouco acima da média, mas nada impressionante. Ele se saiu melhor ao lidar com ameaças conhecidas, detectando 99.1% de nossas amostras, o que é muito bom. Ele também se saiu bem na hora de limpar uma infecção, detectando todo o malware em nossa máquina de testes e desabilitando 93% dele, o segundo melhor resultado (empatado com o Microsoft Security Essentials). Em dois terços dos casos, o Avast conseguiu remover de nosso PC todos os traços de uma infecção.
O Avast não irá deixar seu PC muito mais lento: ele completou a varredura sob demanda em 1 minuto e 34 segundos, o melhor resultado do grupo, e a varredura no acesso em 4 minutos e 16 segundos, o terceiro melhor.
freeav_avast-360px.jpg
Avast Free Antivirus 7: rápido e eficaz na limpeza do PC
A interface do Avast é “carregada”, e usuários avançados irão encontrar muitas opções para ligar ou desligar. Apesar desta complexidade, ele é amigável o suficiente para não espantar mesmo os usuários menos técnicos.
3) Panda Cloud Antivirus
Se você acha que a instalação de um antivírus deveria ser a mais simples possível, então o Panda Cloud Antivirus 1.5 é o programa para você. Ele é bom ao bloquear malware, e sua interface extremamente fácil de usar é ótima para aquelas pessoas que não querem ficar fuçando em inúmeras opções.
O Panda bloqueou 85.7% do malware desconhecido, mesmo resultado do AVG. E se saiu melhor que o concorrente ao lidar com ameaças conhecidas, detectando 99.94% de nossas amostras.
Mas ele teve um desempenho apenas passável na hora de remover ameaças. Ele detectou todas as infeções em nosso PC de testes, mas só desabilitou 87% delas, o que está na média. Ele só conseguiu remover todos os traços de uma ameaça em 60% dos casos, o que também está na média.
freeav_panda-360px.jpg
Panda Cloud Antivirus 1.5: bom na deteção de ameaças, mas um tanto lento
O programa também não se saiu bem nos testes de desempenho. Ele deixou a cópia de arquivos através da rede consideravelmente mais lenta, e a velocidade de varredura está entre as menores que já vimos: ele completou o teste sob demanda em 6 minutos e 10 segundos, e o teste no acesso em 7 minutos e 25 segundos.
Mas se você valoriza mais a simplicidade do que a velocidade o Panda Cloud Antivirus, com seu bom desempenho na detecção de ameaças, ainda é uma boa opção.
4) Avira Free Antivirus
O Avira Free Antivirus 2012 é rápido e não irá assustá-lo com falsos positivos, mas também é pior do que a média na detecção de malware, e sua interface é complicada demais.
O programa bloqueou 70.4% das amostras de malware desconhecido em nosso teste no “mundo real”, abaixo da média dos outros programas testados. Ele também ficou para trás na hora da limpeza: embora tenha encontrado todas as infecções ativas em nosso sistema, conseguiu desabilitar apenas 80% delas, outro resultado abaixo da média.
Não sou um grande fã da interface do Avira. O painel que dá uma visão geral do programa é melhor que o da versão anterior, mas a interface ainda é técnica demais em alguns pontos. E ocasionalmente ela exibe propaganda.
freeav_avira-360px.jpg
Avira Free Antivirus: interface com propagandas, e proteção abaixo da média
Mas os resultados do Avira não foram de todo ruins. Ele detectou 99.7% do malware conhecido em nosso teste, e foi um de apenas dois programas que não geraram nenhum falso positivo (quando um antivírus identifica um arquivo inofensivo como uma ameaça). Seu tempo de varredura sob demanda de 1 minuto e 31 segundos foi o melhor em nosso teste, e com 4 minutos e 54 segundos a varredura no acesso foi respeitável.
Quem usar o Avira não irá deixar seu PC exposto às ameaças, mas você deveria considerar o AVG, Avast ou Panda antes.
5) Microsoft Security Essentials
O Microsoft Security Essentials 2.1, nosso quinto colocado, é um tanto quanto inconsistente. Gosto de sua interface, e ele é razoavelmente bom na hora de limpar uma infecção, mas ele não se sai bem na hora de impedir a entrada de malware, e demora para completar suas tarefas.
A interface do Security Essentials é simples e direta, e perfeita para quem não quer perder tempo configurando um antivírus. O programa também é eficaz na hora de limpar infecções, sendo capaz de detectar 93% delas em nossa máquina de testes, e removendo todos os traços de malware em 80% dos casos, melhor que qualquer concorrente neste teste. Além disso, foi um dos dois únicos antivírus (o outro foi o Avira) que não gerou um falso positivo sequer.
Mas embora o Security Essentials seja excelente ao remover malware de seu PC, ele não se sai tão bem ao impedir que ele entre na máquina. Ele bloqueou 71.4% das amostras de malware desconhecido em nossos testes no mundo real, um pouco abaixo da média. Já com as amostras conhecidas ele identificou 97%. Ou seja, ficou atrás dos concorrentes, alguns dos quais foram capazes de identificar 99% das amostras.
freeav_ms-360px.jpg
Microsoft Security Essentials 2.1: ótimo na remoção de ameaças, mas proteção desaponta
O Security Essentials não deixou o PC mais lento, mas é mais demorado que os concorrentes em tarefas como a cópia de arquivos e instalação de aplicativos. Sua velocidade de varredura também é abaixo da média: uma varredura sob demanda foi completada em 3 minutos e 56 segundos, e a varredura sob acesso levou 6 minutos e 43 segundos.
Embora o Microsoft Security Essentials tenha algumas boas qualidades, você será melhor atendido por qualquer um dos três primeiros colocados em nosso teste.
6) PC Tools AntiVirus Free
O PC Tools AntiVirus Free 2012 tem alguns pontos fortes, mas foi o pior dos concorrentes quando o assunto é bloquear ameaças desconhecidas. Neste teste ele conseguiu detectar apenas 57.1% das ameaças, ficando bem atrás dos concorrentes.
Por outro lado, ele detectou 99.6% das ameaças conhecidas nos últimos quatro meses. E é um dos melhores programas gratuitos quando o assunto é limpar um PC: ele detectou todas as infecções em nosso PC de teste, e desabilitou com sucesso 93% delas. Em 73% dos casos, ele conseguiu remover da máquina todos os traços de malware.
O programa não prejudicou muito o desempenho da máquina, mas a velocidade de varredura foi inconsistente. A varredura sob demanda demorou 4 minutos e 51 segundos, o que é lendo, mas a varredura no acesso levou apenas 2 minutos e 50 segundos, o segundo melhor resultado entre os programas testados.
freeav_pctools-360px.jpg
PC Tools Antivirus Free: fraco na proteção e insistente no upgrade
No geral o PC Tools é fácil de usar, e sua interface é bem organizada. Uma coisa que achei irritante é que ele tenta lhe vender um upgrade para a versão paga a todo momento.
7) Comodo Internet Security Premium
O Comodo Internet Security Premium 5.9 tem uma interface fácil de usar, e é o único entre os produtos testados que inclui um Firewall. Mas tanto na hora de bloquear quanto na de remover malware, ele ficou atrás dos outros programas que testamos.
O desempenho do Comodo em nosso teste no mundo real foi aceitável: ele bloqueou completamente 78.6% das ameaças desconhecidas, um pouco acima da média dos outros antivírus gratuitos. Ele também bloqueou parcialmente outros 21.4% dos ataques. Mas se saiu mal ao lidar com ameaças conhecidas, identificando corretamente apenas 98.2% das amostras. Pode soar como um bom resultado, mas só dois outros programas tiveram desempenho pior.
A remoção de malware é o Calcanhar de Aquiles do Comodo: ele detectou todas as infecções em nosso PC, mas só conseguiu desabilitar 80% delas, um resultado baixo se comparado aos melhores colocados. E ele também deixou “lixo” para trás com mais frequência, só conseguindo remover todos os traços de uma ameaça em 30% dos casos.
freeav_comodo-360px.jpg
Comodo Internet Security Premium: o único com firewall, mas lento demais na varredura
No geral o Comodo teve pouco impacto no desempenho do PC, mas ele deixou a cópia de arquivos através da rede significativamente mais lenta. Ele também demorou na hora de vasculhar a máquina em busca de ameaças: a varredura sob demanda levou 4 minutos e 31 segundos, o terceiro pior resultado. Mas a varredura no acesso levou assustadores 13 minutos e 58 segundos, quase o dobro do tempo do segundo pior colocado.
Embora o firewall integrado possa tornar o Comodo Internet Security Premium uma opção atraente, sugerimos que você experimente primeiro um dos três primeiros colocados em nosso teste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red