Uma das dores de cabeça para quem tem jailbreak é o cuidado com as atualizações do iOS, já que elas “limpam” o sistema, removendo o Cydia e quaisquer apps ou tweaks instalados por meio dele e impedindo que o jailbreak seja feito novamente. A solução, na maior parte das vezes, é esperar até que os hackers lancem uma nova ferramenta para jailbreak, já que só é possível restaurar um iPhone, iPad ou iPod touch para a versão mais recente autorizada pela Apple – no caso, a 5.1.1.
Uma alternativa é o “downgrade” por meio da ferramenta redsn0w. A ideia é voltar para uma versão que tenha jailbreak, como o iOS 5.0.1, e depois destravar o aparelho. O problema é que há uma limitação: ao instalar o iOS em um dispositivo, o aparelho é conectado aos servidores da Apple, que autenticam a instalação. As informações de autenticação são conhecidas como SHSH Blobs. Só é possível instalar o iOS em um iPhone, iPad ou iPod touch com essa autenticação. Por isso, o Cydia salva os Blobs do seu aparelho em um servidor remoto que mais tarde finge ser o oficial da Apple, permitindo a instalação de qualquer versão que tenha a autenticação salva.
Em outras palavras, só é possível fazer o downgrade de um aparelho que já teve jailbreak em uma versão anterior do iOS (e que o Cydia salvou os Blobs daquela versão automaticamente). Saiba mais sobre esse procedimento e como fazer o downgrade no vídeo abaixo:
Comentários