Pular para o conteúdo principal

Como usar o aplicativo do SkyDrive para Windows

A Microsoft tem investido bastante no SkyDrive, serviço de armazenamento em nuvem integrante da rede Windows Live. O seu funcionamento é baseado em Web, sendo possível interagir com ele simplesmente acessando a página do serviço em qualquer navegador. A fim de facilitar a sua utilização, a Microsoft já havia incluído no Windows 8 um aplicativo baseado na interface Metro, que permite acessar o SkyDrive sem o uso do navegador. Essa semana, a Microsoft liberou um aplicativo baseado em Desktop que, além de funcionar no Windows 8, também é compatível com o Windows 7 e Windows Vista. O aplicativo também está disponível para outros sistemas operacionais como o Mac OS X, iOS e Windows Phone.


A sua principal vantagem é a de controlar os arquivos hospeados na nuvem através do Windows Explorer, como se estivessem em uma pasta comum. Isso torna o processo muito mais transparente e mais ágil.


Para baixar o aplicativo para Windows, acesse skydrive.live.come clique no link Baixe o SkyDrive para o seu dispositivo.


Abaixo da seção SkyDrive para Windows clique em Obter aplicativo.


Por fim clique em Baixar.


Após fazer o download, execute o arquivo de instalação. O processo é automático e não requer a intervenção do usuário.


Terminada a instalação - que é bastante rápida - você verá a tela de boas-vindas, que aparece ao utilizar o aplicativo pela primeira vez.


Clique em Get started e entre com suas credenciais para acessar o SkyDrive.


Na etapa seguinte você definirá em que local ficará a pasta do SkyDrive. Por padrão ela ficará na sua pasta de usuário em C:\Users, mas você poderá clicar em Change e indicar um local de sua escolha.


Quando terminar clique em Next. Na última tela você poderá ativar ou desativar o recurso Fetch your files. Falaremos dele mais adiante. Clique em Done para concluir.


Quando o SkyDrive estiver ativo, você verá o seu respectivo ícone na área de notificação da barra de tarefas.


Ao abrir o Windows Explorer você verá um novo item na seção Favoritos, que dará acesso rápido à sua pasta do SkyDrive.


Para adicionar um arquivo ao SkyDrive, simplesmente arraste-o até o novo atalho.


Ao entrar na pasta você verá um pequeno ícone branco sobreposto ao ícone do arquivo, indicando que ele está sendo sincronizado. Ao término da operação, o ícone ficará verde.


Feito isso o arquivo ficará disponível para acesso na nuvem a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel.


Ao clicar sobre o ícone da área de notificação você encontrará algumas opções do SkyDrive.


Open your SkyDrive folder: Visualiza os seus arquivos do SkyDrive na pasta do Windows Explorer;

Go to SkyDrive.com
: Visualiza os seus arquivos do SkyDrive no site do serviço;

Manage storage
: Exibe a quantidade de espaço que você já ocupou com seus arquivos;

Settings
: Abre a janela de configurações do SkyDrive;

Help
: Abre a ajuda do SkyDrive;

Feedback
: Fornece um formulário para que você dê a sua opinião sobre o serviço;

Exit
: Sai do aplicativo.

Ao clicar em Settings você poderá alterar as - poucas - configurações do programa.



A opção Start SkyDrive automatically when I sign in to Windows permite que o SkyDrive inicialize automaticamente com o Windows e deixa a sua pasta pronta para ser acessada.

Já a opção Make files on this PC available to me on my other devices ativa o recurso Fetch files citado anteriormente na instalação.

Fetch files
Como vimos até aqui, para que os seus arquivos estejam acessíveis na nuvem é necessário movê-los para a pasta do SkyDrive. Mas e se você esquecer de mover para lá um arquivo que precisará acessar de outro local? É aí que entra em cena o recurso Fetch files. Ao ativá-lo durante a instalação ou nas configurações do SkyDrive, você poderá acessar remotamente os seus arquivos, mesmo que não estejam na pasta do SkyDrive.

Para acessar os seus arquivos, acesse o site do SkyDrive. Em seguida clique em um computador listado abaixo de Computers.



Por questões de segurança, você precisará digitar um codigo que será enviado para o seu e-mail secundário ou via SMS para o seu celular.


Após digitar o código, o acesso será concedido aos arquivos do seu computador.


Considerações finais
O SkyDrive é um serviço que vem melhorando gradativamente e a adição de um aplicativo Desktop agrega ainda mais valor ao serviço.

Recursos como a integração ao Windows Explorer, que torna o processo muito mais transparente, e o Fetch files, que possibilita o acesso remoto dos arquivos, vêm para facilitar o seu uso além de oferecer mais alternativas para satisfazer as necessidades do usuário.

A disponibilidade para outros sistemas operacionais e dispositivos aumenta a abrangência do serviço deixando o disponível litaralmente em qualquer lugar.

No entanto o SkyDrive possui fortes concorrentes, o que significa que a Microsoft deve continuar se esforçando para inová-lo. Pois só assim poderá acompanhar um segmento em ascensão e cada vez mais disputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red