Pular para o conteúdo principal

Como instalar o Android em um netbook [vídeo]


Se você acompanha o mundo tecnológico há algum tempo, com certeza já ouviu falar no sistema operacional móvel Android. Em sua quarta versão, o SO para mobiles da Google vem conquistando o público aos poucos, e o número de pessoas que utilizam o sistema cresce a cada dia.
Porém, nem todo mundo tem acesso a um celular com Android. Por isso, o projeto Androidx86 foi lançado. Com ele, você pode instalar o sistema operacional móvel em máquinas comuns, com foco especial para os netbooks.
Além de possibilitar que qualquer pessoa tenha acesso ao SO da Google, esse projeto também facilita a vida de quem deseja atualizar o Android para sua versão mais recente, mas tem receio de fazê-lo por não conhecer direito os recursos oferecidos pela última edição do sistema.
Ficou interessado na possibilidade de ter o Android rodando em seu computador ultraportátil? Então confira abaixo todos os passos necessários para instalar o SO no disco rígido, sem complicações.

Antes de começar

Para instalar o Android em um netbook, você vai precisar ter um pendrive bootável com o Androidx86 nele. Assim fica mais fácil instalar o sistema operacional móvel no disco rígido. Se o seu computador portátil possuir leitor de CD/DVD, é possível utilizar essas mídias no lugar do dispositivo de memória.
Utilize o link abaixo para baixar o Androidx86. É possível perceber que a lista de opções para download é relativamente grande, pois abrange diferentes fabricantes. Mesmo que a marca do seu ultraportátil não esteja na lista, é possível instalar o Android nele sem maiores problemas.
A melhor forma de descobrir qual a opção correta para o seu aparelho é buscando na internet pelo nome do netbook, seguido pelo termo “Androidx86”. Ou seja, se você possui um netbook Asus, por exemplo, é só escrever “Asus XXXX Androidx86” no seu site de busca preferido e investigar o que é dito por outras pessoas a respeito.

E o pendrive bootável?

Existem diversos aplicativos para a criação de dispositivos móveis que suportam boot. No artigo “6 programas para criar pendrives bootáveis”, você encontra algumas das ferramentas do gênero mais utilizadas. É só escolher uma delas, instalar em um computador e seguir os passos necessários.

Procedimento de instalação

Agora que você tem um pendrive bootável, é hora de conectá-lo ao netbook escolhido e esperar até que o boot aconteça. Se tudo der certo, uma tela como a exibida na imagem abaixo será mostrada.

Se você quiser testar o SO antes de instalá-lo efetivamente, pode escolher a opção “Run Android-x86 without installation”. Essa é uma forma bem eficaz de descobrir se os recursos oferecidos pelo sistema operacional podem ser utilizados sem problemas pelo computador ultraportátil.
Para realmente instalar o Android no disco rígido, selecione o item “Install Android-x86 to harddisk”. Na tela seguinte, é possível conferir os HDs, as partições e os dispositivos detectados pelo assistente de instalação.

Você pode selecionar um dos itens exibidos na lista ou criar/modificar as partições presentes no disco, selecionando a opção “Create/Modify partitions” — mostrada na tela. Utilize a tecla direcional para baixo, a fim de escolher um item do menu, e pressione “Enter” para confirmar.
Vale lembrar que todo cuidado é pouco quando você está mexendo com as partições de um disco. Uma vez que você deleta uma das partes, não há mais como recuperar o conteúdo que estava nela. Por isso, fique bem atento quando executar esta etapa do processo.
Depois de escolher o pedaço do disco para onde os arquivos do Android serão copiados, é hora de eleger o sistema de arquivos desejado. Utilizando a tecla direcional para baixo, do teclado, selecione a opção “ext3” e pressione “Enter” para prosseguir.

O passo seguinte é decidir se o gerenciador de boot GRUB será instalado. Caso você tenha a intenção de adicionar mais de um sistema operacional ao netbook, é altamente recomendável ter o GRUB em seu ultraportátil. A escolha da opção desejada pode ser feita com as setas direcionais do teclado. Para confirmar, pressione “Enter”.
Ao final da instalação do gerenciador de boot, uma mensagem é mostrada na tela, indicando se o processo foi finalizado com sucesso ou não. Caso tudo tenha saído como planejado, você pode rodar o Android, selecionando a opção “Run Android-x86”.

Se você quiser reiniciar o computador antes de testar o sistema operacional da Google, é só escolher o item “Reboot”. Lembre que para escolher um item na tela você deve utilizar as setas direcionais do seu teclado, sempre pressionando a tecla “Enter” para confirmar uma ação.

 .....
Agora que você já sabe como instalar o Android em um netbook, aproveite para conferir o que o sistema operacional tem para oferecer. O processo acima também pode ser realizado em uma máquina virtual. Uma facilidade a mais para quem não possui um ultraportátil em mãos ou não quer arriscar a instalação do SO da Google em uma máquina de verdade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red