Um encontro histórico entre duas das mais conhecidas e importantes franquias de todos os tempos. Street Fighter X Tekken reúne os mais conhecidos personagens de cada série para um confronto épico.
A Capcom já é especialista em crossovers, gênero onde personagens de duas séries de empresas distintas protagonizam o jogo. Foi assim com o percussor X-Men Vs. Street Fighter, passando por confrontos contra a SNK (de The King of Fighters), evoluiu para Marvel Vs. Capcom e hoje em um confronto inédito contra os lutadores da Namco.
O projeto envolve dois jogos; um criado pela Capcom e outro pela Namco. E a Capcom começou o “desafio” levando os personagens de Tekken para o universo de Street Fighter, em um jogo muito parecido com as últimas versões da série.
Visualmente, Street Fighter X Tekken é muito parecido com Street Fighter IV (ou qualquer uma de suas variações/expansões). Os gráficos seguem exatamente a mesma linha artística, tanto na modelagem dos personagens quanto nos cenários animados e engraçados.
O grande desafio era trazer os personagens de Tekken para um universo de lutas muito mais dinâmicas. Para quem não conhece, Tekken é uma franquia de luta em 3D com muita técnica e foco em combos. Como equilibrar personagens com golpes “mágicos” como Ryu e seu Hadouken, com outros mais habilidosos em pancadaria, como King e Joe? A Capcom encontrou a medida perfeita.
Pelo menos metade dos personagens de Tekken ganharam uma seleção de golpes muito natural e que se encaixaram perfeitamente na proposta de Street Fighter. Arriscamos dizer que eles se passariam facilmente por novos lutadores da série da Capcom. E isso é ótimo, mostra a naturalidade com que se encaixaram em um sistema de jogo praticamente fechado.
Kazuya, Heihachi e Jin, a família Mishima, parecem personagens de Street Fighter de longa data. Seus golpes foram muito bem exportados para o estilo da Capcom. Outros, como Law, Bob e Julia são estereótipos muito parecidos com personagens rivais, como Feng Long, Rufus e T.Hawk respectivamente.
Do lado do Street Fighter, poucas adaptações referentes aos personagens já presentes nos jogos anteriores e boas surpresas com os estreantes. Poison, Hugo e Rolento se encaixaram muito bem, deixando a vontade de vê-los como DLC para Super Street Fighter IV.
A grande novidade para quem conhece bem SFIV é que em Street Fighter X Tekken as lutas acontecem sempre em duplas. Apesar de cada personagem já ter um companheiro “ideal”, você pode fazer a combinação que preferir. Um novo sistema liderado por uma barra de energia chamada Cross Bar é que torna a jogabiidade única.
Durante as lutas é possível trocar de personagens a qualquer momento apertando os botões de soco e chute médio simultaneamente. Esses mesmos botões ativam defesas especiais, cancelamentos de golpes com troca de personagens e Super Combos. Ficamos impressionados com a quantidade de novas técnicas que podem ser usadas por meio da Cross Bar – e muito contentes por não termos pulado o divertido tutorial com o Dan.
Os Super Combos substituem os Ultra Combos de SFIV. Só que dessa vez eles estão muito mais discretos, com destaque para quando são usados em dupla – um ataque especial que consome as três barras da Cross Guage.
Outras novidades no gameplay são o sistema de Gemas e Pandora. O primeiro consiste em dar aos personagens melhorias em ataque, defesa, vitalidade, assistência, velocidade e Cross Guage durante um curto período de tempo durante os rounds. Os efeitos são ativados de acordo com a Gema escolhida e selecionada para cada personagem. Em um menu, você seleciona até três gemas para cada personagem – que já vem com seleções pré-determinadas para quem não entender de começo. Esse sistema é interessante e é uma forma de diferenciar a utilização dos personagens de acordo com a técnica e preferencia de cada jogador. No entanto, a interface e a forma como esse sistema é apresentado não nos gradou tanto, poderia ser um pouco mais amigável.
Já o ataque Pandora é um sacrifício feito por um personagem que tenha 25% ou menos de energia. Ele sai da luta e o seu companheiro entra com ataque e defesa reforçados e barra de Cross infinita – mas somente por um curto período de tempo. Se o personagem que recebeu os poderes adicionais não terminar a luta em alguns segundos, perde automaticamente. Usamos poucas vezes esse recurso por nunca encontrar um momento certo, talvez com medo de arriscar. Em lutas mais acirradas, no entanto, ativar a Pandora é uma ótima forma de ganhar a vantagem nos golpes finais. Ficou a impressão de um recurso sem muita utilidade.
Todos os novos sistemas de Street Fighter X Tekken funcionam e o conseguem diferenciar suficiente de Street Fighter IV para não parecer somente mais uma expansão. O foco claramente é em sequências de golpes precisos, trocas de personagens e mais combos. Os jogadores mais experientes (os mesmos que chutaram nossas bundas nos modos online), fazem combinações exatas que com mais de 10 ataques unidos e que tiram enormes quantidades de energia. Os combates são muito mais técnicos, herança carregada pelos personagens de Tekken.
Uma das coisas que achamos muito estranho no começo – eventualmente nos acostumamos, mas vale a pena citar – é que diferente de Marvel Vs. Capcom, por exemplo, não é preciso derrotar todos os adversários para ganhar. Assim como em Tekken Tag Tournament, quando um dos dois personagens é derrotado, o round acaba. Talvez uma decisão para manter o clássico sistema de rounds, caso contrário as lutas poderiam ficar muito longas.
O modo Arcade não inventa moda, mas também não decepciona como em Soul Calibur V; você escolhe sua dupla e vai lutando até chegar na Antártida onde uma misteriosa caixa que caiu do espaço está escondida. A caixa de Pandora (o nome não poderia ser outro, não é mesmo?) oferece poderes impressionantes para os lutadores que a alcançarem. Quando você escolhe as duplas pré-determinadas, como Ryu e Ken ou Kazuya e Nina, as conversas entre os estágios são únicas, além da animação de final e das cômicas lutas contra os rivais – ainda rimos todas as vezes que lembramos da cara do Abel ao ver o urso Kuma.
As modalidades online permitem clássicas lutas entre dois jogadores e também modalidades onde quatro pessoas jogam ao mesmo tempo, com quatro lutadores na tela – um caos extremamente divertido. O único problema é que em todos os nossos testes contra adversários americanos, europeus ou japoneses a conexão foi sofrível, com quedas drásticas da taxa de frames por segundo e problemas sérios com a música e demais efeitos sonoros. Contra adversários brasileiros, no entanto, a conexão foi boa.
Street Fighter X Tekken tem o grande mérito de agregar todos os personagens de Tekken em um típico Street Fighter – com exceção de alguns. Apesar de visualmente muito parecido, as lutas possuem configurações diferentes graças aos novos recursos adicionados. Apesar da constante impressão de estar jogando Super Street Fighter IV com mais de 20 novos personagens, a experiência é diferente. Não e genial como Street Fighter IV, mas é bem melhor que Tekken 6. Acho que isso diz alguma coisa, e deixa altas expectativas para Tekken X Street Fighter, que será lançado pela Namco em breve.
Comentários