*por Sérgio Miranda (@saam)
Com o advento da era do mundo portátil, cheio de notebooks, tablets e smartphones, a maneira de armazenar arquivos precisa mudar. Ter um disco rígido externo ligado em um determinado computador não faz mais tanto sentido. Por isso, um NAS (Network Attached Storage, na sigla em inglês) é um produto cada vez mais interessante, inclusive em redes domésticas.
O MyBook World Edition II tem várias características bacanas que o colocam como uma opção para se terem cima da mesa. Primeiro, ele tem 4 TB de espaço, espelhados em dois discos de 2 TB (em RAID 1). Com isso, você tem espaço de sobra e a segurança de que seus documentos estão a salvo caso algo der errado.
Acessar os dados não é problema algum no Mac. Basta conectar o cabo de rede no drive e ele já aparece no Finder, na seção Compartilhado. Existem duas pastas padrão (isto é, não apague nenhuma delas!), Downloads e Public e, dentro desta última, mais três, Shared Music, Shared Videos e Shared Pictures. Tudo que você colocar lá será visto por qualquer computador na rede. Muito prático, principalmente para música, já que o MyBook vem como iTunes Music Server. Copie suas músicas para a pasta compartilhada e, depois, é só acessar diretamente no iTunes, em Compartilhado. Porém, em nossos testes, tivemos problemas com oiTunes 10. Esperamos que a WD atualize o firmware do MyBook logo.
A interface de gerenciamento, como é padrão em NAS, é acessada via navegador e é bem simples de usar. Abrir o case para trocar um disco também é muito fácil, basta apertar a parte superior, que se solta automaticamente. Mas o pacote tem programas a mais, exclusivos para Windows. Pena.
MyBook World Edition II
Prós
Fácil de usar; vem com iTunes Server; espaço abundante para guardar arquivos; RAID 1.
Contras
Não vem com softwares específicos para Mac; não funcionou bem com o iTunes 10.5.
Preço
US$ 700.
Web
www.wdc.com
Comentários