O Facebook, mesmo possuindo uma política de segurança muito bem elaborada, possui algumas brechas que permitem eventuais ataques. Então é necessário ficar de olho para não cair em algum golpe na rede social. Por isso, o TechTudo preparou dicas para você se prevenir das pegadinhas no Facebook.
1. Muitos já caíram no truque da "promoção imperdível". Sorteios de tablets, smartphones e afins vivem aparecendo na rede. Dificilmente coisas muito boas, e caras, são dadas a troco de nada dessa maneira. Quase sempre são fakes, esperando um clique para contaminar seu computador com vírus ou roubar seus dados.
2. O Facebook possui inúmeros aplicativos, como joguinhos, horóscopos diários, quiz etc. Apenas aceite os de fontes confiáveis.
3. Uma forma bem simples de se proteger é ativando a navegação segura para o Facebook, transformando a navegação HTTP normal em HTTPS. A diferença é que, ao ativar esse tipo de navegação, uma camada adicional de segurança será inserida, permitindo que os dados transmitidos durante o tempo em que você estiver na rede social sejam passados por meio de uma conexão criptografada, verificando a autenticidade do servidor.
4. Alguma mensagem apareceu pedindo que você faça alguma coisa para continuar tendo acesso livre ao Facebook? Ignore e delete!
5. Muitas pessoas postam links na rede social. Tome cuidado com aqueles encurtados ou em códigos, pois fica difícil saber a procedência. Logo, só abra quando pessoas confiáveis postarem.
Cuidados com o computador
Existem pequenos cuidados que devemos tomar para que nossos computadores não tenham problemas também.
1. Sempre esteja com seu computador atualizado, tanto o sistema operacional quanto o navegador que você usa. Essas atualizações costumam ser automáticas, basta aceitá-las quando forem solicitadas.
2. Tenha um antivírus de confiança. Pago ou gratuito, o importante é a proteção. Atualize-o sempre que necessário e faça varreduras constantes em seu computador. Vale a pena ter um antimalware também, que removerá conteúdos maliciosos.
3. Utilize senhas fortes e difíceis de serem descobertas. Evite usar informações conhecidas, como nomes, datas de aniversário e time, por exemplo. Opte por fazer uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.
4. Mude suas senhas com alguma frequência, e evite utilizar a mesma para mais de uma finalidade.
Apesar dos cuidados acima, não é possível garantir que estaremos livres de problemas e invasões. Por isso fique sempre de olho!
Comentários