Pular para o conteúdo principal

Programas grátis para converter seus vídeos


Com a computação em nuvem e inúmeros smartphones e tablets fica difícil ter todos os arquivos compartilhados e sincronizados com total compatibilidade entre os gadgets.
Nós já sabemos que o formato de áudio MP3 lidera em todos os dispositivos possíveis, porém os vídeos ainda não têm essa facilidade para sincronizar entre computadores e smartphones. Por isso, confira 7 opções grátis de ótimos conversores de vídeo para Windows, que são capazes de converter inúmeros formatos para vários dispositivos móveis.

Wontube Free Video Converter

O Wontube Free Video Converter é uma ótima ferramenta capaz de converter vídeos do computador ou da internet para diversos formatos e dispositivos, como smartphones, celulares ou MP3.
Com uma interface bem bonita e descomplicada, o programa possui inúmeros formatos e opções para converter os vídeos. Ele permite escolher algum vídeo da biblioteca do Windows ou até mesmo baixá-lo da internet direto de sua interface, basta copiar o link, escolher o formato desejado e clicar em “Paste URL”.
O aplicativo conta com uma enorme variedade de dispositivos e formatos para escolher, que vão desde iPhone e iPad até aparelhos de diversas marcas, como Samsung, Motorola e Nokia. Nele também é possível extrair o áudio dos vídeos para MP3 ou M4A.
Um recurso bem interessante do Wontube Free Video Converter é que além de converter os filmes para diversos formatos ele também é capaz de adicionar arquivos de legenda ao vídeo.

SmoothTranscode

SmoothTranscode é um conversor simples de arquivos multimídia com suporte para diversos formatos de vídeo e áudio.
Apesar de possuir inúmeras opções para formatos e até qualidade de áudio e vídeo, o programa possui uma interface bem simples, com um sistema de navegação em abas.
Em “Input” o usuário deve escolher qual vídeo ou arquivo deseja converter. E na aba “Video” é possível escolher qual será a qualidade da imagem, codec, aspecto do vídeo, a quantidade de quadros por segundo e até recortar uma área específica. E em “Output” deve ser especificado o local onde o vídeo deverá ser salvo.
Caso o usuário queira utilizar o programa somente para extrair o áudio de algum vídeo, basta desmarcar a opção “Include Video” em sua respectiva aba e escolher o formato “MP3″.

DVDFab

DVDFab é um pacote de software com ferramentas que vão desde a conversão de simples vídeos até a gravação de DVD’s e Blu-ray’s. Ele é bem útil para quem precisa de um administrador de mídia robusto e ao mesmo tempo fácil de usar.
O pacote possui nove ferramentas, como o “DVD Copy”, “Blu-ray Copy”, “DVD Ripper”, “Blu-ray Ripper”, “Blu-ray 3D Ripper”, “2D to 3D Converter”, “Blu-ray to DVD Converter”, “Video Converter” e “File Transfer”, com opção de conversão até para dispositivos móveis, como celulares e iPods.
O interessante do DVDFab é que ele também transforma DVD, Blu-ray e outros vídeos de 2D para 3D, permitindo assistir os filmes em terceira dimensão até mesmo pelo celular.

Hamster Video Converter

O Hamster Video Converter é um software para conversão de vídeos. Sua interface é extremamente simples e fácil. O programa é muito leve, quando se trata de uma tarefa pesada, como conversão de vídeos, é de grande ajuda que o programa em si não seja muito pesado.
A conversão é feita em passos simples, durante os quais o programa está sempre auxiliando o usuário. Basta colocar um vídeo de input e iniciar as configurações de saída. O programa converte vídeos para diversos formatos como AVI, MPEG, WMV entre outros. Algumas opções de edição também estão disponíveis e configurações de áudio podem ser ajustadas.
Uma opção bacana que o Hamster Video Converter disponibiliza ao usuário é a conversão especial para dispositivos, como iPod, iPad, vídeo games, entre outros. Com esta opção, as configurações ficam reduzidas para que itens como tamanho da imagem caibam perfeitamente quando os vídeos forem tocados no dispositivo.

Free Studio

O Free Studio reúne diversas ferramentas multimídia da DVDVideo Soft. São conversores de vídeo, de áudio, downloader do Youtube e até um programa para fazer fotos em 3D.
A variedade de softwares é ótima, mas o que mais chama atenção é que os programas são todos gratuitos e bons. Os destaques são: o Free Audio Converter, que suporta muitos formatos e é rápido (demorou 1 minuto para converter uma música de 6); o Free DVD Video Converter, que converte DVDs em outros formatos; o Free Screen Video Recorder, que tira screenshot e captura vídeos da tela e o conjunto deferramentas para Youtube (que tem downloader, uploader e conversores).
Se alguma coisa faz falta é uma centralização maior das ferramentas de vídeo que são tantas que o usuário pode ficar perdido.

Freemake Video Converter

O Freemake Video Converter é uma ferramenta para edição e conversão de vídeos. O programa suporta muitos tipo de vídeo, áudio e fotografias para a composição do vídeo final. As possibilidades de conversão também são muitas, incluindo AVI, conversão para DVD ou ainda deixar o vídeo preparado para ser publicado no YouTube.
O visual do programa é muito legal e simples, o que descomplica uma tarefa que pode parece difícil à primeira vista. Basta adicionar o vídeo, realizar alguma edição, caso ache necessário, e finalmente escolher qual será a conversão realizada.
Um ponto bacana do programa, é que ele possui suporte para conversão de vídeos em alta definição. Outro ponto alto, é que na conversão para DVD, o software não se prende à conversão e também grava o vídeo na mídia para o usuário.

Format Factory

Muitas vezes, o programa de vídeo do internauta não abre o formato A ou B de vídeo, áudio ou imagem. Daí, ele tem de acessar a internet para baixar um plugin ou um software compatível com o arquivo que tem. é uma operação bastante trabalhosa.
O Format Factory pode ajudar o usuário a reduzir esse trabalho. Ele é um conversor capaz de alterar o formato de vários tipos de arquivos. De áudio são WMA, M4A, MP3, AAC, OGG, WAV. De vídeo: MP4, AVI, MPG, 3GP, FLV. Já as imagens podem ter seus formatos mudados para PNG, TGA, BMP, GIF, TIF, PCX e ICO.
A interface do Format Factory é bastante simples, com botões de configuração e conversão muito bem localizados. Isso torna o processo de conversão dos arquivos muito fácil. é só selecionar o arquivo e o formato para o qual quer mudá-lo. O trabalho de conversão costuma ser bastante rápido. Claro, isso depende muito da capacidade do computador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red