Mais uma notícia para agradar aos gamers mais assíduos. Segundo Daphne Maurer, uma psicóloga da Universidade McMaster (Canadá), jogar videogame pode melhorar a visão de pessoas que nasceram com catarata ou reverter outros problemas visuais.
A médica afirma que cirurgia e lentes de contato nem sempre funcionam para indivíduos que apresentam dificuldades para enxergar. Então, analisou pacientes nascidos com catarata e percebeu que, após 40 horas jogando videogame, com horários distribuídos ao longo de quatro semanas, os doentes conseguiram ver melhor pequenos pontos, letras e identificavam rostos mais rápido.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os videogames poderiam ser usados para tratar ambliopia - uma deficiência do sistema visual causada pelo cérebro no qual um dos olhos não se desenvolve adequadamente.
"Os resultados desse estudo mostram que o cérebro dos adultos ainda pode ser treinado para superar deficiências sensoriais", explicou Maurer ao Daily Mail.
Os videogames têm sido objeto de pesquisa da ciência há um bom tempo. Um dos relatórios mais recentes aponta que os gamers que passam muito tempo jogando têm estruturas cerebrais diferentes de pessoas que não jogam frequentemente, além de altos níveis de atividade em áreas do cérebro ligadas a recompensas conquistadas nas partidas. Os jogadores mais assíduos também possuem um maior volume de massa cinzenta em uma parte fundamental de seus cérebros, o que leva a concluir que esses usuários se aprofundam mais nos jogos - tanto pela diversão quanto pela busca por recompensas.
Comentários