Pular para o conteúdo principal

Como usar os filtros do GMail


Organize suas mensagens automaticamente e evite a confusão em sua caixa postal.

O e-mail é um meio de comunicação prático e popular, mas se você não colocar ordem em sua caixa de entrada, ele pode rapidamente se tornar um problema. Neste artigo vamos explicar como usar os filtros do GMail, que permitem que as mensagens que chegam sejam automaticamente separadas e organizadas. Veja como é fácil! :P
Defina um critério
A primeira coisa a fazer na hora de criar um filtro é dizer ao GMail que tipo de mensagens estamos procurando. Você pode fazer isso definindo um critério para o filtro: clique na setinha pra baixo na caixa de busca no topo da página do Gmail para ver as opções avançadas de busca. 
gmail_filtro_1-360px.jpg
Na janela de opções de busca você define os critérios do filtro
Aqui você deve dizer o que está procurando. Por exemplo, para filtrar uma mensagem que tenha uma palavra em específico (como “reunião”), coloque-a no campo Contém as palavras. Isso é um filtro por palavra-chave. Você também pode criar filtros baseados no remetente, destinatário, assunto, palavras-chave ou datas, e também separar mensagens com anexo das que não contém nenhum ou combinar múltiplos critérios. Você também pode usar um asterisco como um “coringa”: por exemplo, um filtro com o remetente *@suaempresa.com.br vai pegar todas as mensagens vindas de seus colegas de trabalho, não importa o remetente.
Quando tiver definido todos os critérios, é hora de saber se seu filtro funciona: clique no botão azul com a lupa no rodapé da janela e veja as mensagens que serão mostradas. Se for exatamente o que você quer, basta transformar a busca em um filtro: clique no botãoMais acima da lista de mensagens e selecionar a opção Criar Filtro. Na janelinha que surgir, clique no link Criar filtro com esta pesquisa
Decida o que fazer com as mensagens
Depois de definir os critérios do filtro você precisa dizer o que fazer com as mensagens. Isso é feito selecionando as opções na tela. Com um filtro você pode, por exemplo, marcar todas as mensagens do chefe como importantes para que tenham destaque na Inbox, e com outro apagar todas as mensagens daquela loja online que insiste em lhe mandar “promoções” todo dia. Ou então redirecionar automaticamente certas mensagens para um outro endereço de e-mail. Claro, também é possível combinar múltiplas ações.
gmail_filtro_2-360px.jpg
Aqui você diz o que deve ser feito com as mensagens "filtradas"
Você também pode aplicar retroativamente um filtro a quaisquer mensagens e discussões que já estejam em sua caixa postal. Basta marcar a opção Também aplicar filtro a [..] conversas correspondentes no rodapé da janela. Depois que tudo estiver OK clique no botão Criar filtro. Com ele ativo, o GMail irá cuidar automaticamente de todas as conversas que atendam ao critério até que o filtro seja removido.
Gerenciando filtros
Se você quer remover ou modificar um filtro (para fazer um ajuste-fino nas condições, por exemplo), clique no ícone da engrenagem no canto-superior direito da tela do GMail e selecione a opção Configurações. Clique em Filtros e você verá uma lista de todos os filtros ativos associados à sua conta. Clique em Editar para modificar um filtro, ou em Excluir para removê-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red