Já está disponível para download o LibreCAD 1.0, o mais novo software de desenho técnico para Windows, Mac OS X e Linux. O software, como o nome sugere, tem código de fonte aberto e teve sua primeira versão estável lançada esta semana, depois de mais de um ano em desenvolvimento.
Anteriormente conhecido como CADuntu, o LibreCAD é baseado no QCad, um dos softwares CAD mais famosos no Linux. Apesar da interface ser parecida, o LibreCAD possui algumas vantagens, como ser multiplataforma, ter suporte a plugins, possuir salvamento automático e ter leitura melhorada de arquivos DXF.
Outro ponto que pesa contra o LibreCAD é que o programa não suporta arquivos DWG, um dos formatos mais utilizados por profissionais de engenharia e arquitetura. De acordo com o site oficial, um problema de licenciamento impediu a implementação do suporte ao formato.
Apesar do LibreCAD ter alcançado uma versão considerada estável, os desenvolvedores ainda tem muito trabalho pela frente para tornar a ferramenta competitiva e concorrer com gigantes como o AutoCAD. O LibreCAD também não conta com uma documentação própria, o que dificulta ainda mais sua adoção.
Se você ficou interessado, baixe o LibreCAD gratuitamente através do site oficial, onde também é possível fazer uma doação para que o projeto siga em frente. O download está disponível para usuários de Windows, Linux e Mac OS X, e possui interface traduzida para o português de Portugal.
Comentários