Um grande ataque de phising começou no início do ano e continua infectando Macs em todo o mundo. Nele, hackers enviam e-mails maliciosos para contas cadastradas em bancos de dados da Apple com o assunto “Apple update your billing Information”, solicitando uma atualização de dados dos internautas. O link disponível na mensagem, porém, redireciona para um endereço desconhecido, que pode instalar um malware em sua máquina e fazer com que você repasse informações confidenciais a estranhos.
A mensagem vem de uma conta de correio eletrônico que pode enganar muitos usuários, chamada appleid@id.apple.com. Além disso, o e-mail traz um aspecto bem semelhante ao que a Apple costuma utilizar em seus comunicados, incluindo o fundo cinza claro, a fonte em preto e o detalhe da logomarca da maçã. Por isso, os menos atentos acabam caindo no golpe.
Na mensagem, é sugerido que o usuário clique em um link disfarçado como http://store.apple.com, que seria o endereço da loja virtual da empresa. Porém, na verdade, ele é apenas um endereço numérico que transfere para a máquina um arquivo chamado Apple.htm. O problema é que, se o usuário clicar neste link, será redirecionado para mais uma página bem semelhante às oficiais da empresa de Cupertino, onde são requeridos, entre outros dados, número de cartão de crédito, id da Apple e senha.
Se você receber um e-mail semelhante a esse, tome cuidado. Uma dica é sempre verificar o remetente e clicar com o botão direito em cima do link para conferir suas propriedades e se ele realmente irá levá-lo para a página descrita. Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de dados confidenciais na web.
Comentários