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Saiba como acabar com um bug misterioso que trava o Mac


Durante nosso testes, identificamos um bug misterioso que afeta sistema Mac OS X Lion. O mistério começou há algumas semanas, durante uma atualização do Snow Leopard para o Lion (OS X 10.7.2) em um Mac Pro. Já tínhamos feita a mesma atualização em outros Macs sem problemas. A princípio tudo fluiu, com a instalação tendo corrido bem e o Lion funcionando normalmente.
Algumas horas depois o problema chegou. O Mac começou a ficar muito lento. No início, foi apenas um pequeno atraso. Mas pouco depois tudo ficou lento ao ponto de depois de clicar no menu dropdown, ele demorava vários minutos para descer (se descia). Ações como abrir ou fechar um aplicativo estavam completamente fora de questão. Ainda era possível mover a seta do mouse a uma velocidade normal, só que era impossível fazer algo com ela.
Primeiramente reiniciamos o Mac para ver se o problema sumia. Para isso, foi preciso usar o botão físico de Ligar/Desligar, já que nenhum clique no mouse ou comando no teclado funcionava a essa altura. Felizmente, tudo voltou ao normal – mas apenas por um tempo. Algumas horas depois, o “modo lentidão extrema” voltou com força total.
Lá fomos nós reiniciar o Mac novamente. Mas desta vez, antes que o computador começasse a reagir, abrimos o programa Activity Monitor (um aplicativo na pasta de Utilitários do sistema). Então começamos a monitorar a atividade do Mac. No início, nada. Então aconteceu. O processo do WindowServer começou a chegar ao topo na coluna “% CPU”: 25%, 40%, 62%, 78%. Quando alcançou os 75%, a lentidão começou para valer. Ao bater em 99% (e ficar por lá), tudo ficou travado.
O que é o WindowServer? De forma resumida, ele lida com janelas. É o principal processo responsável por arrastar janelas e caixa de diálogo que compõem a interface gráfica de usuário. Como a Apple nota: “o  WindowServer faz mais do que apenas gerenciar janelas. Até mesmo um aplicativo sem nenhuma interface de usuário (como um app apenas em segundo plano) depende do Windows Server.” Em outras palavras, ele é importante. E é exatamente o tipo de processo que, se for “atolado”, produziria o tipo de sintoma que encontramos.
 bugmisteriosomac10-11.jpg
 Bug "misterioso" deixou Mac Pro totalmente congelado
Agora temos um suspeito principal. Mas a pergunta chave continuou sem ser respondida: por que o WindowServer estava tendo problemas? Isso nunca tinha acontecido no Snow Leopard. E os outros Macs com Lion não estavam apresentando esse problema. O que fez o Mac Pro apresentar esse problema em especial?
Pensamos que havia outro software envolvido. Mais provavelmente era algo da lista Login Items, algo que não estivesse nos outros Macs. Esses itens são abertos automaticamente na inicialização, permitindo que causem problemas sem que o usuário precise realizar nenhuma ação “manual”. Mas qual deles?
Buscas online sobre o assunto resultaram em vários tópicos sobre como lidar com lentidões do WindowServer, descrevendo sintomas parecidos com o que encontramos. Mas esses tópicos não apresentavam nenhuma solução ou identificavam uma causa que não era relevante em nosso caso.
Então voltamos ao Mac, onde abrimos o Console (outro software na pasta de utilitários) e descemos a barra de rolagens por mensagens até o ponto logo antes de a lentidão exigir o reinício da máquina. Encontramos muitas mensagens de erro sobre uma variedade de processos.
Vários deles faziam referência ao ScreenSaverEngine. Isso parecia promissor pois estávamos usando o My Living Desktop, um protetor de tela que exige muito da CPU ao reproduzir vídeos em alta definição.
Talvez fosse essa a última peça do quebra-cabeça.  Os testes iniciais não foram animadores, já que a lentidão continuava mesmo se o protetor não fosse aberto após reiniciar o Mac. Por fim, removemos o My Living Desktop da lista Login Items, desinstalamos o programa e reiniciamos a máquina. Pronto! O fim da lentidão!
Fizemos um teste com outro protetor de tela do mesmo estilo na máquina: o 3D Wheater Globe, da MacKiev. Batata! Ao habilitar o software, a lentidão voltou. Neste caso, simplesmente mudar para outro protetor resolveu o problema. Mas desinstalamos o software de qualquer maneira.
Agora usamos um protetor de tela embutido pela Apple e não encontramos mais problemas com lentidão do sistema.

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