Este ano foi de novidades e lançamentos para a Apple. iPad 2, Mac OS X Lion, iPhone 4S, iOS e… Sim!iCloud! Tudo bem, iPhone e iPad já sabemos o que é (smartphone e tablet, certo?); Mac e iOS também; mas e o iCloud? Bom sabemos que tem algo a ver com computação em nuvem, sincronização de dados, fotos, email… Mas vamos detalhar isso mais um pouco.
O iCloud é capaz de armazenar na nuvem informações presentes nos dispositivos da Apple rodando o iOS 5 e o Mac OS X Lion. Os dados que podem ser sincronizados são: emails, contatos, calendários, lembretes, favoritos do Safari, notas, fotos, documentos e dados.
Para começar a usar, você precisa de alguns pré-requisitos.
- Ter um Apple ID (que muito provavelmente você tem, né?)
- Estar com o iOS 5 instalado
- Possuir a versão mais recente do Mac OS X Lion, 10.7.2 (disponível na Atualização de Software no menu da Maçã)
- O iCloud também está disponível para usuários do Windows Vista e 7, por meio do download doPainel de Controle do iCloud.
- iTunes 10.5, também disponível pela Atualização de Software ou no site da Apple.
Configuração no Mac
Vá até Preferências do Sistema >> iCloud.Entre com sua Apple ID e escolha os serviços que deseja ativar para o seu computador.
Configuração no iOS
Vá até Ajustes >> iCloud >> e ative o serviço. Agora você precisará entrar com sua Apple ID e depois é só escolher os serviços que deseja sincronizar com seu dispositivo. É muito importante que você marque como ligada a opção de Buscar, já que ela vai lhe dar uma segurança a qual explicaremos mais adiante.Pronto!
Agora, todos os tipos de dados que você tiver configurado para sua conta estarão sempre sincronizados com todos os seus aparelhos que estiverem conectados ao iCloud.O serviço é ótimo para o compartilhamento de arquivos “consigo mesmo”, ou seja, nada mais daquilo de ficar enviar uma foto ou um documento do seu iPad para seu email, para só então baixa-lo eu seu Mac. Com o iCloud, basta que sua conta esteja devidamente configurada, e isso já é feito automaticamente.
Outra função importantíssima da nuvem da Apple é o Find, ou Buscar. Com ele, você tem acesso à localização de seu dispositivo, seja seu Mac, seu iPhone ou iPad. Além disso, você pode apagar todos os dados do aparelho remotamente em caso de roubo, por exemplo, e até mesmo emitir um som, para que você possa encontra-lo em casa, caso o tenha perdido (sim, acontece; nem todo mundo é tão organizado como você).
Backup, back up, becape…
Um das coisas mais essenciais e importantes do iCloud é o backup de seus iPhone/iPad/iPod. Ele cria automaticamente uma cópia do rolo da câmera, contas, documentos e ajustes quando o aparelho está conectado a uma fonte de alimentação, bloqueado e conectado a uma rede Wi-Fi (não faz isso pela rede 3G).Entretanto, sempre que você achar necessário, pode fazer o backup manualmente, indo em Ajustes >> iCloud >> Armazenamento e Backup >> Efetuar backup agora.
Vale lembrar, porém, que quando você marcar a opção Backup do iCloud, o iTunes não mais fará um backup em seu computador quando você conectar seu iDevice a ele.
Transferências automáticas
Uma das coisas mais interessantes do iCloud são as transferências automáticas de compras em todos os seus dispositivos. Ou seja, quando você comprar um aplicativo na App Store, ele será baixado automaticamente também em seus outros dispositivos com iOS.Para ativa-las, basta ir até Ajustes >> Loja >> e marcar as transferências automáticas que você deseja. Estão disponíveis os Aplicativos, Livros e revistas da Banca. O mesmo pode ser feito no iTunes do Mac ou do PC, bastando ir a iTunes >> Preferências >> Loja >> e escolher o que você deseja sincronizar automaticamente.
Na internet…
Por mais lógico que seja, é sempre bom ter certeza. Sim, o iCloud também possui sua versão para web, ou os famosos web apps. E é claro, como não poderia deixar de ser, eles são lindos.O endereço é o iCloud.com e você deve logar com seu Apple ID com o qual configurou o iCloud em seu iDevicecom iOS 5 e no seu Mac (PC). Feito isso, os servidores da Apple vão te mostrar quais serviços você adicionou à nuvem da Apple.
Os apps disponíveis são todos aqueles que você escolheu quando configurou o serviço. Um dos mais interessantes web apps do iCloud é o iWork. Nele, você tem acesso aos documentos do Pages, Keynote e Numbers que você criou, seja no iOS, seja no Mac OS X. Quando criados no iPad ou iPhone, os documentos são enviados à nuvem automaticamente, estando disponíveis em todos os seus dispositivos conectados ao iCloud segundos depois.
Não é possível editar os arquivos diretamente pela internet, mas você pode baixa-los nos formatos do iWork, PDF e (até mesmo!) Power Point. Da mesma forma, é possível subir os seus arquivos do computador para a nuvem. Além dos arquivos nativos, no Keynote, são aceitos documentos do Power Point; no Pages, do Word e de texto; e no Numbers, do Excel e CSV.
Outro app muito bom de se ter
Não podiam faltar aqui dois aplicativos essenciais: Mail e Find. O primeiro sincroniza suas mensagens de email da conta @me.com e o segundo busca, encontra, envia mensagens, bloqueia e até mesmo apaga os dados remotamente do iDevice e Mac (use com muito cuidado).
Compartilhamento de fotos
Este é o serviço de sincronização automática de fotos entre um iPhone/iPad/iPod e o computador, também conhecido como Photo Stream ou ainda Streaming de Fotos. Ele não faz parte do iCloud mas, como utiliza o mesmo princípio de sincronização na nuvem, é válido que passemos por ele.Assim que o usuário tira uma foto, caso haja uma conexão Wi-Fi, as imagens sobem para o servidor da Apple e são disponibilizadas automaticamente para todos os seus dispositivos configurados em sua conta.
A Apple guarda as últimas 1000 fotos em seus servidores e no iOS, ou seja, apenas estas mil fotos serão enviadas para seu iDevice. Seu Mac (ou PC), por outro lado, sempre terá todas as fotos.
Para utilizar o serviço é preciso ter a versão mais atualizada do iPhoto (9.2) ou o Aperture (3.2) e a opção de Compartilhar Fotos, que deve ser ativada em Ajustes >> iCloud, ou em Ajustes >> Fotos.
Mas e aí, uso ou não uso?
Como muita coisa na vida, isso é uma opção sua. A Apple disponibiliza 5GB de espaço gratuito para cada Apple ID; pensando nisso, talvez a melhor pergunta seria por que não usar? Ou ainda, devo ou não comprar mais espaço? Estas sim são boas dúvidas.Se você possui muitas fotos e quer guarda-las na segurança da nuvem, é claro que 5GB não serão suficientes. Seja como for, o preço cobrado pela empresa de Cupertino não é tão alto assim. São U$ 20/ano por mais 10GB, U$ 40/ano por mais 20Gb e U$ 100/ano por mais 50GB.
De qualquer forma, o espaço que a Apple já fornece gratuitamente é mais do que suficiente para você fazer backup das fotos tiradas com o seu iPhone, de seus documentos do iWork e, claro, do seu backup do próprioiDevice.
Comentários