Pular para o conteúdo principal

6 apps para defender seu PC de vírus e malware



São muitas as ferramentas gratuitas para você proteger seu computador contra vírus, spyware, malware, adware, entre outras pragas. Então, a equipe do Download da Hora selecionou alguns dos melhores aplicativos para você manter seu computador protegido de ameaças. Confira nossa lista.

Avast

O Avast 6 Free Antivirus é um dos melhores antivírus gratuitos disponíveis para Windows. Um dos destaques, principalmente na última edição, está no fato do programa permitir a observação do Web Script Shield e o bloqueio de sites.
Outro ponto interessante está na sandbox. Isso porque, caso algum programa suspeito comece a rodar no PC, ele isola o programa automaticamente. Já durante a navegação pela web, o antivírus adiciona uma extensão nos navegadores Internet Explorer e Firefox, cuja função é não deixar o usuário entrar em sites que roubam dados ou infectam o PC. Chamada de WebRep, o único problema da extensão é que ela interfere no desempenho do navegador.
A interface, que é um dos trunfos do Avast Free, também não dá trabalho para os novos usuários, já que ela é bastante intuitiva.

ZoneAlarm Free Firewall

O firewall gratuito ZoneAlarm, da Zone Labs, é o irmão menor do ZoneAlarm Pro, pago. A configuração básica da versão gratuita é bem simples, mas nem por isso deixa de ser uma boa opção de proteção. Afinal de contas, o software é um clássico entre os programas de segurança.
Ele oferece três níveis de proteção, os quais vão do mais forte ao mais fraco. A escolha entre um deles depende do nível de segurança desejado pelo internauta. O problema é que o firewall pode bloquear serviços úteis. Os avisos pop-up também podem incomodar alguns internautas.
Além de vigiar as portas de entrada e de saída do micro, o aplicativo avisa o risco de infecção de alguns arquivos anexados em e-mails. Então, quando chega um arquivo com script, por exemplo, vai para quarentena. As funções encontram-se numa mesma tela, acessível pela bandeja do sistema. O ZoneAlarm resistiu bem às tentativas de desativá-lo com outro software. Mesmo assim, ainda é preciso ter um antivírus no PC.

Ad-Aware Free Internet Security

O Ad-Aware Free Internet Security é uma ferramenta para proteção do PC. O aplicativo consegue fazer varreduras em busca de arquivos maliciosos no computador, além de cuidar da segurança durante a navegação na internet.
Uma opção interessante é a de busca por ameaças apenas entre cache, cookies, históricos e abas de quatro navegadores: IE, Firefox, Opera e Chrome.
O software oferece diversas versões, o que inclui uma freeware. A Lavasoft também oferece a Pro, por 29,95 dólares, ou a Total Security, por 49,95 dólares. Em cada uma delas, alguns funcionalidades extras são adicionadas. Como suporte grátis, remoção de rootkit avançada ou proteção de troca de mensagens instantâneas.

Spybot

O Spybot é um software para proteger o micro dos ataques de spyware. Ele detecta essas ameaças, qualifica, e se forem nocivas, dá a opção para o usuário apagá-las. Por ter uma base de spyware atualizada constantemente, ele defende bem o micro e, por isso, é um software bastante popular.
O software tem algumas funções extras, como uma ferramenta para o usuário realizar cópias de segurança dos arquivos e uma função para proteger o navegador de possíveis códigos maliciosos em algumas páginas da internet.
Outro ponto positivo do programa é sua interface, com comandos auto-explicativos e visualmente fáceis de localizar. Basta apertar um botão para iniciar a detecção de spyware no PC. O mesmo número de comandos é necessário para apagar as ameaças encontradas. Por essas características, mesmo usuários leigos podem utilizá-lo sem complicação.

AVG LinkScanner

O LinkScanner é uma ferramenta essencial para quem navega bastante na internet. Não à toa. Ele mostra, nos resultados das pesquisas feitas no Google, quais sites estão possivelmente infectados por pragas virtuais.
As informações são apresentadas por ícones ao lado de cada site listado na pesquisa. Se o ícone for verde, o site está livre de ameaças. Na cor vermelha, o site é infectado por alguma praga virtual. Já na cor amarela, o website não foi analisado, ou seja, o acesso a pagina é por conta e risco do internauta.
O LinkScanner funciona com os navegadores Internet Explorer, Opera e Firefox. Além do Google, também é compatível com os buscadores do Yahoo!, Bing, AOL e ASK. O programa funciona sem nenhum problemas com outros antivírus, como o Avira, o Avast e o ClamWin.
Um detalhe importante: quem tem o antivírus AVG 9 instalado no micro, já tem o LinkScanner integrado ao sistema. Portanto, não precisa instalá-lo.

Malwarebytes Anti-Malware

O Malwarebytes Anti-Malware é um programa para buscar e eliminar cavalos de troia, spyware, adware e outros tipos de arquivos que danificam ou alteram dados do computador. Ele tem como principal ponto positivo a atualização da lista de malware diariamente.
O funcionamento do software é bem simples. Basta acessá-lo e executar o comando Verificar. Feito isso, o software começa a caçar os malware que afetam o desempenho do micro. Então, quando ele encontra uma praga digital, o apaga. Se tiver dúvidas, o envia para uma base de dados de arquivos em quarentena e solicita uma ação do usuário para mantê-lo funcionando. Como a interface do programa é bem intuitiva, essas funções são simples de se realizar.
O programa não tem algoritmos avançados de busca de vírus. Por essa característica, ele não substitui e nem é um antivírus. Ou seja, funciona apenas como um complemento para ajudar o antivírus na proteção ao PC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red