Pular para o conteúdo principal

Configurando rede no Windows Vista


Configurando o Windows Vista
Vamos começar a configuração pelo endereço IP da maquina com Windows Vista, abra o menu iniciar > painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento > Gerenciar conexões de rede:

Imagem

Clique com o botão direito do mouse sobre a sua conexão local e entre em propriedades; selecione o “Protocolo TCP/IP versão 4 (TCP/Ipv4)” e em seguida em propriedades novamente configure conforme figura:

Imagem

Agora vamos configurar o nome do Grupo de trabalho e nome do computador na rede, para isso: iniciar > executar > SystemPropertiesComputerName > alterar:

Imagem

Será necessário reiniciar a máquina, após o boot você irá configurar os parâmetros de compartilhamento de pastas, arquivos e impressoras, para isso abra o Centro de Rede e compartilhamento, uma ótima ferramenta que reúne vários assistentes que facilitam a sua vida, para abri-lo: iniciar > painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento:

Redimensionado em 74% (650 x 557) - Clique para ampliarImagem


(1)- Nosso primeiro passo será configurar que tipo de rede estamos trabalhando, isso define automaticamente as configurações de firewall adequadas para o tipo de rede a que se conecta. Para isso clique sobre o link “Personalizar”:

Redimensionado em 80% (600 x 445) - Clique para ampliarImagem


Ao abrir a janela “Definir Local de Rede” podemos ver as possíveis configurações para o tipo de rede:
  • Público: Escolha este local para redes em locais públicos (como lanchonetes ou aeroportos). Esse local foi criado para impedir que o computador fique visível para outros computadores próximos a você e para ajudar a proteger o computador de qualquer software mal-intencionado da Internet. A descoberta de rede é desativada para este local.
  • Particular: Escolha essa opção para redes domésticas ou de pequena empresa quando você conhece e confia nas pessoas e nos dispositivos na rede. A Descoberta de rede, que permite que você veja outros computadores e dispositivos em uma rede e permite que outros usuários da rede vejam seu computador, é ativada por padrão.
Se houver apenas um computador na sua rede e você souber que não precisará compartilhar arquivos ou impressoras, a opção mais segura é “Local público”. Para nossa situação iremos configurar como particular, sendo assim marque-a e clique em avançar:

Redimensionado em 80% (600 x 448) - Clique para ampliarImagem


(2)- Para nossa rede a descoberta de rede deve estar ativada, ela é uma configuração de rede que faz o seguinte:
  • Determina se outros computadores e dispositivos na rede estarão "visíveis" a partir do seu computador e se outros computadores na rede poderão "ver" o seu computador.
  • Determina se você poderá acessar os arquivos e os dispositivos compartilhados de outros computadores na rede e se as pessoas que usam outros computadores na rede poderão acessar os arquivos e os dispositivos compartilhados no seu computador.
  • Ajuda a fornecer o nível certo de segurança e acesso ao seu computador, com base no local das redes com as quais você estabelece conexão.
Há dois estados de descoberta de rede:
  • Ativado: Este estado permite que você veja outros computadores e dispositivos da rede a partir do seu computador e permite que as pessoas em outros computadores da rede vejam o seu computador. Você também poderá acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados em outros computadores e outras pessoas poderão acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados no seu computador.
  • Desativado: Este estado impede que você veja outros computadores e dispositivos da rede a partir do seu computador e impede que as pessoas em outros computadores da rede vejam o seu computador. Você não poderá acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados em outros computadores nem outras pessoas poderão acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados no seu computador.
(3)-É possível compartilhar arquivos e pastas de várias maneiras diferentes. A maneira mais comum de compartilhar arquivos do Windows é compartilhá-los diretamente do seu computador. O Windows oferece dois métodos para compartilhar arquivos de qualquer pasta do computador, ou da pasta Pública. O método escolhido depende de onde você deseja armazenar os arquivos e as pastas compartilhados, com quem deseja compartilhá-los e o nível de controle desejado.
Agora vamos compartilhar uma pasta, para isso: iniciar > executar > shrpubw, o assistente será iniciado:

Redimensionado em 82% (588 x 408) - Clique para ampliarImagem


O primeiro passo será selecionar qual pasta será compartilhada, para isso navegue pela opção “procurar” na segunda tela do assistente, em seguida dê um nome para o compartilhamento e a descrição do mesmo:

Redimensionado em 82% (588 x 412) - Clique para ampliarImagem


Na seqüência da configuração selecione o tipo de permissão que deseja dar para a pasta que esta sendo compartilhada, feito isso conclua o assistente e observe a pasta compartilhada:

Imagem

(4)- A pasta Pública é uma maneira conveniente de compartilhar arquivos armazenados no seu computador. Você pode compartilhar os arquivos desta pasta com outras pessoas que usam o mesmo computador, ou que usam outros computadores da mesma rede. Qualquer arquivo ou pasta colocado na pasta Pública é compartilhado automaticamente com as pessoas que têm acesso. Para acessar a pasta Pública basta entrar em Computador no menu iniciar.

(5)- Se você tiver uma impressora acoplada ao computador, pode compartilhá-la com qualquer pessoa da mesma rede. Não importa o tipo de impressora, desde que esteja instalada no computador e diretamente conectada a um cabo de barramento serial universal (USB) ou outro tipo de cabo de impressora. A pessoa escolhida para compartilhar a impressora com você poderá usá-la para imprimir, desde que possa localizar o seu computador na rede. A forma como compartilhar a impressora é semelhante ao compartilhamento do Windows XP já demonstrado.

(6.)- Infelizmente não é o que você está pensando... Com o compartilhamento por senha é possível limitar o acesso da rede à pasta Pública desativando ou ativando o compartilhamento protegido por senha. Ele permite que apenas as pessoas com conta de usuário e senha no seu computador acessem a pasta Pública pela rede. Sendo assim o Windows não permite configurar senhas que limitem o acesso às pastas compartilhadas. Você pode limitar o acesso às demais pastas decidindo compartilhar apenas com pessoas específicas e concedendo a elas permissões de compartilhamento. Essas permissões podem ser concedidas a um indivíduo ou grupo de usuários da mesma rede, permitindo o acesso às pastas compartilhadas. É você quem define o nível de acesso, permitindo que a pessoa apenas abra os arquivos compartilhados, ou também que possa: alterar, criar ou excluir.

(7)- Com o Compartilhamento de mídia você pode usar o Windows Media Player para compartilhar a mídia de sua biblioteca com outros usuários, computadores e dispositivos em sua casa. Por exemplo, caso possua um tocador de mídia digital interligado em rede, tal como um Xbox 360, você pode usar o Windows Media Player para transmitir música, imagens e vídeos do seu computador para esse dispositivo.

Concluído essa parte da configuração nosso ultimo passo será ativar o compartilhamento de conexão com a Internet (ICS), para isso: iniciar > painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento > Gerenciar conexões de rede > entre nas propriedades da sua conexão DSL e selecione “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet”:

Imagem

Após habilitar o compartilhamento o Windows Vista cria um gateway para simbolizar o compartilhamento criado, no Windows Vista ele possui nome de dispositivo de gateway da Internet:

Imagem

Concluída a configuração do Windows Vista vamos agora para a máquina com Windows XP que será o cliente para acesso a internet.


Configurando o Windows XP
Para iniciar a configuração entre no painel de controle e abra “Conexões de Rede”, serão mostradas todas as suas conexões, inclusive a sua conexão local a qual você deve clicar com o botão direito do mouse e entrar na opção “propriedades”, e configurar desta forma (as configurações de DNS utilizadas são apenas para demonstração e não deve ser copiada, a correta configuração deve ser o DNS do seu ISP):

Imagem

Depois de feitas a configuração clique em OK, o Windows precisara reiniciar o sistema para que as alterações entrem em vigor, e após o restart volte novamente ao painel de controle e abra a opção “Sistema”, clique na aba “Nome do Computador”, depois em “Alterar”, atribua um nome ao computador e o Grupo de trabalho, lembrando que deve utilizar o mesmo nome do grupo de trabalho utilizado no Windows Vista:

Imagem

Nosso próximo passo será configurar uma pasta compartilhada, para isso: iniciar > executar > shrpubw > defina a pasta a ser compartilhada, o nome do compartilhamento e a descrição do compartilhamento, como mostrado na figura:

Imagem

Por fim iremos configurar a rede domestica para que a máquina com WinXP possa navegar na internet, para isso dentro dos “Meus locais de Rede” clique sobre “Configurar uma rede domestica ou de pequena empresa” e selecione a opção demonstrada na figura:

Redimensionado em 96% (500 x 359) - Clique para ampliarImagem


Com a conclusão do assistente será criada uma conexão com o gateway da maquina servidora:

Redimensionado em 96% (500 x 338) - Clique para ampliarImagem


Concluída a configuração das maquinas é só aproveitar os benefícios da rede criada e configurada.

Windows Vista
Imagem

Windows XP
Redimensionado em 87% (556 x 284) - Clique para ampliar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red