Pular para o conteúdo principal

Active WebCam 10.1


Na dica passada desta série (Tutorial: Instalando uma webcam no seu micro) fizemos um "Passo a passo de como instalar um webcam no seu sistema". Pois bem agora que temos um micro conectado na internet, e com uma câmera de vídeo (webcam) conectada nele, que tipo de aplicativos poderemos implementar?
Basicamente temos 2 tipos de uso:
  • Vídeo Conferencia
  • Monitoramento Remoto
Nesta dica de hoje, estaremos falando sobre Monitoramento Remoto
Monitoramento usando WEBCAM!
Esta é a aplicação que mais nos interessa nesta série de artigos que estamos escrevendo! O que comentamos no início desta série, era montar um servidor de monitoramento remoto por vídeo, ou seja, pretendemos ter um micro ligado na internet como servidor de webcam e a partir de qualquer local da internet podermos monitorar o ambiente onde está este micro-servidor que possui uma câmera ligada nele.
Basicamente poderemos fazer isto de 2 maneiras:
  • Conectar um programa rodando no micro para podermos monitorar/acompanhar a câmera remotamente
  • Acessar uma página internet, onde nela teremos por exemplo o resultado do monitoramento da câmera no ambiente do micro.
A principal diferença destas 2 modalidades, é que na primeira é um monitoramento 1 para 1, ou seja, 1 pessoa monitorando 1 câmera remota, e normalmente através da utilização de um programa servidor no micro da câmera e um programa "cliente" no micro que irá acompanhar. A aplicação típica é na área de segurança: acompanhamento do movimento na loja/escritório/casa remotamente, pelo responsável pela loja/escritório/casa.
Já na segunda opção, teremos algo mais abrangente. Seria uma página na internet (um site), onde uma das páginas é o que a câmera está vendo naquele momento, e esta página estaria disponível para TODOS que acessarem o seu endereço na internet. As aplicações típicas são na área de informação tipo: informação de trânsito, informação de tempo, onda na praia, eventos, shows, etc. É importante lembrar que para termos QUALIDADE na disponibilização de vídeo na internet através da câmera, depende-se MUITO da qualidade da Câmera (define a qualidade da imagem), link com a internet (define qualidade x quantidade de usuários) e o modo de conexão da câmera no micro (define a freqüência de atualização da imagem no servidor/site/página).
Existem 2 tipos de abordagem para disponibilização da captura do vídeo de uma webcam e disponibilização do mesmo na internet. Primeiro seria a captura e envio constante desta captura para um servidor que já está na internet, porém existe um outro tipo, que é o que mais nos interessa e vem sendo a linha destas dicas que estamos fazendo, que é a captura e o micro que está fazendo esta captura ser o próprio servidor da internet, utilizando claro a conexão com banda larga.
Existem vários programas que fazem este tipo de atividade, cada um oferece facilidades e funções que são muito específicas e atendem a diferentes situações, porém um que mais me cativou, sendo fácil de instalar configurar e usar, oferecendo várias opções de dinsponibilização de conteúdo, super completo e cheio de funções, foi o programa Active webcam da PySoft (http://www.pysoft.com/ActiveWebCamMainpage.htm).
O programa é shareware (o preço indicado no site é de US$ 29 que é menos de R$ 80 reais), porém você pode baixar e testar para ver se irá atender ao que você deseja. Um fator bem importante, é que como padrão ele vem utiliza vários idiomas, um deles o português, portanto, facilita muito para ser utilizado por aqui!
Após fazer o download do programa, a instalação é super simples como veremos a seguir.
Execute o EXE que você baixou. Irá perguntar pelo local de instalação (deixe o padrão que estiver) e o termos de aceitação da licença, que após o OK irá efetuar a instalação do programa.
Logo após finalizar, ele irá abrir a tela abaixo, finalizando a instalação:
Logo após, é só seguir os passos mostrados pelo guia que o próprio programa irá apresentar. Clique OK na tela acima e irá abrir a tela inicial de configuração:
Selecione a opção de criar nova câmera "Create New Camera". (você pode usar este programa com várias câmeras). Clique OK e passaremos para a seleção da câmera...
Este programa funciona com câmeras que já possuem IP, Câmeras remotas (em outros micros), etc. Selecione LOCAL CAMERA.
Clicando na opção de "
Select Camera", irão aparecer as opções de câmeras que você poderá instalar no seu micro (no meu caso é uma câmera USB como mostrado).
Marque a opção 
DirectShow ou Video for Windows para o método de captura. O Vídeo for Windows é o modo mais comumente encontrado (a maioria das câmeras suportam), mas é mais lento que o directshow.

Assim que eu seleciono a opção de câmera USB, ela já aparece no Preview e se você quiser pode ajustar filtros, etc (não faça isto agora, pode fazer depois que o programa já estiver no ar).
Clique em NEXT e vamos selecionar o tipo de divulgação de imagem que queremos:
Como falamos lá no início, queremos a opção de HTTP Server, ou seja, que o micro se transforme num servidor da internet, onde as pessoas (ou você), possa acessar a sua câmera através de um micro na internet. Este programa já traz um servidor próprio de HTTP para "publicar" sua câmera na internet.
Marque então a opção de 
HTTP Server, e clique em NEXT.

Irá ser mostrada a taxa de amostragem (não adianta colocar muito alta, pois irá consumir muitos recursos. Deixe o padrão e depois se quiser poderá ajustar.
Clique em 
Next e irá finalizar!

Pronto. A configuração de criação da câmera está pronta, e a ativação do servidor http também. Vamos agora criar a página padrão para esta câmera (ele já traz também um editor para colocar a imagem capturada pela câmera nela).
Clique em 
Create Web Page for This Camera (você poderá depois criar para outras caso tenha várias câmeras por exemplo).

Selecione a câmera e NEXT.
É apresentada as opções que você tem para mostrar a imagem da câmera numa página da internet.
A opção de 
ActiveX, com certeza é encontrada no navegador Internet Explorer, a opção de Applet Java, é necessário que você tenha suporte para Java Applets.
Como sugestão, aconselho deixar marcados os dois e testar (será apresentadas as 2 opções na sua página inicial do servidor da câmera).
Clique em 
Next

Selecione o tipo de publicação.
Este programa aceita várias opções de publicação, mas como já falamos, seleciona a opção de ser um servidor de página próprio (
Run Web Server on my Computer).
Clique em 
Next

Defina o nome que você vai querer para a página inicial da homepage da câmera. Ela vem como padrão webcam.htm, eu mudei para index.html para seguir o padrão de homepages da internet.
O diretório onde irá rodar o servidor, deixe como está.
Clique em 
Next

Aqui você vai montar a página internet da imagem da câmera, definindo o título da página, o que será escrito no título e no rodapé, cor de fundo, etc.
Você poderá editar depois, mas coloque alguma coisa para diferenciar e saber que está carregando a SUA página.
Clique em 
NEXT

O programa irá fazer a montagem da página, colocando no diretório definido.
Clique em 
Next.

Pronto. Você já está com a câmera definida e a página de publicação dela montada.
Você poderá fazer nesta página o teste se está tudo ok. Por exemplo, teste o acesso da página a partir da internet ("
Test Web Page Accessibility from Internet").

Como só temos uma câmera, é só clicar em Next.
O programa irá fazer o teste e ver se está tudo OK.
Nesta tela você pode ter erro de IP Dynamico não disponível. Para isto, basta criar um userid Dynamico no próprio programa.
Clique em 
Finish e vá na opção do menu TOOLSDynamic IP Service:

Ao selecionar esta opção você terá acesso à tela de criação de usuário no próprio serviço do programa. Irá pedir seu e-mail, e irá retornar um userid e senha (é bom anotar, mas ele irá também colocar direto na página de conta de acesso):
Faça o teste de Acesso da página ("Test Web Page Accessibility from Internet"), a partir do própria opção TOOLSmostrada acima, e pronto. Você já estará com o seu servidor e página disponível na internet:
Se você estiver com o NO-IP ativo, você poderá acessar a página através do seu "nome" definido no NO-IP, caso contrário, poderá acessar direto pelo IP da sua conexão. Ex: http://200.165.204.224:8080 (é importante este 8080 que é o padrão de acesso definido pelo programa). Também estará marcado quantos estão conectados no seu servidor.
Segue o exemplo de acesso externo aqui no teste que fizemos:
Acima é a página que foi criada, e no caso acessada por outra pessoa aqui no meu micro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red