Na dica passada desta série (Tutorial: Instalando uma webcam no seu micro) fizemos um "Passo a passo de como instalar um webcam no seu sistema". Pois bem agora que temos um micro conectado na internet, e com uma câmera de vídeo (webcam) conectada nele, que tipo de aplicativos poderemos implementar?
Basicamente temos 2 tipos de uso:
- Vídeo Conferencia
- Monitoramento Remoto
Monitoramento usando WEBCAM!
Esta é a aplicação que mais nos interessa nesta série de artigos que estamos escrevendo! O que comentamos no início desta série, era montar um servidor de monitoramento remoto por vídeo, ou seja, pretendemos ter um micro ligado na internet como servidor de webcam e a partir de qualquer local da internet podermos monitorar o ambiente onde está este micro-servidor que possui uma câmera ligada nele.
Basicamente poderemos fazer isto de 2 maneiras:
- Conectar um programa rodando no micro para podermos monitorar/acompanhar a câmera remotamente
- Acessar uma página internet, onde nela teremos por exemplo o resultado do monitoramento da câmera no ambiente do micro.
Já na segunda opção, teremos algo mais abrangente. Seria uma página na internet (um site), onde uma das páginas é o que a câmera está vendo naquele momento, e esta página estaria disponível para TODOS que acessarem o seu endereço na internet. As aplicações típicas são na área de informação tipo: informação de trânsito, informação de tempo, onda na praia, eventos, shows, etc. É importante lembrar que para termos QUALIDADE na disponibilização de vídeo na internet através da câmera, depende-se MUITO da qualidade da Câmera (define a qualidade da imagem), link com a internet (define qualidade x quantidade de usuários) e o modo de conexão da câmera no micro (define a freqüência de atualização da imagem no servidor/site/página).
Existem 2 tipos de abordagem para disponibilização da captura do vídeo de uma webcam e disponibilização do mesmo na internet. Primeiro seria a captura e envio constante desta captura para um servidor que já está na internet, porém existe um outro tipo, que é o que mais nos interessa e vem sendo a linha destas dicas que estamos fazendo, que é a captura e o micro que está fazendo esta captura ser o próprio servidor da internet, utilizando claro a conexão com banda larga.
Existem vários programas que fazem este tipo de atividade, cada um oferece facilidades e funções que são muito específicas e atendem a diferentes situações, porém um que mais me cativou, sendo fácil de instalar configurar e usar, oferecendo várias opções de dinsponibilização de conteúdo, super completo e cheio de funções, foi o programa Active webcam da PySoft (http://www.pysoft.com/ActiveWebCamMainpage.htm).
O programa é shareware (o preço indicado no site é de US$ 29 que é menos de R$ 80 reais), porém você pode baixar e testar para ver se irá atender ao que você deseja. Um fator bem importante, é que como padrão ele vem utiliza vários idiomas, um deles o português, portanto, facilita muito para ser utilizado por aqui!
Após fazer o download do programa, a instalação é super simples como veremos a seguir.
Execute o EXE que você baixou. Irá perguntar pelo local de instalação (deixe o padrão que estiver) e o termos de aceitação da licença, que após o OK irá efetuar a instalação do programa.
Logo após finalizar, ele irá abrir a tela abaixo, finalizando a instalação:
Clicando na opção de "Select Camera", irão aparecer as opções de câmeras que você poderá instalar no seu micro (no meu caso é uma câmera USB como mostrado).
Marque a opção DirectShow ou Video for Windows para o método de captura. O Vídeo for Windows é o modo mais comumente encontrado (a maioria das câmeras suportam), mas é mais lento que o directshow.
Assim que eu seleciono a opção de câmera USB, ela já aparece no Preview e se você quiser pode ajustar filtros, etc (não faça isto agora, pode fazer depois que o programa já estiver no ar).
Marque então a opção de HTTP Server, e clique em NEXT.
Clique em Next e irá finalizar!
Clique em Create Web Page for This Camera (você poderá depois criar para outras caso tenha várias câmeras por exemplo).
A opção de ActiveX, com certeza é encontrada no navegador Internet Explorer, a opção de Applet Java, é necessário que você tenha suporte para Java Applets.
Como sugestão, aconselho deixar marcados os dois e testar (será apresentadas as 2 opções na sua página inicial do servidor da câmera).
Clique em Next
Este programa aceita várias opções de publicação, mas como já falamos, seleciona a opção de ser um servidor de página próprio (Run Web Server on my Computer).
Clique em Next
O diretório onde irá rodar o servidor, deixe como está.
Clique em Next
Você poderá editar depois, mas coloque alguma coisa para diferenciar e saber que está carregando a SUA página.
Clique em NEXT
Clique em Next.
Você poderá fazer nesta página o teste se está tudo ok. Por exemplo, teste o acesso da página a partir da internet ("Test Web Page Accessibility from Internet").
Como só temos uma câmera, é só clicar em Next.
Nesta tela você pode ter erro de IP Dynamico não disponível. Para isto, basta criar um userid Dynamico no próprio programa.
Clique em Finish e vá na opção do menu TOOLS, Dynamic IP Service:
Segue o exemplo de acesso externo aqui no teste que fizemos:
Acima é a página que foi criada, e no caso acessada por outra pessoa aqui no meu micro!
Comentários